Buscar

DIRECIONAMENTO ÉTICO DO SERVOÇO SOCIAL FRENTE A ATUAL CONJUNTURA POLÍTICA E SOCIAL TENDO COMO PARÂMETROS OS PRINCÍPIOS CONTIDOS NO ATUAL CÓDIGO DE ÉTICA DO SERVIÇO SOCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2.2.1 DIRECIONAMENTO ÉTICO DO SERVOÇO SOCIAL FRENTE A ATUAL CONJUNTURA POLÍTICA E SOCIAL TENDO COMO PARÂMETROS OS PRINCÍPIOS CONTIDOS NO ATUAL CÓDIGO DE ÉTICA DO SERVIÇO SOCIAL.
 A ética enquanto estudo teve sua primeira aparição na Grécia e sua primeira sistematização como pensamento pelo filósofo Sócrates, analisada ao longo do tempo, passa pela idade média, alcançando reflexões significativas nos apostolados de são Tomás de Aquino e santo Agostinho.
 E tem uma contemporaneidade, um fundamento crítico em Max e Lukas, que permite e determina hoje os projetos coletivos dos códigos de ética das profissões.
 A ética difere da moral, mas na etimologia são frutos da mesma origem, ele delineia os padrões para o exercício profissional, define direitos e deveres, buscando a legitimação social da profissão e a garantia dos serviços prestados. Tanto a ética quanto a moral estão sujeitas a transformações ao longo da história humana, sendo que a primeira ( ética) possui intenções de ser mais Universal. 	 projeto ético-político do serviço social é de suma importância no direcionamento do coletivo profissional do serviço social. O Serviço Social enquanto profissão esta amparado na contemporaneidade por um código de ética e uma legislação profissional em 1993, e após grandes debates junto a categoria em todo país foi aprovada a quinta versão do código de Ética Profissional, instituída pela resolução 273/93 do CFESS.
Vejamos alguns pontos que se refere ao código de Ética:
* O Código de ética destaca a grande importância de sua representação profissional na definição dos direitos e deveres, tendo em vista a garantia de serviços prestados.
* Ética pode ser compreendida como um conjunto de princípios e valores que norteiam as escolhas dos indivíduos, mostrando os fatores negativos e mostrando os fatores de grandes estabilidades.
* O Código de Ética estuda os fundamentos e princípios que fundamentam a vida moral, tendo em vista a liberdade como o princípio fundamental.

Outros materiais