Introdução a Administração
85 pág.

Introdução a Administração


DisciplinaIntrodução à Administração31.835 materiais768.461 seguidores
Pré-visualização27 páginas
O administrador deve possuir habilidades técnicas, humanas e conceituais. Assinale a seguir a única afirmação correta sobre a habilidade técnica:
		
	
	Implica visualizar a organização dentro do seu ambiente externo e compreender as forças políticas, econômicas, tecnológicas e sociais que atuam sobre ela.
	 
	Quando as pessoas iniciam suas carreiras nas empresas, normalmente utilizam essa habilidade em maior proporção.
	
	Requer capacidade para criar uma atmosfera de segurança, para comunicar e encorajar a comunicação entre os integrantes da equipe e da organização
	 
	Demonstra a capacidade de trabalhar com eficácia como membro de uma equipe.
	
	Envolve a capacidade de visualizar a organização como um conjunto integrado e se posicionar do ponto de vista da organização.
Todos os administradores desempenham as funções de planejar, organizar, dirigir e controlar, porém a intensidade dessas funções varia de acordo com o nível hierárquico do gestor. Qual é o nível hierárquico que o CEO (Chief Executive Officer) e os diretores atuam em uma organização?
	
Técnico
	 
	Estratégico
	 
	Tático
	
	Operacional
	
	Estrutural
	Todos os administradores desempenham as funções de planejar, organizar, dirigir e controlar, porém a intensidade dessas funções varia de acordo com o nível hierárquico do gestor. Qual é o nível hierárquico que o CEO (Chief Executive Officer) e os diretores atuam em uma organização?
		
	
	Técnico
	 
	Estratégico
	 
	Tático
	
	Operacional
	
	Estrutural
	A definição da "missão da empresa", isto é, o estabelecimento da razão de existência da organização, caracteriza-se como um dos passos para a elaboração do planejamento estratégico, pois,
		
	
	estabelece-se quem serão os responsáveis por determinadas ações, qual será o cronograma e quais os custos das mesmas.
	 
	define-se a participação da empresa no mercado, bem como seu posicionamento frente aos concorrentes.
	
	procede-se com a identificação de fatores fundamentais que influenciarão o desempenho da empresa no mercado alvo.
	 
	o empreendedor definirá, com precisão, seu foco no mercado, determinando seu segmento de atuação, concorrentes e fornecedores.
	
	agrega valor ao cliente, oferecendo um diferencial em seu segmento de atuação. 
	
	
	"Atuar de forma segura e rentável, com responsbilidade social e ambiental, nas atividades da indústria de óleo, gás e energia, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades de seus clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos paises onde atua". (Felipe Sobral e Alketa Peci) Podemos afirmar que se trata da:
		
	 
	Missão corporativa da Petrobras.
	
	missão expressa na posição que empresa deseja chegar: ser líder no setor de energia elétrica, e os valores centrais que darão suporte para alcançá-los.
	
	Visão da Esso do Brasil
	
	Missão da Eron corporation Energy
	
	visão que identifica e esclarece quais as atividades da empresa (indústria de óleo, gás e energia).
	 
	Recupera, S.A. uma empresa de reciclagem local, recentemente desenvolveu um esforço para aumentar a coordenação e cooperação dentro da empresa. Durante o processo, os gestores da empresa revisaram as especificidades e as responsabilidades do trabalho, postos de trabalho unidades de trabalho e recursos realocados dentro da empresa. Os gestores estavam exercendo a função de gestão
		
	
	direção.
	 
	orçamentação.
	
	planejamento
	
	controle.
	 
	organização.
	Assinale a ÚNICA alternativa INCORRETA sobre o nível estratégico de uma organização:
		
	
	O administrador deve se preocupar com o futuro da empresa
	 
	Este nível inclui o Presidente e os Diretores da empresa
	
	Este nível corresponde à cúpula da empresa
	 
	Este nível é responsável por executar, realizar tarefas e atividades cotidianas.
	
