Buscar

PIM II RH 2018

Prévia do material em texto

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA
LUIZ CLAUDIO NASCIMENTO PEREIRA
RA 1823208
EDER DOS SANTOS HILÁRIO
RA 1839846
PMMS – PREFEITURA MUNICIPAL DE MIMOSO DO SUL
PIM II
 
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM
2018
UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA
LUIZ CLAUDIO NASCIMENTO PEREIRA
RA 1823208
EDER DOS SANTOS HILÁRIO
RA 1839846
PMMS – PREFEITURA MUNICIPAL DE MIMOSO DO SUL
PIM II
Projeto Integrado Multidisciplinar II para obtenção do título de Gestor de Recursos Humanos apresentado à UNIP - Universidade Paulista.
Orientadora: Ana Paula Trubiannelli
 
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 
2018
RESUMO
O objetivo deste trabalho foi realizar um balanço na Prefeitura Municipal de Mimoso do Sul/ES e identificar práticas executadas na organização e estabelecer relação com as teorias estudadas no Curso de Gestão de Recursos Humanos, com base na Matemática Aplicada, bem como, apresentar a Prefeitura, técnicas que favoreçam melhor a tomada de decisões, fazendo uso das ferramentas administrativas e dos conceitos dos Recursos Materiais e Patrimoniais e também da Economia e Mercado, para avaliar o cenário macroeconômico. A empresa estudada é uma Prefeitura Municipal, que atua na área de serviços públicos administrativos, especificamente no município de Mimoso do Sul, no sul do estado do Espírito Santo. Através dos estudos prévios analisados nesta empresa e a contextualização do conteúdo dos estudos das matérias em questão e pesquisa de campo, observa-se pontos relevantes para serem corrigidos dentro da empresa. Através das matérias em questão do curso de Recursos Humanos, questão de obrigação não mais um diferencial, ela está ligada em todos os setores dentro da organização. A Prefeitura é uma empresa eficiente e tem que pensar como manter o fluxo produtivo, atendendo a demanda do mercado com qualidade e entendimento qualificado ao mesmo tempo focando nos processos e recursos necessários para mantê-la ativa, garantindo qualidade e eficiência em seus serviços.
Palavras chave: Recursos Humanos, Economia e Mercado, 
 Recursos Materiais e Patrimoniais, Matemáticos Financeiros, Pesquisa, Qualidade, Eficiência, Recursos Necessários e Contabilidade
ABSTRACT
The objective of this work was to carry out a balance in Mimoso do Sul / ES City Hall and identify practices performed in the organization and to establish relationship with the theories studied in the Course of Human Resources Management, based on Applied Mathematics, as well as present the City Hall , techniques that favor better the decision making, making use of the administrative tools and the concepts of the Material and Patrimonial Resources and also of the Economy and Market, to evaluate the macroeconomic scenario. The company studied is a Municipal Government, which operates in the area of ​​administrative public services, specifically in the municipality of Mimoso do Sul, in the southern state of Espírito Santo. Through the previous studies analyzed in this company and the contextualization of the content of the studies of the subjects in question and field research, it is observed relevant points to be corrected within the company. Through the subject matter of the Human Resources course, a matter of obligation no longer a differential, it is linked in all sectors within the organization. The City Hall is an efficient company and has to think how to maintain the productive flow, meeting the demand of the market with quality and qualified understanding while focusing on the processes and resources necessary to keep it active, guaranteeing quality and efficiency in its services.
Key words: Human Resources, Economy and Market, Material and Property Resources, Financial Mathematics, Research, Quality, Efficiency, Necessary Resources and Accounting
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO......................................................................................................06 
2. MATEMÁTICA APLICADA...................................................................................07 
2.1 Matemática Aplicada na Empresa.......................................................................07 
2.2 Demanda e Oferta no Mercado...........................................................................08
2.3 Custos e Cálculos na Empresa...........................................................................08
3. ECONOMIA E MERCADO....................................................................................09 
3.1 Panorama Econômico-financeiro do Brasil.........................................................10 
3.2 Recursos de Produção........................................................................................12
3.3 Micro e Macroeconomia......................................................................................13
4. RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS.......................................................13 
4.1 Aquisição e Administração de Materiais..............................................................14
4.2 Gestão de Recursos Materiais.............................................................................14
4.3 Análise ABC.........................................................................................................15
4.4 Previsão de Demanda..........................................................................................15 
5. CONCLUSÃO..................... ..................................................................................17 
6. REFERÊNCIAS.....................................................................................................18 
1. INTRODUÇÃO
	Neste PIM II – referente ao 1º semestre de 2018, do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, apresentamos um diagnóstico da Prefeitura Municipal de Mimoso do Sul, localizada no sul do estado do Espírito Santo, identificando suas práticas de gestão baseadas nas disciplinas de Matemática Aplicada, Economia e Mercado e Recursos Materiais e Patrimoniais. Através de pesquisa e coleta de dados realizados em visita de campo na Prefeitura Municipal, conhecendo os departamentos, realizamos entrevista com uma representante da Secretaria de Recursos Humanos, que nos forneceu acesso a dados sobre o assunto de interesse de nossa pesquisa.
