Buscar

ECONOMIA POLÍTICAaula3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ECONOMIA POLÍTICA
3a aula
	
 ��
Lupa
 ��
	 
	�
Vídeo�
	�
PPT�
	�
MP3�
	 
	
�
	
	 
	Exercício: SDE0637_EX_A3_201802403736_V13 
	01/10/2018 21:06:32 (Finalizada)
	Aluno(a): RONALDO PEREIRA DE ALMEIDA
	2018.3 EAD
	Disciplina: SDE0637 - ECONOMIA POLÍTICA 
	201802403736
�
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Há um consenso acadêmico de que a Economia adquire caráter científico e desponta como um ramo autônomo de conhecimento a partir :
	
	 
	Dos economistas clássicos, tais como Adam smith e David ricardo
	
	Da sistematização das idéias de Adam Smith acerca da " Mão Invisível"
	
	Do pensamento mercantilista e da Fisiocracia
	
	Dos economistas neoclássicos, tais como Alfred Marshall e Jean Baptiste Say
	
	Dos economistas Pós-Keynesianos, cujo expoente máximo é John Maynard Keynes
	
Explicação:
A resposta é suficiente e corente em relação a questão colocada 
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Um Sistema Econômico é a forma social, política e econômica pela qual está organizada uma sociedade, ou um país, para o emprego dos recursos a fim de gerar bens e serviços e promover o bem-estar social. Respondendo as questões fundamentais: o que, como, quanto e para quem produzir. Como podemos definir um sistema de economia capitalista de mercado?
	
	 
	As escolhas de como se empregar os recursos na produção de bens e serviços são feitas através das forças de mercado, isto é, pelos consumidores e produtores, tendo como referência o mecanismo de preços . Livre iniciativa e propriedade privada
	
	O Estado detém os fatores de produção, em que as decisões são tomadas por um órgão central de planejamento que define, em nome da sociedade, as respostas as questões fundamentais do que, quanto, como e para quem produzir.
	
	O Estado possui a propriedade dos fatores de produção, respondendo as questões fundamentais: o que, quanto, como e para quem produzir; a partir de um órgão central de planejamento que define as respostas a estas questões.
	
	As decisões relativas a como empregar os recursos na produção de bens e serviços são feitas através do mercado pelos consumidores e produtores, Propriedade pública dos recursos de produção
	
	As escolhas de como se empregar os recursos são formuladas a partir das decisões exclusivas dos fabricantes/produtores, tendo como referência seus custos de produção e de vendas, Propriedade pública dos recursos de produção
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Assinale a alternativa que NÃO representa uma característica da Economia de Mercado:
	
	
	Predomínio de instituições privadas
	
	Lei da oferta e da procura
	 
	Burocratização e centralidade do Estado na Economia
	
	Estrutura de concorrëncia perfeita
	
	Livre concorrência
	
Explicação:
A referencia conceitual para justificar a resposta encontra-se na aula3: historia do Pensamento Econômico- item 3.2 Economia capitalista ( de mercado) versus Economia planificada  
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Segundo o pensamento do autor abaixo, um dos principais fatores responsável pelo volume de emprego é o nível de produção nacional de uma economia, determinado, por sua vez, pela demanda agregada ou efetiva. Ou seja, sua teoria inverte o sentido da lei de Say (a oferta cria a sua própria procura) ao destacar o papel da demanda agregada de bens e serviços sobre o nível de emprego.
	
	 
	John Maynard Keynes.
	
	Léon Walras.
	
	Willian Jevons.
	
	Arthur Pigou.
	