	O administrador deve pensar sobre a empresa
	Presidente e Vice-Presidente são todos os títulos típicos de que nível de gestão?
		
	
	Funcional
	
	Operacional
	 
	Tático
	
	Regional
	 
	Estratégico
	Vimos que existem algumas Variáveis que podem afetar as organizações, procedentes do seu Ambiente Externo.
Leia a seguinte definição e marque, nas opções, a qual dessas Variáveis ela corresponde:
- Podem ser representadas pela estrutura socioeconômica da população, as condições de vida de cada segmento populacional, a estrutura de consumo e o estilo de vida de cada segmento (ou tendências).
		
	 
	Variáveis Políticas
	 
	Variáveis Sociais 
	
	Variáveis Legais
	
	Variáveis Ecológicas 
	
	Variáveis Tecnológicas
	
Assinale a ÚNICA alternativa INCORRETA sobre o nível tático de uma organização:
		
	 
	O administrador deve atuar para permitir que a base execute as suas tarefas com qualidade.
	
	Este nível corresponde ao nível gerencial da empresa
 
	
	O administrador deve articular o que é realizado por cada subsistema da empresa
	
	O administrador deve assegurar o alinhamento entre os diversos níveis da empresa
 
	 
	Este nível é responsável por executar, realizar tarefas e atividades cotidianas.
	O ambiente empresarial assume diferentes formas. Embora alguns ainda possam ser relativamente simples e estáveis, outros tendem a ser muito mais complexos e dinâmicos por natureza. Assim, as organizações são concebidas como parte de um universo, já que qualquer coisa que acontece no ambiente pode afetar a organização e vice-versa. Podemos categorizar o ambiente como interno e externo, dessa forma, qual das alternativas abaixo refere ao ambiente interno?
		
	
	Fatores que incluem o clima político e ideológico geral que o governo pode criar e a estabilidade ou instabilidade política e institucional do país em geral, já que estes fatores irão repercutir, em algum grau, no comportamento das organizações. Pode-se citar como exemplo as políticas de incentivos para novos empreendimentos e a taxa de impostos sobre circulação de mercadorias de um município para outro.
	
	Fatores que podem ser representadas pela estrutura socioeconômica da população, as condições de vida de cada segmento populacional, a estrutura de consumo e o estilo de vida de cada segmento (ou tendências) e sistema de valores, entre outros.
	 
	Fatores que se referem a legislação vigente como, por exemplo, a tributária, a trabalhista e a comercial tem influência acentuada sobre as ações e o comportamento das organizações. Todas as organizações são afetadas pelo sistema legal, de forma direta ou indireta, assim como pelo aspecto dinâmico desse sistema, quando uma nova lei é aprovada ou uma interpretação é modificada ou, ainda, quando ocorrem mudanças fundamentais, principalmente na legislação fiscal.
	 
	Fatores intrínsecos à empresa, como o nível de qualificação dos profissionais, a capacidade financeira, o modelo de gestão, o processo decisório e as próprias características da companhia (conservadora, arrojada etc.).
	
	Fatores que se referem a restrições importantes para todas as organizações. Elas tanto podem ser benéficas como maléficas para as organizações a partir das consequências geradas. Além disso, podem favorecer o crescimento com a manutenção do estado atual da organização.
	Consiste na capacidade de o gestor pensar sobre situações abstratas e complexas com uma visão contemplativa. A partir do uso desta habilidade, os gerentes se veem capazes de observar a organização como um todo, compreender as relações entre as várias subunidades, e visualizar como a organização se encaixa no seu ambiente mais amplo e essa é a resposta da questão. Esta definição corresponde ao conceito de:
		
	
	Habilidade Fundamental.
	
	Habilidade Técnica.
	 
	Habilidade Conceitual.
	 
	Habilidade Humana.
	
	Habilidade Instrumental.
	De acordo
Terezasilva
Terezasilva fez um comentário
muito bem elaborado
0 aprovações
Carregar mais