A sede da Prefeitura Municipal fica a 179 km da capital e é conhecida por seu Turismo Histórico Cultural. A região é rica em atrativos arquitetônicos, são dezenas de fazendas do século XIX com jardins franceses, plantações de café e senzalas. Já próximo da sede do município, podemos observar as chácaras com arquiteturas no estilo Art Nouveau e Art Déco, construídas no século passado. 
O surgimento de Mimoso do Sul se deu no dia 07 de novembro de 1892 é ligado ao desbravamento do donatário da Capitania do Espírito Santo e por Jesuítas e exploradores que foram responsáveis pelo povoamento do sul do estado do Espírito Santo. Situada no extremo sul do estado do Espírito, Mimoso do Sul recebeu muitos imigrantes italianos. Já recebeu as denominações de Ponte do Itabapoana, Monjardim, João Pessoa e São Pedro, entre outros, até o nome atual. Possui um grande potencial de crescimento, privilegiada pela sua posição geográfica, que fica a 44 km de Cachoeiro de Itapemirim/ES, 87 km de Campos dos Goytacazes/RJ, possui uma grande facilidade de entrada e escoamento de produtos, é uma das principais produtora de café do sul do Espírito Santo, sendo o café e a agropecuária de corte e leiteira, a principal fonte de renda da cidade, assim como também possui diversas indústrias de beneficiamento de Mármore e Granito.
2. MATEMÁTICA APLICADA
A aplicação da matemática é comum em nosso cotidiano, é uma ferramenta de gestão extremamente importante, pois com ela, podemos apontar os lucros e os prejuízos, sua precisão é a premissa, sua aplicação auxilia nas tomadas de decisões e permite antecipar resultados catastróficospara a empresa.
O grande objetivo da Matemática Aplicada é fornecer uma compreensão mais aprofundada a respeito de um determinado problema, ajuda a atender o cotidiano e transforma situações adversas em benefícios.
Em resumo, a Matemática Aplicada dá um desenho de forma favorável dos produtos, norteia os processos da Gestão Administrativa, avalia o planejamento e controla com eficiência as finanças e investimentos.
Considerado como um bem de capital, o software utilizado na empresa estudada tem sido utilizado para fins contábeis e financeiros, permitindo ao gestor executar uma ou mais tarefas matemáticas específicas, em qualquer campo da empresa especialmente na área de produção, a maior parte dos softwares de hoje para a área de gestão, reúnem em seus conteúdos, inúmeras ferramentas matemáticas, a planilha Excel é uma delas.
A Prefeitura Municipal de Mimoso do Sul, através de seu Prefeito, vem buscando investir em tecnologia, na qualificação e treinamento de seus funcionários. Um dos softwares mais utilizados pela administração é o AlterData, onde todo cálculo é realizado no próprio sistema, controle de estoque, finalizações de compras e parcelamentos de débitos, cálculos de insumos nas fórmulas de manipulação, receitas administrativas e folha de pagamento, taxas e impostos, projeções de receitas e despesas.
2.1 Matemática Aplicada na Empresa
Sabemos que a administração é um conjunto de normas e funções elaboradas para disciplinar elementos de produção, que têm como objetivo alcançar um resultado eficaz e retorno financeiro para o município. Administrar envolve a elaboração de planos, pareceres, relatórios, projetos, arbitragens e laudos, em que é exigida a aplicação de conhecimentos inerentes à matemática, através do raciocínio lógico alcançado pela matemática os administradores poderão tomar suas decisões financeiras e analisarem os riscos.
