Buscar

avaliação presencial metodologia do ensino de matemática

Prévia do material em texto

Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Aristóteles (384-322 a.C.), essa geometria desenvolveu-se em função da existência das classes sociais. Afinal, com os escravos realizando todos os trabalhos manuais, sobrava mais tempo para o lazer e demais atividades intelectuais. Estamos nos referindo a:
Escolha uma:
a. geometria egípcia;
Segundo Aristóteles (384-322 a.C.), a geometria egípcia desenvolveu-se em função da existência das classes sociais. Afinal, com os escravos realizando todos os trabalhos manuais, sobrava mais tempo para o lazer e demais atividades intelectuais. P. 14. Livro da disciplina.
b. geometria épica;
c. geometria analítica;
d. geometria espacial;
e. geometria plana;
Feedback
A resposta correta é: geometria egípcia;.
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Nesta tendência considera-se que a aprendizagem do aluno é obtida por descobertas, partindo da espontaneidade e do interesse do aluno:
Escolha uma:
a. tendência moderna;
b. tendência empírico-ativista;
Na tendência empírico-ativista, o aluno é o centro da atividade escolar e o professor é o orientador ou facilitador da aprendizagem. P. 22. Livro da disciplina.
c. tendência Mecânica;
d. tendência formalista clássica;
e. tendência prática;
Feedback
A resposta correta é: tendência empírico-ativista;.
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Matemática é uma palavra derivada do termo mathema, de origem grega, que significa:
Escolha uma:
a. Ciência da educação;
b. estruturas algébricas;
c. Metamorfose;
d. o que se pode aprender;
Matemática é uma palavra derivada do termo mathema, de origem grega, que significa o que se pode aprender. P. 55. Livro da disciplina
e. Matemática;
Feedback
A resposta correta é: o que se pode aprender;.
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para a área de Matemática consideram que:
Escolha uma:
a. Cada professor é responsável pelos alunos de suas salas de aula.
b. A prioridade do trabalho docente deve ser o ensino dos conteúdos curriculares.
Resolução
Item a: Esta disciplina é importante na construção da cidadania, visto que a sociedade utiliza conhecimentos científicos e recursos tecnológicos, dos quais os cidadãos devem se apropriar.
(Capítulo 4 – Parâmetros Curriculares Nacionais e o ensino da matemática)
Segundo a p. 39 do livro texto:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para a área de Matemática no ensino fundamental consideram que esta disciplina é importante na construção da cidadania, visto que a sociedade utiliza conhecimentos científicos e recursos tecnológicos, dos quais os cidadãos devem se apropriar. Sendo assim, a matemática deve estar ao alcance de todos e a prioridade do trabalho docente deve ser a democratização do seu ensino.
c. A prioridade do trabalho docente deve ser a formação de especialistas matemáticos.
d. A matemática deve estar ao alcance dos alunos interessados.
e. Esta disciplina é importante na construção da cidadania, visto que a sociedade utiliza conhecimentos científicos e recursos tecnológicos, dos quais os cidadãos devem se apropriar.
Feedback
A resposta correta é: Esta disciplina é importante na construção da cidadania, visto que a sociedade utiliza conhecimentos científicos e recursos tecnológicos, dos quais os cidadãos devem se apropriar..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Sobre os materiais/recursos didáticos na sala de aula, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. O manuseio dos materiais/recursos didáticos pelos alunos concretiza, por si só, a aprendizagem dos alunos.
b. De nada valem materiais didáticos na sala de aula se eles não estiverem atrelados a objetivos claros e se o seu uso ficar restrito à manipulação ou ao manuseio que o aluno quiser fazer dele.
Resolução
Item b: De nada valem materiais didáticos na sala de aula se eles não estiverem atrelados a objetivos claros e se o seu uso ficar restrito à manipulação ou ao manuseio que o aluno quiser fazer dele.