	Vilfredo Pareto
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	ENADE 2009
Você vive em um Estado em que a punição criminal mais severa é a prisão perpétua. Alguém faz uma proposta: já que o assalto a mão armada é um crime muito grave, os assaltantes deveriam passar o resto da vida na prisão. Um filósofo do Direito pergunta se a punição é justa; um advogado constitucional, se é coerente com a proibição de punições cruéis; já um economista destaca que, se o assalto a mão armada e o assalto a mão armada seguido de morte têm a mesma punição, a pena adicional para o assassinato seria zero e perguntaria se você realmente desejaria que fosse do interesse do assaltante assassinar suas vítimas. FRIEDMAN, David. O que a Economia tem a ver com o Direito. www.ordemlivre.org
Assim sendo, a Economia relaciona-se com o Direito com base
	
	
	nas leis econômicas e no dinheiro.
	
	nas consequências jurídicas dos fatos.
	
	nos conceitos, institutos e regras.
	 
	nas escolhas feitas pelo legislador e seus efeitos.
	
	na interpretação e na aplicação das leis.
	
Explicação:
A Teoria da Escolha Racional, ressalta a relação de desejos pessoais com os limites do ambiente externo, o que leva o indivíduo a determinar uma escala de preferências frente ao contexto de transações que o envolve objetivamente. Movido por seus desejos individuais, o indivíduo busca realizar escolhas que julga ser o melhor para si. No exemplo, a punição para um assalto e um assalto seguido de asassinato seria a mesma, isso levaria ao infrator, a ser indiferente entre somente cometer um assalto ou um assalto com assassinato pois em caso de ser pego, a punição seria a mesma. 
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O livro A RIQUEZA DAS NAÇÕES, publicado em 1776, é um tratado abrangente sobre questões econômicas que vão desde leis do mercado e aspectos monetários até a distribuição do rendimento da terra, concluindo com um conjunto de recomendações politicas. Este livro é de autoria de qual pensador:
	
	
	John Stuart Mill.
	
	David Ricardo.
	 
	Adam Smith.
	
	Jean-Baptiste Say.
	
	Thomas Malthus.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	1) A economia clássica foi elaborada e sistematizada nas obras dos economistas políticos Adam Smith e J.S. Mill. Além de Smith e Mill, os principais responsáveis pela formação da economia clássica foram o francês Jean-Baptiste Say (1767-1832), David Ricardo e Robert Malthus (1766-1834). A ideia central da economia clássica é a ênfase na seguinte estrutura de mercado:
	
	
	Concorrência monopolista
	
	Oligopólio
	
	Monopólio
	 
	Concorrência perfeita
	
	Concorrência imperfeita
	
Explicação: O pensamento clássico da economia foca na liberalidade das relações econômicas. O ponto de partida é o pensamento dos economistas Smith e Ricardo.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Mão invisível foi um termo introduzido por Adam Smith em "A Riqueza das nações" para descrever como numa economia de mercado, apesar da inexistência de uma entidade coordenadora do interesse comum, a interação dos indivíduos parece resultar numa determinada ordem, como se houvesse uma "mão invisível" que os orientasse. Segundo Adam Smith, ¿Cada indivíduo (...) não pretende promover o interesse público, nem sabe o quanto o está promovendo (...) ele pretende apenas sua própria segurança e dirigindo sua atividade de tal maneira que sua produção seja de maior valor, ele pretende apenas seu próprio ganho, e nisto, como em muitos outros casos, é levado por uma mão invisível para promover um fim que não fazia parte de sua intenção.¿ Assinale a alternativa correta:
	
	
	A mão invisível é o mecanismo pelo qual Deus possibilita que indivíduos buscando seu próprio interesse poderiam ajudar outros indivíduos mesmo sem intenção alguma.
	
	A mão invisível é o mecanismo pelo qual a sociedade fiscaliza as ações do governo e promove a ética nos negócios públicos.
	
	A mão invisível é a percepção de que os negócios devem ser regidos por princípios éticos.
	
	A mão invisível justifica o comportamento egoísta dos agentes econômicos, eximindo-os de responsabilidade pelos enormes problemas sociais, sobretudo nos períodos iniciais da Revolução Industrial.
	 
	¿A mão invisíveldo mercado¿ foi uma expressão empregada por Adam Smith para explicar como, numa economia concorrencial, a busca pelo interesse individual pode resultar em melhoria do bem comum.
	
Explicação:
A referencia conceitual para justificar a resposta encontra-se na aula3: historia do Pensamento Econômico- item 3.1 Os pensadores econômicos

Outros materiais