Para os administradores da Prefeitura, a matemática possui sua importância praticamente em todas as áreas, temos como exemplo a administração de recursos humanos, na pesquisa operacional, na administração de materiais, logística, administração da produção financeira, contabilidade estatísticas e outras, mas dentre todas estas, cabe ressaltar a importância que a matemática financeira possui, que através da interpretação de dados podemos acompanhar as diversas formas de pagamento dos credores, observar como ocorre a depreciação dos bens patrimoniais, trabalhar com o financiamento de convênios.
É por falta de planejamento e controle financeiro, que muitas Prefeituras estão passando por necessidades administrativas, apresentando insuficiência e inexistência de suporte financeiro para sua organização, sendo indiscutivelmente necessárias de informações do Balanço Patrimonial, no qual se contabiliza estes dados na gestão financeira, se analisando detalhadamente para a tomada de decisão. 
2.2 Demanda e Oferta no Mercado
Sabemos que “U” seja uma utilidade qualquer (bem ou serviço) e seja “D” a demanda ou procura de mercado desta utilidade a um preço “P”, isto é, a soma das quantidades que todos os tomadores de serviços do mercado estão dispostos e aptos a adquirir ao preço “P”, em determinado período, que pode ser um dia, uma semana, um mês, etc. 
É sempre bom lembrar, que a demanda ou procura a que nos referimos é a de todos os tomadores de serviços e não a de um tomador individual. A função que a todo preço “P” associa a demanda ou procura de mercado ao preço “P” é denominada função demanda ou função procura de mercado da utilidade, no período considerado.
2.3 Custos e Cálculos na Empresa
Os programas utilizados na Administração Municipal, possuem escopo abrangente com o delineamento geral de diversos projetos a serem executados, o que traduz as estratégias para o alcance dos das metas estabelecidas. Já os projetos possuem escopo específico, têm custos e são restritos a um determinado período. Quando diversos projetos possuem o mesmo objetivo são agrupados em programas, possibilitando a obtenção de benefícios que não seriam alcançados se gerenciados isoladamente. Por fim, as ações representam o conjunto de atividades ou processos, que são os meios disponíveis ou atos de intervenção concretos, em um nível ainda mais focado de atuação necessário para a consecução do projeto. Uma vez encerrado o projeto e atingido seu objetivo, as ações tornam-se atividades ou processos rotineiros de operação ou manutenção por parte dos gestores.
Na empresa estudada, a previsão da aplicação em dinheiro de recursos da Administração Pública para custear os serviços de ordem pública ou para investir no próprio desenvolvimento econômico do órgão público. É prevista a necessidade da coletividade e o orçamento é realizado com a finalidade de supri-las. A previsão da arrecadação tributária, impostos e contribuições, e demais receitas arrecadadas pela Administração Pública. É fundamental que o orçamento das receitas seja condizente com a execução destas, para que se possa assegurar que o orçamento da despesa e sua respectiva execução não fiquem comprometidos.
3. ECONOMIA E MERCADO
É imprescindível ao gestor moderno, acompanhar as variáveis da economia em que atua e compreender de que forma poderá empregar seus recursos com o objetivo de garantir um maior aproveitamento do mercado e alcançar os resultados pretendidos. A economia é a ciência que estuda o homem enquanto ser social inserido em um ambiente de escassez, por esse motivo, pode ser considerada como uma Ciência Social Aplicada. Conforme observamos anteriormente a preocupação da alta Administração da Prefeitura, é investir em novos serviços, no qual a inclusão desses serviços tem como objetivo atender a demanda e assumir uma melhor colocação no ranking das melhores administrações municipais. 
Como sabemos que muitos gestores buscam sempre maximizar os lucros e minimizar os custos. A escolha de acrescentar novos serviços é o que realmente o mercado deseja e atender as preferências da população e o crescimento do município é fato determinante para consolidação da empresa estudada, posicionando-se em uma concorrência perfeita, pois a interação entre a oferta e demanda determinará o serviço a ser apreciado.
3.1 Panorama Econômico-financeiro do Brasil
A produção industrial de março caiu 0,1%, quando a expectativa geral era de alta de 0,5%. Isso já virou rotina, os indicadores deste ano têm sido sempre piores do que o esperado. Há diversas razões para isso, mas os economistas ainda acham que a queda da taxa de juros acabará fortalecendo a retomada da economia. A alta do dólar não assusta os especialistas, porque o governo não tem passivo externo, ele é credor.
Fernando Honorato, economista-chefe do Bradesco, acha que isso muda totalmente a situação em relação a outros momentos em que, por estresse político, o dólar subia. Ele acha que a volatilidade de agora não se deve à questão interna. O economista José Márcio Camargo, da Opus Investimento, também acha que o dólar ficará instável no segundo semestre pelas eleições, e que agora o movimento se deve à questão internacional. Mas também ele não está preocupado com a alta recente da moeda americana. Acha que é natural porque o real estava valorizado.