(Capítulo 4 – Parâmetros Curriculares Nacionais e o ensino da matemática)
Conforme p. 40 do livro texto:
Utilizados na integração a situações que levem à análise e reflexão, os recursos didáticos contribuem significativamente no processo de ensino e aprendizagem. São eles: jogos, livros, vídeos, calculadoras, computadores, dentre outros. Vale reforçar que o aluno aprende o que faz sentido para ele. De nada valem materiais didáticos na sala de aula se eles não estiverem atrelados a objetivos claros e se o seu uso ficar restrito à manipulação ou ao manuseio que o aluno quiser fazer dele.
c. Os recursos didáticos não contribuem no processo de ensino e aprendizagem.
d. Os recursos didáticos atrapalham o processo de ensino e aprendizagem, pois tiram a tenção dos alunos.
e. Os materiais/recursos didáticos na sala de aula são viáveis em qualquer momento e em qualquer situação.
Feedback
A resposta correta é: De nada valem materiais didáticos na sala de aula se eles não estiverem atrelados a objetivos claros e se o seu uso ficar restrito à manipulação ou ao manuseio que o aluno quiser fazer dele..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Heródoto, historiador grego, o caráter utilitário da geometria apareceu quando:
Escolha uma:
a. a produção se tornou em larga escala, além das necessidades de sobrevivência
b. o Rio Nilo inundava, gerando a necessidade de remarcação das propriedades
Resolução
Item b: o Rio Nilo inundava, gerando a necessidade de remarcação das propriedades.
(Capítulo 1 – Surgimento dos conceitos matemáticos)
De acordo com a pág. 13 do livro texto:
Segundo Heródoto, historiador grego, quando havia inundações do rio Nilo havia necessidade de remarcar os limites das propriedades. Aparecendo assim, o caráter utilitário da geometria. Segundo suas palavras,
“ disseram que este rei (Sesostris) tinha repartido todo o Egito entre os egípcios e que tinha dado a cada um uma porção igual e retangular de terra, com a obrigação de pagar por ano um certo tributo. Que se a porção de algum fosse diminuída pelo rio (Nilo), ele fosse procurar o rei e lhe expusesse o que tinha acontecido à sua terra. Que ao mesmo tempo o rei enviava medidores ao local e fazia medir a terra a fim de saber quanto ela estava diminuída, e de só pagar o tributo conforme o que tivesse ficado da terra. Eu creio que foi daí que nasceu a Geometria e que depois passou aos gregos” (MACHADO, 1997, apud Prado Jr., 1980: 115).
c. viu-se a necessidade de construir cidades e grandes monumentos
d. viu-se a necessidade de construir aldeias
e. a produção se tornou reduzida, por causa da necessidade de tecnologia
Feedback
A resposta correta é: o Rio Nilo inundava, gerando a necessidade de remarcação das propriedades.
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) e marque a alternativa correta.
( ) A etnomatemática considera que o trabalho com situações surreais é o método mais adequado para trabalhar com as diversidades de classe social, sexo ou raça e deve dar enfoque humanístico à educação geral, objetivando a matemática para todos.
( ) Etnomatemática é um programa que visa explicar os processos de geração, organização e transmissão de conhecimento em diversos sistemas culturais e as forças interativas que agem nos e entre os três processos.
( ) A etnomatemática baseia sua validade sobre a forma como uma coisa funciona em determinada situação ou como isso agrada e se adapta a uma visão particular do mundo.
( ) O currículo é a “ferramenta mestre” da educação. A etnomatemática considera os componentes tradicionais – objetivos, conteúdos e métodos – de forma independente. Possivelmente, o tratamento dos componentes do currículo em domínios integrados de pesquisa é uma das principais razões para as falhas encontradas na matemática moderna.
Escolha uma:
a. V, V, F, F
b. F, V, V, F
Resolução Item a: F, V, V, F
(Capítulo 8, inteiro – Propostas metodológicas)
c. F, F, V,F
d. V, F, F, V
e. F, V, F, F
Feedback
A resposta correta é: F, V, V, F.
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) e marque a alternativa correta:
( ) O processo de resolução de problemas é algo complexo e não está limitado a certos passos ou mecanismos que levarão à sua resolução.
( ) A metodologia da resolução de problemas prevê que o ponto de partida das atividades matemáticas é a definição e não o problema.
( ) A resolução de problemas deve servir como orientação para a aprendizagem.
( ) O trabalho de resolução de problemas não deve ser realizado em conjunto, mas sim forma individual.
Escolha uma:
a. F, F, V, V
b. F, V, V, F
c. V, V, F, F
d. V, V, V, F
e. V, F, V, F
ResoluçãoItem b: V, F, V, F.
