Buscar

Tópicos de Planejamento Estratégico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tópicos de Planejamento Estratégico
Fatores que interferem no processo de planejamento
	Os fatores usuais que a priori podem interferir negativamente no processo de planejamento estratégico são:
resistência à mudança
falta e/ou incorreções na leitura ambiental
falta de capacitação de recursos humanos
Pede-se: 
Discutir e resumir o entendimento do grupo sobre cada um dos itens acima.
Rascunho....
1) 
	Há interferência a partir do momento que o planejamento quer desenvolver ou modificar alguma parte do processo e sofre resistência por parte do grupo ou do líder do grupo, quem deveria implantar a idéia do planejamento naquele meio. Outro exemplo é a resistência do empreendedor brasileiro mediante a globalização, pois cada dia mais a economia se torna mais global, ou seja, a influência de uma economia em outra se torna cada vez maior e a presença de concorrentes estrangeiros também é maior. O empreendedor resiste a aceitar a atual conjuntura e adaptar-se, exemplo é a exigência cada vez maior de certificações, e preços cada vez mais competitivos...
2)
	No ambiente de trabalho deve-se ter um planejamento para se ter sucesso atualmente. Todas as empresas têm fases e etapas. A empresa engloba pessoas de todos os níveis intelectuais, há quem será capaz de compreender o planejamento a primeira vista, porém há quem necessite que se tenha uma explicação menos complexa, mais adaptada a seu conhecimento. Isso demonstra uma leitura ambiental que se deve ter de modo a se fazer entender por todos, ou seja, “adaptando-se” a cada ambiente e “público” que se fala. A capacidade de explicar os mesmos objetivos a todos de diversos modos, para assim haver uma interação entre todos ambientes da empresa.
Pode-se também considerar como leitura ambiental, a leitura do meio ambiente em si, ou seja, como a empresa se “relaciona” com o meio ambiente, há exigências cada vez maiores de certificações que envolvam SMS. 
3)
	Não adaptação às novas exigências do mercado, como certificações, a falta de uma boa política de RH (treinamento e desenvolvimento). A inexistência de um ciclo PDCA, no sistema de gestão integrada.

Outros materiais

Outros materiais