Entrevistei os dois ontem na GloboNews sobre a conjuntura econômica. O Bradesco reduziu a previsão de crescimento do PIB de 2,8% para 2,5%. José Márcio tinha uma projeção mais otimista, acreditava num PIB de 3,8%. Agora também acha que será bem menos. Disse que seu cenário otimista partia da hipótese de aprovação da reforma da Previdência. Como não foi aprovada, o grau de incerteza nas contas públicas ficou muito maior.
Em outras eleições em que o dólar subiu em cenários de incerteza econômica, a situação das contas externas era bem pior. Fernando Honorato explica com números.
— A dívida externa das empresas privadas é normal, e elas resolvem isso com hedge. O país como um todo tem dívida externa, mas o governo é credor. Os números são os seguintes: a dívida externa do país hoje é US$ 313 bilhões mais osUS$ 235 bilhões de dívida intercompanhias, mas esta não produz estresse porque é uma empresa devendo à sua matriz. De toda essa dívida, apenas US$ 72 bilhões são do governo central, que tem também os US$ 380 bilhões das reservas, por isso é credor — me disse o economista, numa entrevista após o programa.
Há um fator perturbador na conjuntura internacional, que está afetando o mercado de moedas, que é a crise entre EUA e China. José Márcio acha que este ponto é mais grave do que está sendo entendido.
— Acabei de voltar de uma viagem aos Estados Unidos e a percepção geral, não só dentro do governo americano, mas entre economistas e leigos, é que os chineses são desonestos do ponto de vista das relações comerciais com outros países. Trump é uma consequência desse sentimento. Existe uma percepção de que a China está em busca de hegemonia econômica e política no mundo. Esse conflito é mais sério do que uma guerra comercial.
Esse cenário torna o mundo potencialmente mais instável. Fernando Honorato também acha que a política de Trump é a causa hoje da instabilidade do dólar.
— A gente está tentando monitorar de onde vem essa volatilidade. Tem dois aspectos cruciais. Primeiro a política econômica dos EUA. Trump está fazendo uma série de medidas protecionistas, fechando uma economia com pleno emprego, e isso gera inflação. Na frente interna, acho que se deu pouca importância ao diferencial de juros. Diante da nossa incerteza fiscal, o diferencial de juros não paga o risco de manter recursos no Brasil.
Sobre o mercado de trabalho, José Márcio chama a atenção de que a Pnad, por ser uma média móvel, muda mais devagar do que o Caged que é mensal.
— No primeiro trimestre desse ano, pelo Caged foram gerados 200 mil empregos formais, e pela Pnad foram destruídos 400 mil empregos. Tem um problema aí, é que a Pnad carrega o número ruim por mais tempo porque é trimestral.
Fernando Honorato diz que no Departamento Econômico do Bradesco calcula-se que este ano serão criados entre 500 mil e 700 mil empregos formais.
— Ninguém está comemorando esse nível de desemprego. Ele está superelevado e ainda há o fenômeno do desalento.
A Selic e a inflação devem continuar muito baixas, segundo os economistas, e os juros menores vão elevar o ritmo de crescimento a médio prazo. O ritmo dependerá do cenário fiscal do país, que está ligado ao resultado das eleições. 
Fonte: Coluna Panorama Econômico (Jornal O Globo).
3.2 Recursos de Produção
Recursos produtivos também são denominados Fatores de Produção, com elementos utilizados no processo de fabricação dos mais variados tipos de mercadorias a fim de satisfazer as necessidades de toda a população.
São classificados em quatro grupos:
Terra,
Trabalho;
Capital;
Capacidade Administrativa.
Os Recursos Produtivos são limitados, pois tem como características básicas, o fato de serem limitados ou escassos, ou seja, são insuficientes para atender todos os anseios da sociedade.
 O setor produtivo da Prefeitura para o exercício de suas atividades de produção, conta com a ativa mobilização de seus funcionários e um variado e complexo conjunto de instrumentos e de elementos infra estruturais que dão suporte às operações produtivas, tornando-as mais eficientes. 
Nas economias menos desenvolvidas, observa-se que a idade de acesso às funções produtivas, sobretudo no meio rural, é acentuadamente mais baixa do que nas economias maduras, que ostentam altos padrões de desenvolvimento econômico.