(Capítulo 8 – Propostas metodológicas)
Conforme p. 72 e 73 do livro texto:
A metodologia da resolução de problemas prevê que o ponto de partida das atividades matemáticas é o problema e não a definição; que o problema não deve ser trabalhado como um exercício no qual o aluno aplica, de forma mecânica, os conceitos já aprendidos, mas sim construindo um campo de conceitos que tomam sentido num campo de problemas. Com isso, temos que a resolução de problemas deve servir como orientação para a aprendizagem.
Sabemos que a atividade matemática em sala de aula deve ser planejada de maneira a contribuir para que o aluno construa um conhecimento e o utilize para compreender e transformar a realidade.
O trabalho de resolução de problemas pode ser realizado em conjunto, objetivando a construção do conhecimento em todos os alunos. Cabe ao professor mediar esse aprendizado, auxiliando os alunos nas suas dificuldades e curiosidades. Assim, quando um aluno resolver um problema, por si só, sentirá o prazer da descoberta e conhecerá seu potencial, alegrando-se com o desafio que a matemática proporciona. Essa experiência pode aumentar o prazer pelo trabalho mental e deixar marcas no aluno por toda a sua vida, pessoal ou profissional, tornando-o um cidadão criativo, participativo e útil à sociedade.
Feedback
A resposta correta é: V, F, V, F.
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a alternativa incorreta:
Escolha uma:
a. Não cabe ao professor aproveitar a criatividade e vontade dos alunos, transformando-a em uma concreta aprendizagem.
Resolução: Item d: Não cabe ao professor aproveitar a criatividade e vontade dos alunos, transformando-a em uma concreta aprendizagem.
(Capítulo 11 – O laboratório de matemática)
Conforme p. 129 do livro texto:
A faixa etária que frequenta o ensino fundamental indica alunos criativos, inteligentes, que desejam constantemente descobrir o novo. É de responsabilidade do professor e da escola, explorar essa situação, aproveitando toda essa vontade, transformando-a em uma concreta aprendizagem (SMOLE, Kátia. 2000).
b. A faixa etária que frequenta o ensino fundamental indica alunos criativos, inteligentes, que desejam constantemente descobrir o novo.
c. Aprender números é mais do que contar, muito embora a contagem seja importante para a compreensão do conceito de número.
d. O conhecimento matemático não se constitui num conjunto de fatos a serem memorizados.
e. Sabe-se que quando o aluno vive em um meio em que pode discutir, decidir, agir, e avaliar com seu grupo, ele vive situações favoráveis para a aprendizagem.
Feedback
A resposta correta é: Não cabe ao professor aproveitar a criatividade e vontade dos alunos, transformando-a em uma concreta aprendizagem..
Questão 10
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Sobre o ensino de jovens e adultos é incorreto afirmar:
Escolha uma:
a. Para que o educando seja sujeito das transformações sociais e do uso da matemática nelas, é necessário que o docente contribua para que eles desenvolvam uma forma de pensar e agir que possibilite a captação da realidade enquanto um processo, o conhecimento de suas leis internas do desenvolvimento e a compreensão das possibilidades de transformação do real.
Resolução: Item d: Às vezes, faz-se necessário entregar aos alunos um conhecimento pronto e acabado.
(Capítulo 14 – Ensinamento da matemática para jovens e adultos)
Conforme p. 168 do livro texto:
Para que o educando seja sujeito das transformações sociais e do uso da matemática nelas, é necessário que o docente contribua para que eles desenvolvam uma forma de pensar e agir que possibilite a captação da realidade enquanto um processo, o conhecimento de suas leis internas do desenvolvimento e a compreensão das possibilidades de transformação do real. Isto é, de nada adianta entregar aos alunos um conhecimento pronto e acabado. Deve-se permitir que os alunos sejam sujeitos de sua aprendizagem.
b. Nunca é tarde para se aprender, a inteligência se aprende em qualquer momento e em qualquer idade.
c. Deve-se permitir que os alunos sejam sujeitos de sua aprendizagem.
d. Às vezes, faz-se necessário entregar aos alunos um conhecimento pronto e acabado.
e. De nada adianta entregar aos alunos um conhecimento pronto e acabado.
Feedback
A resposta correta é: Às vezes, faz-se necessário entregar aos alunos um conhecimento pronto e acabado..

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes