A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
13 pág.
LEGISLAÇÃO APLICADA AO SUS

Pré-visualização | Página 2 de 4

produtos apropriados, quando couber; as posologias recomendadas; os mecanismos de controle clínico; e o acompanhamento e a verificação dos resultados terapêuticos, a serem seguidos pelos gestores do SUS. 
QUESTÃO 24 Sobre a Seguridade Social:
(A) A seguridade social compreende um conjunto de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.
QUESTÃO 25 Quanto aos serviços privados de assistência à saúde, assinale a alternativa correta. 
(D) Os critérios e valores para a remuneração de serviços e os parâmetros de cobertura assistencial serão estabelecidos pela direção nacional do Sistema Único de Saúde, aprovados no Conselho Nacional de Saúde. 
21. A respeito da Seguridade Social, de acordo com a Constituição Federal, assinale a alternativa correta. 
(E) As contribuições sociais do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei poderão ter alíquotas ou bases de cálculo diferenciadas, em razão da atividade econômica, da utilização intensiva de mão de obra, do porte da empresa ou da condição estrutural do mercado de trabalho. 
22. Acerca do controle social no SUS, de acordo com a Lei nº 8.142/1990:
 (C) O Sistema Único de Saúde (SUS) contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as instâncias colegiadas consistentes na Conferência de Saúde e no Conselho de Saúde. 
23. De acordo com a Resolução 453/2012 do Conselho Nacional de Saúde, que apresenta corretamente a distribuição das vagas nos Conselhos de Saúde. 
(A) 50% de entidades e movimentos representativos de usuários, 25% de entidades representativas dos trabalhadores da área de saúde e 25% de representação de governo e prestadores de serviços privados conveniados, ou sem fins lucrativos.
24. Uma competência da direção estadual do Sistema Único de Saúde, prevista expressamente na Lei nº 8.080/1990.
 (D) Em caráter suplementar, formular, executar, acompanhar e avaliar a política de insumos e equipamentos para a saúde. 
25. De acordo com o que dispõe o Decreto Presidencial nº 7.508/2011, requisitos para o acesso universal e igualitário à assistência farmacêutica.
 (A) Estar o usuário assistido por ações e serviços de saúde do SUS. 
(C) Estar a prescrição em conformidade com a RENAME e os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas ou com a relação específica complementar estadual, distrital ou municipal de medicamentos. 
(D) Ter a dispensação ocorrido em unidades indicadas pela direção do SUS. 
E) Ter o medicamento sido prescrito por profissional de saúde, no exercício regular de suas funções no SUS.
21. Com relação aos Conselhos de Saúde e à Resolução nº 453 de 2012:
(C) o número de conselheiros será definido pelos Conselhos de Saúde e constituído em lei. 
22. Sobre o Controle social na gestão do Sistema Único de Saúde, com base na Lei nº 8.142 de 1990:
(C) Diferentemente das Conferências de Saúde que se reúnem há cada 4 anos ou extraordinariamente, os Conselhos de Saúde são órgãos de caráter permanente e deliberativo. 
23. Conforme o decreto nº 7.508 de 2011, com relação ao acesso universal, igualitário e ordenado às ações e serviços de saúde do SUS, caberá aos entes federativos
(A) a coordenação dos fluxos das ações e dos serviços de saúde. 
(B) o monitoramento do acesso às ações e aos serviços de saúde. 
(C) o acesso integral às ações e aos serviços de saúde.
 (D) a transparência e a equidade no acesso às ações e aos serviços de saúde.
24. De acordo com a Lei nº 8.080 de 1990, considerando os objetivos e atribuições do SUS
 (B) conceitua-se Saúde do trabalhador como um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores.
25. Conforme a Lei nº 8.080 de 1990, os serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o SUS são regidos, entre outros, pelos seguintes princípios:
 (A) igualdade da assistência à saúde.
 (B) integralidade de assistência. 
(C) participação da comunidade. 
(D) divulgação de informações quanto ao potencial dos serviços de saúde e a sua utilização pelo usuário.
21. Acerca da participação da iniciativa privada no Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com as disposições constitucionais, assinale a alternativa correta.
 (B) A participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no País, salvo nos casos previstos em lei, é vedada. 
22. A respeito da direção do Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com o que dispõe a Lei nº 8.080/1990:
(E) A direção do Sistema Único de Saúde (SUS), no âmbito da União, será exercida pelo Ministro da Saúde. 
23. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o percentual recomendado na Resolução nº 453/2012 do Conselho Nacional de Saúde para renovação, a cada eleição, das entidades representativas dos segmentos de representações de usuários, trabalhadores e prestadores de serviços.
 (C) 30%. 
25. De acordo com o Decreto Presidencial nº 7.508/2011, assinale a alternativa que apresenta corretamente o prazo em que o Ministério da Saúde deve consolidar e publicar as atualizações das Relações Nacionais de Ações e Serviços de Saúde – RENASES.
(D) A cada dois anos. 
QUESTÃO 21 De acordo com o que dispõe a Resolução 453/2012 do Conselho Nacional da Saúde, o “Conselho de Saúde” é: 
 (C) uma instância colegiada, deliberativa e permanente do Sistema Único de Saúde (SUS) em cada esfera de Governo. 
QUESTÃO 22 De acordo com o que estabelece a Constituição Federal:
 (B) A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
 (C) São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado. 
(D) As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, tendo como uma de suas diretrizes o atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais.
 (E) Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base na universalidade da cobertura e do atendimento como um de seus objetivos. 
QUESTÃO 23 Conforme estabelece a Lei Orgânica da Saúde - Lei nº 8.080/1990, a participação na formulação da política e na execução de ações de saneamento básico: 
 (E) está incluída no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS). 
QUESTÃO 24 A Relação Nacional de Ações e Serviços de Saúde – RENASES compreende todas as ações e serviços que o SUS oferece ao usuário para atendimento da integralidade da assistência à saúde. De acordo com o que estabelece o Decreto Presidencial nº 7.508, de 28 de junho de 2011, 
 (B) a cada dois anos, o Ministério da Saúde consolidará e publicará as atualizações da RENASES.
QUESTÃO 25 De acordo com o que dispõe o Decreto Presidencial nº 7.508, de 28 de junho de 2011, acerca das “Regiões de Saúde”, assinale a alternativa correta.
. (D) As Regiões de Saúde serão referência para as transferências de recursos entre os entes federativos.
QUESTÃO 21 De acordo com o que estabelece a Constituição Federal, a União aplicará, anualmente, em ações e serviços públicos de saúde,
 (A) no mínimo 15% (quinze por cento) sobre a receita corrente líquida do respectivo exercício financeiro. 
QUESTÃO 22 De acordo com o que dispõe a Lei Orgânica da Saúde ̶ Lei nº8.080/1990, assinale a alternativa correta. 
 (C) A iniciativa privada poderá participar do Sistema Único de Saúde (SUS), em caráter complementar. 
QUESTÃO 23 De acordo com o que dispõe a Lei nº. 8.142/1990,