A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
avaliação presencial metodologia do ensino de matemática

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Aristóteles (384-322 a.C.), essa geometria desenvolveu-se em função da existência das classes sociais. Afinal, com os escravos realizando todos os trabalhos manuais, sobrava mais tempo para o lazer e demais atividades intelectuais. Estamos nos referindo a:
Escolha uma:
a. geometria egípcia;
Segundo Aristóteles (384-322 a.C.), a geometria egípcia desenvolveu-se em função da existência das classes sociais. Afinal, com os escravos realizando todos os trabalhos manuais, sobrava mais tempo para o lazer e demais atividades intelectuais. P. 14. Livro da disciplina.
b. geometria épica;
c. geometria analítica;
d. geometria espacial;
e. geometria plana;
Feedback
A resposta correta é: geometria egípcia;.
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Nesta tendência considera-se que a aprendizagem do aluno é obtida por descobertas, partindo da espontaneidade e do interesse do aluno:
Escolha uma:
a. tendência moderna;
b. tendência empírico-ativista;
Na tendência empírico-ativista, o aluno é o centro da atividade escolar e o professor é o orientador ou facilitador da aprendizagem. P. 22. Livro da disciplina.
c. tendência Mecânica;
d. tendência formalista clássica;
e. tendência prática;
Feedback
A resposta correta é: tendência empírico-ativista;.
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Matemática é uma palavra derivada do termo mathema, de origem grega, que significa:
Escolha uma:
a. Ciência da educação;
b. estruturas algébricas;
c. Metamorfose;
d. o que se pode aprender;
Matemática é uma palavra derivada do termo mathema, de origem grega, que significa o que se pode aprender. P. 55. Livro da disciplina
e. Matemática;
Feedback
A resposta correta é: o que se pode aprender;.
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para a área de Matemática consideram que:
Escolha uma:
a. Cada professor é responsável pelos alunos de suas salas de aula.
b. A prioridade do trabalho docente deve ser o ensino dos conteúdos curriculares.
Resolução
Item a: Esta disciplina é importante na construção da cidadania, visto que a sociedade utiliza conhecimentos científicos e recursos tecnológicos, dos quais os cidadãos devem se apropriar.
(Capítulo 4 – Parâmetros Curriculares Nacionais e o ensino da matemática)
Segundo a p. 39 do livro texto:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para a área de Matemática no ensino fundamental consideram que esta disciplina é importante na construção da cidadania, visto que a sociedade utiliza conhecimentos científicos e recursos tecnológicos, dos quais os cidadãos devem se apropriar. Sendo assim, a matemática deve estar ao alcance de todos e a prioridade do trabalho docente deve ser a democratização do seu ensino.
c. A prioridade do trabalho docente deve ser a formação de especialistas matemáticos.
d. A matemática deve estar ao alcance dos alunos interessados.
e. Esta disciplina é importante na construção da cidadania, visto que a sociedade utiliza conhecimentos científicos e recursos tecnológicos, dos quais os cidadãos devem se apropriar.
Feedback
A resposta correta é: Esta disciplina é importante na construção da cidadania, visto que a sociedade utiliza conhecimentos científicos e recursos tecnológicos, dos quais os cidadãos devem se apropriar..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Sobre os materiais/recursos didáticos na sala de aula, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. O manuseio dos materiais/recursos didáticos pelos alunos concretiza, por si só, a aprendizagem dos alunos.
b. De nada valem materiais didáticos na sala de aula se eles não estiverem atrelados a objetivos claros e se o seu uso ficar restrito à manipulação ou ao manuseio que o aluno quiser fazer dele.
Resolução
Item b: De nada valem materiais didáticos na sala de aula se eles não estiverem atrelados a objetivos claros e se o seu uso ficar restrito à manipulação ou ao manuseio que o aluno quiser fazer dele.
