A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
13 pág.
LEGISLAÇÃO APLICADA AO SUS

Pré-visualização | Página 3 de 4

a Conferência de Saúde: 
(A) reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde. 
QUESTÃO 24 De acordo com o que dispõe a Resolução 453/2012 do Conselho Nacional da Saúde, as vagas nos Conselhos de Saúde deverão ser distribuídas da seguinte forma: 
(D) 50% de entidades e movimentos representativos de usuários; 25% de entidades representativas dos trabalhadores da área de saúde; 25% de representação de governo e prestadores de serviços privados conveniados, ou sem fins lucrativos. 
QUESTÃO 25 Considerando o que estabelece o Decreto Presidencial nº. 7.508, de 28 de junho de 2011, para efeito desse Decreto, considerase como Comissões Intergestores:
 (E) instâncias de pactuação consensual entre os entes federativos para definição das regras da gestão compartilhada do SUS.
QUESTÃO 21 De acordo com a Resolução n° 453/2012 do Conselho Nacional da Saúde:
 (A) Como Subsistema da Seguridade Social, o Conselho de Saúde atua na formulação e proposição de estratégias e no controle da execução das Políticas de Saúde, inclusive nos seus aspectos econômicos e financeiros. 
QUESTÃO 22 De acordo com o que estabelece a Lei Orgânica da Saúde - Lei nº 8.080/1990, a execução de ações de vigilância epidemiológica: 
(A) estão incluídas no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS). 
QUESTÃO 23 De acordo com os conceitos estabelecidos no Decreto Presidencial nº 7.508, de 28 de junho de 2011, as “instâncias de pactuação consensual entre os entes federativos para definição das regras da gestão compartilhada do SUS” são consideradas
 (D) Comissões Intergestores. 
QUESTÃO 24 De acordo com a Constituição Federal, o Sistema Único de Saúde será financiado:
 (B) com recursos do orçamento da seguridade social, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além de outras fontes
QUESTÃO 25 De acordo com o que estabelece a Lei nº 8.142/90, o Conselho de Saúde:
 (E) tem caráter permanente e deliberativo.
21-Assinale a alternativa correta. 
 (B) O dever do Estado em garantir a saúde não exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade. 
22- Sobre os Princípios e Diretrizes do Sistema Único de Saúde:
 (D) Participação da comunidade. 
23-Assinale a alternativa correta.
(D) A participação popular no Sistema Único de Saúde se dá pela Conferência de Saúde e pelo Conselho de Saúde. 
24-Assinale a alternativa correta.
 (E) Os gestores locais doSistema Único deSaúde poderão admitir agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias por meio de processo seletivo público, de acordo com a natureza e a complexidade de suas atribuições e requisitos específicos para sua atuação. 
25-Assinale a alternativa correta. 
(A) Durante a República Velha, a assistência médica era prestada à população carente por meio das instituições de caridade, pois a assistência à saúde pública e privada era de baixa qualidade e resolutividade. 
QUESTÃO 21 Assinale a alternativa correta. 
(A) O Conselho de Saúde é uma instância colegiada, deliberativa e permanente do Sistema Único de Saúde em cada esfera de Governo. 
QUESTÃO 22 Assinale a alternativa correta. 
 (B) Entende-se por vigilância epidemiológica um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos. 
QUESTÃO 23-Assinale a alternativa correta. 
A) Região de Saúde é o espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde. 
QUESTÃO 24 Assinale a alternativa correta. 
 (B) A Relação Nacional de Ações e Serviços de Saúde (RENASES) compreende todas as ações e serviços que o SUS oferece ao usuário para atendimento da integralidade da assistência à saúde. 
QUESTÃO 25 Quanto às competências do Sistema Único de Saúde, assinale a alternativa correta. 
 (D) Não compete ao SUS fiscalizar e inspecionar bebidas e águas para consumo animal. 
QUESTÃO 21 Com base na Constituição Federal Brasileira de 05 de outubro de 1998, sobre o Sistema Único de Saúde (SUS):
 (C) a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantindo mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
QUESTÃO 22 O Sistema Único de Saúde (SUS) é constituído pela conjugação das ações e serviços de promoção, proteção e recuperação da saúde executados pelos entes federativos, de formadireta ou indireta, mediante a participação complementar da iniciativa privada, sendo organizado de forma regionalizada e hierarquizada. Em relação às Regiões de Saúde, é correto afirmar que serão instituídas pelo:
(B) Estado.
QUESTÃO 23 O Decreto n.º 7.508, de 28 de Julho de 2011, estabelece que o processo de planejamento da saúde será ascendente e integrado, do nível local até o federal, ouvidos os respectivos Conselhos de Saúde, compatibilizando-se as necessidades das políticas de saúde com a disponibilidade de recursos financeiros. Sobre o planejamento da Saúde:
(D) O mapa da Saúde será utilizado na identificação das necessidades de saúde e orientará o planejamento integrado dos entes federativos, contribuindo para o estabelecimento de metas de saúde. 
QUESTÃO 24 O Sistema Único de Saúde (SUS), do qual trata a Lei n.º 8.080, de 19 de Setembro de 1990, contará em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas: 
(A) Conferência de Saúde e Conselho de Saúde.
QUESTÃO 25 Conforme a Lei n.° 8.080, de 19 de Dezembro de 1990, à direção nacional do Sistema único de Saúde (SUS) compete 
(A) elaborar normas para regular as relações entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e os serviços privados contratados de assistência à saúde.
QUESTÃO 21 A participação de órgãos, entidades e movimentos sociais tem como critério a representatividade, a abrangência e a complementaridade do conjunto da sociedade, no âmbito de atuação do Conselho de Saúde. Sendo assim, como são contempladas essas representações?
 (D) Em entidades de defesa do consumidor. 
QUESTÃO 22 O que se entende por Rede de Atenção à Saúde? 
(A) É o conjunto de ações e serviços de saúde articulados em níveis de complexidade crescente, com a finalidade de garantir a integralidade da assistência à saúde. 
QUESTÃO 23 Quais são os serviços das Portas de Entrada às ações e aos serviços de saúde nas Redes de Atenção à Saúde? 
 (C) Atenção primária, atenção de urgência e emergência, atenção psicossocial e especiais de acesso aberto. . 
QUESTÃO 24 As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados, que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), obedecem aos seguintes princípios: 
(A) integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema. 
QUESTÃO 25 Entre as responsabilidades do Conselho Nacional de Saúde, está a de instituir mecanismos de divulgação e troca de experiências sobre o processo de educação permanente para o controle social no SUS de conselheiros. Isso deverá ser feito através de: 
 (E) espaço no Jornal do Conselho Nacional de Saúde.
21. A respeito do financiamento da seguridade social, de acordo com as disposições contidas na Constituição Federal:
 (E) Um dos contribuintes da contribuição