Buscar

AD 01 FILOSOFIA E EDUCAÇÃO 2018 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro 
 
 AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 1 (AD 1) – 2018.2 
DISCIPLINA: FILOSOFIA E EDUCAÇÃO 
Coordenação: Prof. Dr. Miguel Angel Barenechea 
 
	Nome: 
	Matrícula: 
	E-mail: 
	Telefone: 
	Polo: 
	Cidade que reside: 
 
 
Caro (a) aluno (a): 
 Essa é a sua primeira avaliação a distância. Leia os enunciados com atenção e procure ser claro e objetivo na elaboração de suas respostas. 
O objetivo das ADS de Filosofia e Educação é que você possa aprofundar aspectos essenciais dos conteúdos apresentados nos materiais, fazendo com que este seja um momento de reflexão e pesquisa. 
Com base nas aulas estudadas (aulas 01 a 04 do livro, em PDF, na plataforma da disciplina), apresentamos QUATRO questões para serem respondidas individualmente. 
 
Critério de Avaliação da AD 01:
Você será avaliado: 
Pela coerência textual (começo, meio e fim) - (30%) 
Pela capacidade individual de produção de síntese e apreensão da leitura feita. (40%) 
Pela correta interpretação da questão. (20%) 
Pelo uso correto da norma culta da língua.(10%) 
 
1 
 
			Questão 01- Esta questão se refere à Aula 1 – “Educador: formação e Ação.” 
 
			Leia atentamente a seguinte afirmação contida nesta referida aula: “Pensar que as novas tecnologias que facilitam o conhecimento se opõem à prática da docência é uma postura muito simplista, bastante superficial, até se poderia dizer preconceituosa. Algumas pessoas, principalmente as vinculadas a práticas de ensino mais tradicional, parecem acreditar que haveria uma contradição: Ensino tecnológico vs. Ensino tradicional” (Aula 1, p.10). Elabore um texto, entre 8 e 15 linhas, pontuando as principais dificuldades enfrentadas no ensino mediado pela tecnologia, atualmente, e de que forma o profissional docente se vê obrigado, pela necessidade, de se atualizar neste campo. (Valor da questão 3,0) 
 
		Questão 02 – Esta questão se refere à Aula 2 - “A Origem da Profissão Docente”. 
 
			Nesta nossa aula, “A origem da profissão docente”, alguns conceitos importantes são trabalhados, no sentido de mostrar o quanto é importante a sua preparação para enfrentar esse desafio de “ser docente”. Entretanto, com relação à maiêutica socrática, esta se apresenta como um dos métodos possíveis para atender a esse desafio. Procure, no texto/aula, dois conceitos e relacione-os com esta proposta socrática, num texto dissertativo, entre 8 e 15 linhas, validando ou não este método como necessário para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo. (Valor da questão 2,0) 
 
		Questão 03- Esta questão se refere à Aula 3 – O Processo de educação na Grécia Antiga. 
 
			Na aula 3, são analisados os princípios e a finalidade da educação: a formação crítica do cidadão para uma participação ativa na polis. Ainda hoje, buscamos, como fundamento de nossa profissão, encontrar o melhor caminho nesta direção formativa. Leia atentamente essa aula e esclareça, mediante um texto dissertativo, entre 8 e 15 linhas, os fundamentos que melhor respondam a esta perspectiva educativa e pontue algumas das dificuldades que enfrentamos para tornar válidos esses princípios. (Valor da questão 3,0) 
 
		Questão 04 – Esta questão se refere à Aula 4 – O que é a Filosofia? 
 
			Para esta questão você deverá recorrer a aula 4, sobre “o que é filosofia”. Disserte o que motiva o pensamento filosófico e qual a sua justificativa ou finalidade, num texto dissertativo, de sua autoria, entre 8 e 15 linhas. (Valor da questão 2,0) 
 
Bons estudos!

Outros materiais