(Capítulo 4 – Parâmetros Curriculares Nacionais e o ensino da matemática)
Conforme p. 40 do livro texto:
Utilizados na integração a situações que levem à análise e reflexão, os recursos didáticos contribuem significativamente no processo de ensino e aprendizagem. São eles: jogos, livros, vídeos, calculadoras, computadores, dentre outros. Vale reforçar que o aluno aprende o que faz sentido para ele. De nada valem materiais didáticos na sala de aula se eles não estiverem atrelados a objetivos claros e se o seu uso ficar restrito à manipulação ou ao manuseio que o aluno quiser fazer dele.
c. Os recursos didáticos não contribuem no processo de ensino e aprendizagem.
d. Os recursos didáticos atrapalham o processo de ensino e aprendizagem, pois tiram a tenção dos alunos.
e. Os materiais/recursos didáticos na sala de aula são viáveis em qualquer momento e em qualquer situação.
Feedback
A resposta correta é: De nada valem materiais didáticos na sala de aula se eles não estiverem atrelados a objetivos claros e se o seu uso ficar restrito à manipulação ou ao manuseio que o aluno quiser fazer dele..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Heródoto, historiador grego, o caráter utilitário da geometria apareceu quando:
Escolha uma:
a. a produção se tornou em larga escala, além das necessidades de sobrevivência
b. o Rio Nilo inundava, gerando a necessidade de remarcação das propriedades
Resolução
Item b: o Rio Nilo inundava, gerando a necessidade de remarcação das propriedades.
(Capítulo 1 – Surgimento dos conceitos matemáticos)
De acordo com a pág. 13 do livro texto:
Segundo Heródoto, historiador grego, quando havia inundações do rio Nilo havia necessidade de remarcar os limites das propriedades. Aparecendo assim, o caráter utilitário da geometria. Segundo suas palavras,
“ disseram que este rei (Sesostris) tinha repartido todo o Egito entre os egípcios e que tinha dado a cada um uma porção igual e retangular de terra, com a obrigação de pagar por ano um certo tributo. Que se a porção de algum fosse diminuída pelo rio (Nilo), ele fosse procurar o rei e lhe expusesse o que tinha acontecido à sua terra. Que ao mesmo tempo o rei enviava medidores ao local e fazia medir a terra a fim de saber quanto ela estava diminuída, e de só pagar o tributo conforme o que tivesse ficado da terra. Eu creio que foi daí que nasceu a Geometria e que depois passou aos gregos” (MACHADO, 1997, apud Prado Jr., 1980: 115).
c. viu-se a necessidade de construir cidades e grandes monumentos
d. viu-se a necessidade de construir aldeias
e. a produção se tornou reduzida, por causa da necessidade de tecnologia
Feedback
A resposta correta é: o Rio Nilo inundava, gerando a necessidade de remarcação das propriedades.
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) e marque a alternativa correta.
( ) A etnomatemática considera que o trabalho com situações surreais é o método mais adequado para trabalhar com as diversidades de classe social, sexo ou raça e deve dar enfoque humanístico à educação geral, objetivando a matemática para todos.
( ) Etnomatemática é um programa que visa explicar os processos de geração, organização e transmissão de conhecimento em diversos sistemas culturais e as forças interativas que agem nos e entre os três processos.
( ) A etnomatemática baseia sua validade sobre a forma como uma coisa funciona em determinada situação ou como isso agrada e se adapta a uma visão particular do mundo.
( ) O currículo é a “ferramenta mestre” da educação. A etnomatemática considera os componentes tradicionais – objetivos, conteúdos e métodos – de forma independente. Possivelmente, o tratamento dos componentes do currículo em domínios integrados de pesquisa é uma das principais razões para as falhas encontradas na matemática moderna.
Escolha uma:
a. V, V, F, F
b. F, V, V, F
Resolução Item a: F, V, V, F
(Capítulo 8, inteiro – Propostas metodológicas)
c. F, F, V,