Buscar

Apol 2 Empreendedorismo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Empreendedorismo
O conceito de empreendedorismo sustentável define os negócios que combinam a geração de riquezas, emprego e renda, com o desenvolvimento social e ambiental. Em poucas palavras, significa realizar suas atividades e não prejudicar o meio ambiente. O empreendedor deve ser aquele que pensa e age em prol do desenvolvimento local sustentável (DSL).
Considerando as idéias do texto acima, avalie as afirmações a seguir:
 I. O empreendedor define como vai gerar valor para o cliente ou mercado que pretende atuar, bem como os valores e praticas que serão incorporadas ao conceito de negocio.
II. O conceito do DSL é considerado uma estratégia de apoio aos negócios, baseada nos conceitos de desenvolvimento e sustentabilidade, que respeite a diversidade cultural e que possa ser economicamente viável.
III. O DSL esclarece que o desenvolvimento é igual ao crescimento econômico, e o empreendedor pode buscar o seu lucro a qualquer custo.
IV. A sustentabilidade corporativa de um negócio está atrelada ao fato de que as ações do presente acabam por impactar no futuro das gerações, portanto é inevitável e fora do alcance tentar controlá-las.
É correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I e II apenas
Você acertou!
A alternativa I está correta porque menciona exatamente o conceito proposto pelo livro base p. 104, de como o empreendedor deve agir.
A alternativa II está correta porque é um breve resumo do conceito de sustentabilidade e desenvolvimento local sustentado.
A alternativa III está incorreta porque o crescimento e desenvolvimento não são iguais e que o empreendedor não deve buscar seu lucro a qualquer custo.
A alternativa IV está incorreta porque afirma ser inevitável e fora do alcance controlar os impactos ao meio ambiente. Podem até ser inevitáveis, mas é dever do empreendedor buscar mecanismos de controlá-los ou minimizá-las. De acordo com o livro base da disciplina- A caminhada empreendedora, capítulo 4, p. 102-104.
	
	B
	I e III apenas
	
	C
	III e IV apenas
	
	D
	I, II e IV apenas
	
	E
	II, III e IV apenas
�
Questão 2/5 - Empreendedorismo
O empreendedor, antes de mais nada, precisa ter em mente que o seu empreendimento trará consequências para a sociedade em geral, bem como para o meio ambiente. Nesse sentido, pensar o futuro é estar consciente de seu papel na sociedade, de maneira ética, com respeito aos valores como solidariedade, cooperação, comprometimento, inclusão e retorno econômico e social.
O texto acima apresenta algumas características do empreendedor sustentável, com base nisso, a melhor definição para o conceito é:
Nota: 20.0
	
	A
	Aquele que planeja e desenvolve o seu empreendimento com base em matérias primas recicláveis, que reutiliza água, recicla materiais e que vende produtos com selo de qualidade.
	
	B
	Aquele que adquire matérias primas de fornecedores devidamente certificados ambientalmente e com selos de garantia sobre seus produtos conforme legislação vigente.
	
	C
	Aquele que pensa sempre de forma holística, ou seja, empreendem com foco na conservação ambiental, na eficiência econômica e na equidade social, elementos que estão interrelacionados.
Você acertou!
A alternativa I está incorreta porque afirma categoricamente que o empreendedor planeja e desenvolve  ações voltadas a preservação do meio ambiente. A afirmativa gera uma obrigação.
A alternativa II está incorreta porque afirma que o fornecedor deve ser certificado ambientalmente, porém, isso não é uma obrigatoriedade conforme o conteúdo do livro.
A alternativa III está correta porque direciona para o conjunto de elementos que compõe o DSL (desenvolvimento sustentável local). p. 103
A alternativa IV está incorreta porque afirma haver uma exigência do empreendedor em relação aos seus parceiros e isso não é verdade.
A alternativa V está incorreta porque menciona o paradigma de consumo e desenvolvimento, porém de forma equivocada. O desenvolvimento e o consumo não andam juntos como prevê a alternativa.
De acordo com o livro base- A caminhada empreendedora, capítulo 4, p. 103
	
	D
	O empreendedor sustentável é aquele que exige dos seus parceiros a certificação verde de produtos independentemente da sustentabilidade dos seus negócios.
	
