Resumo VT - Adm. da produção
3 pág.

Resumo VT - Adm. da produção


DisciplinaAdministração da Produção2.286 materiais13.422 seguidores
Pré-visualização3 páginas
efetuar as manutenções.

Tamanho das equipes de manutenção: trabalhar com folga de mão-de-obra de manutenção para que eventuais ocorrências simultâneas possam ser prontamente atendidas.

Maior estoque de peças sobressalentes: como no caso anterior, tem-se maior segurança no atendimento.

Redundância de equipamentos: principalmente para os críticos, dispor de reserva que possa ser utilizada imediatamente.

A FÁBRICA DO FUTURO

Será caracterizada por um alto grau de automação e estará devidamente organizada em torno do computador, que integrará, por softwares especialmente desenvolvidos, praticamente todas as atividades. Será o uso generalizado do CA, CAM, CIM, ERP e, acima de tudo, do knowledge worker (seria o colaborador que usa a cabeça, o saber, mais do que as mãos). Outra característica será a alta produtividade. O número de atividades que não agregam valor ao produto será reduzido a praticamente zero. Assim, podem dizer que a fábrica do futuro terá as seguintes características:
Organização da produção: será concentrada na alta produtividade. As atividades que não agregam valor serão eliminadas.
Projeto dos produtos e dos processos: os projetos dos produtos são desenvolvidos juntamente com os processos em que serão fabricados. A engenharia simultânea será aplicada em larga escala, passando a ser lugar-comum em todas as empresas. Os produtos terão um menor número de componentes, o que diminuirá os riscos de falhas e os custos, sem que se perca a flexibilidade, pois os produtos serão modulados.

Layout: as fábricas grandes hoje existentes serão divididas em várias pequenas unidades, dentro da fábrica original, devidamente focalizadas, organizadas em células de produção, com elevado grau de automação. Serão comuns as \u201cilhas de automação\u201d.

Comunicação visual: as informações sobre produção, produtividade, objetivos atingidos e a atingir, porcentagem de refugos, entre outros, estarão dispostas em quadros espalhados por todas as instalações, para serem lidos, analisados e criticados por todos os colabores.

Posto de trabalho: será projetado tendo em vista os conceitos da ergonomia, procurando o conforto, bem-estar e segurança dos colabores.
Compromisso com o meio ambiente: a fábrica do futuro será ecologicamente correta, isto é, não será poluidora. Todas serão certificadas nos termos da ISSO 14000 ou normas correspondentes.

by Bruno Sousa