O tempo de dedicação dos funcionários à produção varia, essencialmente, em função do tipo de atividade desenvolvida, observando-se também aqui, as variações de natureza legal, quanto ao período mínimo exigido para a aposentadoria espontânea ou compulsória. Tem também as diferencias institucionais, decorrente do estágio de desenvolvimento e do meio em que se realizam as atividades de produção, aplicáveis à mobilização do homem e da mulher. 
Há diferenças acentuadas não só quanto aos regimes legais de proteção, como ainda quanto às formas de organização social, resultando diferentes períodos de vida produtiva. (POSSAMAI, 2001)
3.3 Micro e Macroeconomia 
Microeconomia trata do comportamento das empresas, famílias, indivíduos. Lida com a oferta de um determinado bem ou serviço em relação as preferências dos consumidores (demanda). Estuda os monopólios, oligopólios, monopsônios e concorrência perfeita. Também é denominada como Teoria dos Preços.
Macroeconomia, estuda o funcionamento da economia de um país de uma forma mais abrangente. Este estudo abrange o nível geral de preços, emprego e desemprego, renda, produto nacional, investimentos, taxa de câmbio, balanço de pagamento, inflação, poupança e consumo, estoque de moeda, políticas fiscais, monetárias, cambiais entre outros fatores. 
4. RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS 
Para que os serviços sejam mais eficientes e atender as necessidades dos munícipes, a Prefeitura está buscando um local mais amplo e confortável para seus funcionários e o público em geral, investindo também nos Recursos Materiais como computadores de geração atual e internet com mais velocidade. É comum ver empresas de sucessos que buscam a cada dia focar nos recursos empresariais.
“Um recurso é tudo aquilo que gera ou tem a capacidade de gerar riqueza, no sentido econômico do termo.” (MARTINS, 2006).
É indispensável ter em mente, que não devemos abrir um negócio tão somente em torno de algo que somos apaixonados ou tão pouco pelo fato e desejo em ser um empresário. É importante conhecer o mercado, saber quais são as oportunidades e quais são os riscos da atividade, é preciso verificar a viabilidade financeira do negócio através de um plano de negócios detalhado que apontará os Recursos Materiais e Patrimoniais, para o sucesso do empreendimento. 
4.1 Aquisição e Administração de Materiais
A decisão sobre produzir ou adquirir um item de material no mercado é tomada pela cúpula da administração, considerando os custos e a estrutura envolvida. Nesse contexto, há duas estratégias possíveis: a verticalização e a horizontalização.
Verticalização – Produz-se internamente tudo o que puder. Essa estratégia foi dominante nas grandes empresas. Usualmente denominadas conglomerados, marcadas por uma departamentalização multidivisional, até o final de século passado, no intuito de assegurar a independência de terceiros. 
Horizontalização – Compra-se de terceiros o máximo de itens que irão compor o produto. Esta estratégia é a grande tendência das empresas modernas e com a Prefeitura Municipal não é diferente. De modo geral, apenas os processos fundamentais, não são terceirizados, por razões de sigilos.
4.2 Gestão de Recursos Materiais
A gestão de Recursos Materiais e Patrimoniais é parte integrante e de suma importância na correta gestão de uma Prefeitura. Uma gestão efetiva e correta é imprescindível para uma lucratividade positiva e auxilia de forma significativa a manutenção e crescimento dos ativos organizacionais, levando em consideração a redução dos custos operacionais e controle do fluxo de materiais. Para isso compete ao gestor responsável pelo setor, entender os fatores de produção disponíveis a organização, isto é, os recursos naturais, capital e mão de obra, como ter conhecimento do ambiente externo de sua área de atuação, para ter os materiais necessários na quantidade certa, no local e tempo certo a disposição dos órgãos que compõe o processo produtivo da Administração Municipal.
Compreender as classificações dos materiais, administrar corretamente os estoques, estabelecer uma política adequada de suprimentos e a correta armazenagem e controle de materiais são essenciais para a boa administração dos materiais. 
No que se refere a Suprimentos, especificamente, trata do setor de compras que abastece o sistema produtivo, no entanto analisar as ordens de compras recebidas, realizar a pesquisa e seleção dos fornecedores, acompanhamento do pedido e controle do recebimento do material comprado é vital para as organizações, pois, as decisões tomadas nosetor de compras irá influenciar no comportamento dos clientes, estar atento aos prazos de entrega dos fornecedores e reposição de mercadorias de tal modo que não venha a faltar e nem exceder o nível de estoque é um dos principais desafios de quem trabalha com materiais.
