Buscar

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão
	
	
	
	
	Para definir a melhor forma como a empresa vai ser estruturada é importante distinguir suas atividades fins e meios. Analise a seguir as afirmativas sobre as atividades.
I -  A atividade de Vendas é considerada atividade meio.
II - A atividade Jurídica é considerada atividade meio.
III - A atividade Contábil é considerada atividade fim.
IV - A atividade de Administração de Recursos Humanos é considerada atividade fim.
Com base nas afirmativas acima podemos concluir que:
		
	
	Somente as afirmações III e IV são verdadeiras
	 
	Somente a afirmação II é verdadeira
	
	Somente as afirmações II e III são verdadeiras
	
	Todas as afirmações são verdadeiras
	
	Somente a afirmação IV é verdadeira
	
Explicação:
As atividades podem ser classificadas quanto a proximidade em relação aos fins a que se destina a empresa em atividades fins, também conhecidas como produtivas ou substantivas e atividades meios, chamadas também de adjetivas ou de apoio.
Atividades fins são as atividades que constituem o conjunto de esforços visando realizar os fins a que se destina a organização. São aquelas diretamente vinculadas a missão da empresa, como as relacionadas com a área comercial ou a de fabricação. Por exemplo, em uma empresa industrial, a operação dos equipamentos e ferramentas de fabricação, em uma loja de varejo a venda de produtos e na Petrobrás as atividades diretamente ligadas à exportação, produção, refino, transporte e distribuição dos produtos de petróleo.
Atividades meios são as que constituem o conjunto de esforços visando apoiar ou facilitar a realização dos fins da organização. São aquelas que dão suporte ao desenvolvimento das atividades fins, como a atividade contábil, de segurança, telefonia, manutenção, recrutamento e seleção. Por exemplo, em uma empresa de energia elétrica as atividades de serviço de pessoal, serviços jurídicos, patrimônio, finanças, contabilidade.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A definição da "missão da empresa", isto é, o estabelecimento da razão de existência da organização, caracteriza-se como um dos passos para a elaboração do planejamento estratégico, pois,
		
	
	agrega valor ao cliente, oferecendo um diferencial em seu segmento de atuação.
	
	estabelece-se quem serão os responsáveis por determinadas ações, qual será o cronograma e quais os custos das mesmas.
	
	define-se a participação da empresa no mercado, bem como seu posicionamento frente aos concorrentes.
	 
	o empreendedor definirá, com precisão, seu foco no mercado, determinando seu segmento de atuação, concorrentes e fornecedores.
	
	procede-se com a identificação de fatores fundamentais que influenciarão o desempenho da empresa no mercado alvo.
	
Explicação:
Missão significa a razão de ser do próprio negócio, por que ele foi criado e para que ele existe, ou, ainda, em que tipos de atividades a empresa deverá concentrar-se no futuro. Define a finalidade ou o motivo pelo qual a organização foi criada. A missão atua então como um elo, que une seus colaboradores e áreas funcionais para um objetivo comum, pois define a finalidade ou o motivo pelo qual a organização foi criada.
Estabelecida a missão da empresa, um empreendedor poderá então definir o segmento do mercado que pretende atuar, possibilitanto então analisar o ambiente externo, como a legislação, a política governamental, a economia, a demografia, os fornecedores, os clientes, os concorrentes, etc.).
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	(CESPE, 2012) Com relação à análise dos ambientes externo e interno de uma organização, assinale a opção CORRETA.
		
	
	c) Ameaças são fatores do ambiente externo que impactam diretamente nas organizações, podendo ser controladas antes de prejudicarem o desenvolvimento das empresas.
	
	b) Quanto menos uma empresa conhece sobre seu concorrente, menor o risco estratégico dessa empresa em face das estratégias do concorrente.
	 
	d) Os pontos fortes e fracos correspondem a variáveis controláveis por uma empresa, enquanto as oportunidades e as ameaças correspondem a variáveis não controláveis.
	
	a) Na análise externa, os pontos fortes e fracos de uma empresa devem ser determinados por meio da relação entre os segmentos de mercado e a atual posição dos produtos ou serviços dessa empresa.
	
	e) Mediante a análise das oportunidades e das fraquezas de um ambiente organizacional, obtêm-se a atual situação das vantagens competitivas de uma empresa.
	
Explicação:
O ambiente organizacional pode ser entendido como o espaço onde as organizações operam para alcançar seus objetivos. Divide-se em ambiente interno e ambiente externo.
No ambiente interno é onde estão as variáveis controláveis pela empresa, seus recursos internos, seus equipamentos, sua tecnologia, seus profissionais, seu capital, etc.
O ambiente externo é onde estão as variáveis incontroláveis pela empresa, como a legislação, a política governamental, a economia, a demografia, os fornecedores, os clientes, os concorrentes, etc.). Como exemplo de variáveis incontroláveis, que podem ser oportunidades ou ameaças, temos mudanças nas estratégias dos concorrentes ou nos hábitos dos clientes, surgimento de nova tecnologia, queda da taxa de juros, novo incentivo fiscal, etc. Uma  empresa deve buscar aproveitar as oportunidades e ultrapassar as ameaças do ambiente externo, assim como fortalecer os seus pontos fortes (forças) e minimizar os seus pontos fracos (fraquezas), inerentes ao ambiente interno, para permanecer e crescer no mercado em que atua.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Altos executivos responsáveis pela gestão global e eficácia da organização são chamados
		
	 
	administradores estratégicos.
	
	administradores de longo prazo.
	
	administradores de curto prazo.
	
	administradores de nível médio.
	
	administradores táticos.
	
