Buscar

Responsabilidade Social e Empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 3/5 - Responsabilidade Social e Empresarial
	Na segunda-feira (25/07/2018), a comissão especial criada na Câmara dos Deputados para discutir o Projeto de Lei (PL) 6.299/2002, que propõe alterações na atual legislação de agrotóxicos, aprovou texto que divide opiniões. De um lado, empresários do agronegócio comemoram sob o argumento de que moderniza a aprovação e regulação dos pesticidas. Do outro, organizações de promoção à saúde coletiva e defesa do meio ambiente afirmam que o relatório representa riscos não só aos trabalhadores do campo, mas também aos consumidores dos alimentos expostos aos agrotóxicos. O pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Ceará, Integrante do Grupo Temático Saúde e Ambiente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e coordenador do Observatório da Saúde das Populações do Campo, da Floresta e das Águas (OBTEIA), Fernando Carneiro refere:
	“Há 60 anos, Rachel Carson, bióloga norte-americana, escreveu “A primavera silenciosa”, um clássico da literatura ambientalista. Teve uma repercussão tão grande que o governo americano criou uma comissão de cientistas comprovando tudo o que ela havia pesquisado, o que gerou, inclusive, a criação da agência de proteção ambiental nos Estados Unidos. Nós, em 2015, publicamos o dossiê Abrasco, com quase 700 páginas e mais de 60 autores colocando isso. Só que o que a gente vê hoje com esse PL é que, em vez de fazermos um movimento para cuidar da saúde da população e do meio ambiente, estamos vendo exatamente o contrário”.
( https://apublica.org/2018/07/brasil-sera-paraiso-dos-agrotoxicos-diz-pesquisador/)
A partir do texto, analise as afirmações a seguir: 
I. O pesquisador Fernando Carneiro faz uma comparação incoerente ao citar a obra de Rachel Carson.
II. As alterações na legislação de agrotóxicos no Brasil, colocam em risco os avanços alcançados até agora em relação à saúde das pessoas e do meio ambiente.
III. A obra de Rachel Carson e a mobilização da sociedade norte-americana garantiram melhorias nas leis sobre uso de pesticidas. No Brasil, nem o dossiê Abrasco nem a repercussão negativa sobre a PL, ainda não conseguem avanços positivos.
IV. A comissão especial criada na Câmara dos Deputados para discutir o Projeto de Lei (PL) 6.299/2002, não deve satisfações à opinião pública. 
É correto apenas o que se afirma em: Nota: 20.0
	A	Somente na sentença I.
	B	Somente nas sentenças II e III.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (B), porque ambas têm correlação com a contextualização, texto-base.
As demais alternativas estão incorretas porque o pesquisador Fernando Carneiro fez uma correlação muito adequada ao citar a obra de Rachel Carson e porque os deputados têm a responsabilidade de prestar contas à opinião pública. Rota 1 – Tema 4.
	C	Somente nas sentenças II e IV.
	D	Somente nas sentenças I e IV.
	E	Somente nas sentenças II, III e IV.

Outros materiais