4.3 Análise ABC 
O método da curva ABC é uma ferramenta segundo a qual os itens de material em estoque são classificados de acordo com sua importância, geralmente financeira.
Para Gonçalves 92007), o principal objetivo da análise ABC é identificar os itens de maior valor de demanda e sobre eles exercer uma gestão mais refinada, especialmente por representarem altos valores de investimentos e, muitas vezes, com impactos estratégicos para a sobrevivência da organização.
É bom lembrar, que na sistemática da curva ABC, os itens de material em estoque são usualmente classificados de acordo com seu valor de demanda, mas existe a possibilidade de adoção de outros critérios, como, por exemplo o impacto na linha de produção, ou itens mais requisitados pelos setores da Administração Municipal.
No método da curva Abc, os itens em estoque são classificados em três classes:
Classe A: itens de maior valor de demanda, em determinado período;
Classe B: itens de valor de demanda intermediário;
Classe C: itens de menor valor de demanda.
4.4 Previsão de Demanda
Na Administração Municipal, uma previsão acurada do consumo dos materiais envolvidos, e de suma importância. Caso haja informações incorretas na previsão de consumo, duas situações podem ocorrer:
Acentuação de custos de estoque: ocorre quando mantemos estoque de itens que não têm demanda na organização. Os custos a eles relacionados são vários: aluguel de espaço físico, obsolescência, seguro, entre outros;
Custos de falta de estoque: ocorre quando o estoque mantido é inferior à demanda, acarretando a falta do item de material em um momento em que ele é necessário. Este fato pode implicar até mesmo a paralisação de uma linha de produção, caso falte um insumo necessário ao produto. Os custos de falta de estoque, conforme vimos anteriormente, são difíceis de mensurar, podendo tomar grandes proporções. 
As técnicas para a previsão de demanda podem se valer de informações qualitativas ou quantitativas. De modo geral, podem ser agrupadas em três categorias principais, a saber:
Predileção: neste caso, a previsão é feita mediante informações qualitativas, tais como pesquisas de opinião, informações prestadas por funcionários experientes etc.
Explicação: há a correlação entre o comportamento da demanda em períodos recentes com outra variável quantitativa de evolução conhecida. Por exemplo, pode-se traçar um paralelo entre a evolução da demanda e o incremento do número de público interno e externos da administração, o número de contratos firmados etc.
Projeção: é uma técnica quantitativa, que prima unicamente pelo tratamento de dados de uma série histórica de consumo, de forma a obter a previsão para períodos subsequentes.
5. CONCLUSÃO
Através deste trabalho, fomos capazes de observar que deveríamos procurar aprender com as Administrações que estão buscando seguir o caminho correto na Gestão Pública. Através desta pesquisa, tivemos a oportunidade para desenvolver os conhecimentos e técnicas baseadas nos conceitos teóricos que nos foram repassados pelas disciplinas relacionadas.
Através deste trabalho, verificamos que a Prefeitura Municipal de Mimoso do Sul, procurou desenvolver sua administração, focada numa análise aprofundada do mercado, fazendo com que a administração seja ainda mais competitiva no decorrer dos anos da atual gestão.
Como sabemos que a situação econômica do país, atualmente está um caos, aconselhamos a representante da secretaria nos atendeu, que o caminho ideal seria a Prefeitura buscar fazer uma auditoria, para poder nortear os caminhos e apontar as falhas na administração, desta forma a Prefeitura conseguiria sair de uma situação mais difícil com os seus custos fixos e operacionais, passando a arrecadar mais com os impostos arrecadados e gastando menos com os investimentos necessários.
Observamos que a Administração, vem acertando através de formas eficientes de valorização dos funcionários e com os investimentos em tecnologias para aumentar a capacidade de gestão de seus colaboradores.
Presenciamos muitos erros e acertos e pudemos ter uma noção clara da necessidade de se executar de forma concreta, uma capacitação de um modo geral, no quadro de pessoal e na qualidade de vida no ambiente laboral.
6. REFERÊNCIAS
O Globo, Jornal. Coluna Panorama Econômico. Edição, 04.05.2018.
Universidade Paulista, UNIP. Livros Texto - Matemática Aplicada, 2018
Universidade Paulista, UNIP. Livros Texto - Economia e Mercado, 2018
Universidade Paulista, UNIP. Livros Texto – Recursos Materiais e Patrimoniais, 2018.

Outros materiais