Explicação:
O nível "estratégico", o mais elevado da hierarquia de uma organização, é composto pelos administradores de topo, corresponde ao nível de cúpula da empresa. Este grupo de altos executivos relativamente pequeno, é responsável pela gestão global da empresa, tomam as principais decisões da organização, atentos aos desafios e tendências do ambiente externo. Neste nível encontramos os membros dos Conselhos de Administração, o Diretor Presidente e os demais Diretores de primeiro nível. Esses administradores estratégicos têm que pensar muito mais a empresa ao invés de executar. Suas atuações são estratégicas e abrangem a organização como um todo.  
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Para desempenharem os diferentes papéis pelos quais são responsáveis, os administradores devem possuir certas habilidades. A habilidade pressupõe a ideia de potencial e realização, ou seja, a existência de uma relativa facilidade em lidar com determinada tarefa. A medida que as pessoas sobem na hierarquia da organização, a proporção da necessidade de cada uma dessas habilidades muda. Assinale a alternativa correta. I. A habilidade técnica envolve a visão da organização como um todo, a facilidade em trabalhar com ideias e conceitos. II. A habilidade humana está relacionada com o trabalho com pessoas, refere-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. III. Habilidade conceitual envolve o uso de conhecimento especializado e facilidade na execução de técnicas relacionadas com o trabalho.
		
	
	Apenas as alternativas I e II estão corretas.
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	 
	Apenas a alternativa II está correta.
	
	Apenas as alternativas I e III estão corretas.
	
	Apenas as alternativas II e III estão corretas.
	
Explicação:
Katz (apud STONER, 1999), classificou três tipos básicos de habilidades que os administradores precisam ter: técnica, humana e conceitual. A habilidade técnica se refere a capacidade de usar
procedimentos, técnicas e conhecimentos de um campo de especialização. A habilidade humana é a capacidade de trabalhar com outras pessoas, de entendê-las e motivá-las, já a habilidade conceitual se refere a capacidade de coordenar e integrar todos os interesses e atividades de uma organização. Implica ver a organização como um todo, compreendendo como suas partes dependem umas das outras.
A alternativa I está incorreta, já que se menciona a habilidade técnica, mas se refere aos domínios da habilidade conceitual.
A alternativa III está errada por se referir a habilidade conceitual, mas se referir ao domínio da habilidade técnica.
Assim, a alternativa II está correta, já que se refere a habilidade humana e suas reais características.
 
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O administrador de uma organização ocupa o nível de cúpula da empresa, sendo representado pelo Presidente e/ou pelos seus Diretores. Neste nível, o administrador tem que pensar muito mais a empresa ao invés de executar. Além disso, ele deve estar preocupado com o que pode acontecer com a empresa no futuro. Analisando o nível hierárquico podemos considerar o seguinte nível de atuação pelo administrador:
		
	
	Intermediário.
	
	Tático.
	
	Analista.
	
	Operacional
	 
	Estratégico.
	
Explicação:
O nível estratégico, o mais elevado da hierarquia de uma organização, é composto pelos administradores de topo, corresponde ao nível de cúpula da empresa. Este grupo relativamente pequeno de executivos é responsável pelas principais decisões da organização. Neste nível encontramos os membros dos Conselhos de Administração, o Diretor Presidente e os demais Diretores de primeiro nível. No nível estratégico o administrador tem que pensar muito mais a empresa ao invés de executar. Sua atuação é estratégica e abrange a organização como um todo. Além disso, ele deve estar preocupado com o que pode acontecer com a empresa no futuro.
 
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O Governo (Federal, Estadual e Municipal)  ̶  como Agente Regulador interfere na empresas com as influências das Leis, Regulamentos e Portarias os negócios de uma região. Qual o nome que é dado essa influência no AMBIENTE da EMPRESA?
		
	
	Político/Econômico
	
	Político/Administrativo
	
	Partidário/Social
	 
	Político/Legal
	
	Participativo/Legal
	
Explicação:
Ambiente Político/Legal
Pertence ao macroambiente da organização e que exerce influências por intermédio de Leis, Regulamentos e Portarias e que possui o governo como agente regulador.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Eunice Kwasnicka (2004, p. 111) define o ambiente organizacional como a agregação de todas as condições, eventos e influências que envolvem e interagem nesse ambiente. No entanto, existem elementos da sociedade que influenciam todas as organizações, que são os pertencentes ao ambiente geral e existem elementos que pertencem apenas a um grupo específico de organizações, que são os elementos de tarefas.
Partindo deste princípio, quais os itens a seguir fazem parte do ambiente geral que influenciam todas as organizações.
I. Político-legal e Natural,
II. Política e Recursos Internos,
III. Histórico e Econômico,
IV. Cultural e Social,
V. Tecnologia e Processos Administrativos.
		
	
	Apenas os itens I, III e V
	 
	Apenas os itens I, III e IV
	
	Apenas os itens I, II e V
	
	Apenas os itens I, II e III
	
	Apenas os itens II, III e IV
	
Explicação:
Segundo Jones (2010, p. 47) o ambiente organizacional é ¿o conjunto de pressões e forças ao redor de uma organização que tem o potencial para afetar a maneira como ela opera a sua habilidade para adquirir recursos escassos¿.
As organizações interagem com o ambiente visando principalmente buscar informações e obter os recursos necessários à realização de suas atividades. Informações sobre novas tecnologias, novos concorrentes, a satisfação dos clientes, produtos e serviços substitutos, restrições legais, mudanças nos arranjos interorganizacionais e a disponibilidade de matérias-primas, máquinas, recursos financeiros e canais de comercialização, por exemplo, são elementos que fazem parte do dia a dia de diferentes tipos de organizações.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais