A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
avaliação presencial metodologia do ensino de matemática

Pré-visualização | Página 2 de 2

F
d. V, F, F, V
e. F, V, F, F
Feedback
A resposta correta é: F, V, V, F.
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) e marque a alternativa correta:
( ) O processo de resolução de problemas é algo complexo e não está limitado a certos passos ou mecanismos que levarão à sua resolução.
( ) A metodologia da resolução de problemas prevê que o ponto de partida das atividades matemáticas é a definição e não o problema.
( ) A resolução de problemas deve servir como orientação para a aprendizagem.
( ) O trabalho de resolução de problemas não deve ser realizado em conjunto, mas sim forma individual.
Escolha uma:
a. F, F, V, V
b. F, V, V, F
c. V, V, F, F
d. V, V, V, F
e. V, F, V, F
ResoluçãoItem b: V, F, V, F.
(Capítulo 8 – Propostas metodológicas)
Conforme p. 72 e 73 do livro texto:
A metodologia da resolução de problemas prevê que o ponto de partida das atividades matemáticas é o problema e não a definição; que o problema não deve ser trabalhado como um exercício no qual o aluno aplica, de forma mecânica, os conceitos já aprendidos, mas sim construindo um campo de conceitos que tomam sentido num campo de problemas. Com isso, temos que a resolução de problemas deve servir como orientação para a aprendizagem.
Sabemos que a atividade matemática em sala de aula deve ser planejada de maneira a contribuir para que o aluno construa um conhecimento e o utilize para compreender e transformar a realidade.
O trabalho de resolução de problemas pode ser realizado em conjunto, objetivando a construção do conhecimento em todos os alunos. Cabe ao professor mediar esse aprendizado, auxiliando os alunos nas suas dificuldades e curiosidades. Assim, quando um aluno resolver um problema, por si só, sentirá o prazer da descoberta e conhecerá seu potencial, alegrando-se com o desafio que a matemática proporciona. Essa experiência pode aumentar o prazer pelo trabalho mental e deixar marcas no aluno por toda a sua vida, pessoal ou profissional, tornando-o um cidadão criativo, participativo e útil à sociedade.
Feedback
A resposta correta é: V, F, V, F.
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a alternativa incorreta:
Escolha uma:
a. Não cabe ao professor aproveitar a criatividade e vontade dos alunos, transformando-a em uma concreta aprendizagem.
Resolução: Item d: Não cabe ao professor aproveitar a criatividade e vontade dos alunos, transformando-a em uma concreta aprendizagem.
(Capítulo 11 – O laboratório de matemática)
Conforme p. 129 do livro texto:
A faixa etária que frequenta o ensino fundamental indica alunos criativos, inteligentes, que desejam constantemente descobrir o novo. É de responsabilidade do professor e da escola, explorar essa situação, aproveitando toda essa vontade, transformando-a em uma concreta aprendizagem (SMOLE, Kátia. 2000).
b. A faixa etária que frequenta o ensino fundamental indica alunos criativos, inteligentes, que desejam constantemente descobrir o novo.
c. Aprender números é mais do que contar, muito embora a contagem seja importante para a compreensão do conceito de número.
d. O conhecimento matemático não se constitui num conjunto de fatos a serem memorizados.
e. Sabe-se que quando o aluno vive em um meio em que pode discutir, decidir, agir, e avaliar com seu grupo, ele vive situações favoráveis para a aprendizagem.
Feedback
A resposta correta é: Não cabe ao professor aproveitar a criatividade e vontade dos alunos, transformando-a em uma concreta aprendizagem..
Questão 10
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Sobre o ensino de jovens e adultos é incorreto afirmar:
Escolha uma:
a. Para que o educando seja sujeito das transformações sociais e do uso da matemática nelas, é necessário que o docente contribua para que eles desenvolvam uma forma de pensar e agir que possibilite a captação da realidade enquanto um processo, o conhecimento de suas leis internas do desenvolvimento e a compreensão das possibilidades de transformação do real.
Resolução: Item d: Às vezes, faz-se necessário entregar aos alunos um conhecimento pronto e acabado.
(Capítulo 14 – Ensinamento da matemática para jovens e adultos)
Conforme p. 168 do livro texto:
Para que o educando seja sujeito das transformações sociais e do uso da matemática nelas, é necessário que o docente contribua para que eles desenvolvam uma forma de pensar e agir que possibilite a captação da realidade enquanto um processo, o conhecimento de suas leis internas do desenvolvimento e a compreensão das possibilidades de transformação do real. Isto é, de nada adianta entregar aos alunos um conhecimento pronto e acabado. Deve-se permitir que os alunos sejam sujeitos de sua aprendizagem.
b. Nunca é tarde para se aprender, a inteligência se aprende em qualquer momento e em qualquer idade.
c. Deve-se permitir que os alunos sejam sujeitos de sua aprendizagem.
d. Às vezes, faz-se necessário entregar aos alunos um conhecimento pronto e acabado.
e. De nada adianta entregar aos alunos um conhecimento pronto e acabado.
Feedback
A resposta correta é: Às vezes, faz-se necessário entregar aos alunos um conhecimento pronto e acabado..

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.