	E
	É aquele que produz para o consumo da sociedade pois sabe que o desenvolvimento e o consumismo andam juntos, e a demanda de produção necessita ser atingida.
�
Questão 3/5 - Empreendedorismo
Criar um novo negócio é um grande desafio, que aumenta com a preocupação por reduzir as discrepâncias sociais e ambientais deixadas pelo progresso. Assim, o empreendedor também tem um desafio bioético. Nesse sentido assinale a alternativa que apresenta de forma correta o que é a bioética.
Nota: 20.0
	
	A
	A bioética diz respeito à humanidade de cada ser humano.
Você acertou!
Na bioética, a preocupação diz respeito à humanidade de cada ser humano. Salles (2010) afirma que a bioética resgata a dignidade da pessoa, dando ênfase à qualidade de vida, e procura estabelecer a proteção da vida humana, ancorada na tolerância e solidariedade. (SCHNEIDER E BRANCO, 2012, p. 99).
	
	B
	A bioética é um manual de conduta para as organizações.
	
	C
	A bioética diz respeito ao planejamento do negócio.
	
	D
	A bioética está ligada ao estudo filosófico.
�
Questão 4/5 - Contabilidade Ambiental
Podem ser considerados ativos ambientais os bens e direitos da organização que direta ou indiretamente, estão destinados à atividade de gerenciamento ambiental ou que são dela proveniente (Yamaguchi, 2013).
Analise a proposição e marque a correta:
“Conta utilizada para o registro de perda do valor de direitos que tem por objeto bens físicos relacionados à preservação ou a recuperação ambiental, em decorrência de uso, ação da natureza ou obsolescência. ”
Trata-se de:
Nota: 0.0
	
	A
	Depreciação Acumulada Ambiental
Depreciação Acumulada Ambiental – Conta utilizada para o registro de perda do valor de direitos que tem por objeto bens físicos relacionados à preservação ou a recuperação ambiental, em decorrência de uso, ação da natureza ou obsolescência.
ANTONOVZ, Tatiana. Contabilidade Ambiental, Curitiba, Intersaberes, 2014 p. 112
	
	B
	Amortização Acumulada Ambiental
	
	C
	Exaustão Acumulada Ambiental
	
	D
	Intangível ambiental
�
Questão 5/5 - Empreendedorismo
Em termos de conceito, o Desenvolvimento Local Sustentado é considerado uma estratégia de apoio aos negócios, baseada nos conceitos de desenvolvimento e sustentabilidade. A sustentabilidade compreende a atividade que respeite a diversidade cultural e pode ser classificada em três esferas. Assinale a alternativa que apresenta de forma correta essas três esferas.
Nota: 20.0
	
	A
	Geração de valor econômico, responsabilidade social, responsabilidade ambiental
Você acertou!
A sustentabilidade compreende a atividade que respeite a diversidade cultural e pode ser assim classificada: economicamente viável, socialmente justa, ambientalmente correta. (SCHNEIDER E BRANCO, 2012, p. 104-105).
	
	B
	Funcionários, consumidores, sociedade
	
	C
	Acionistas, fornecedores, governo
	
	D
	Stakeholders, meio ambiente, parceiros
_1599985301.unknown
_1599985305.unknown
_1599985307.unknown
_1599985308.unknown
_1599985306.unknown
_1599985303.unknown
_1599985304.unknown
_1599985302.unknown
_1599985297.unknown
_1599985299.unknown
_1599985300.unknown
_1599985298.unknown
_1599985293.unknown
_1599985295.unknown
_1599985296.unknown
_1599985294.unknown
_1599985291.unknown
_1599985292.unknown
_1599985289.unknown
_1599985290.unknown
_1599985288.unknown
_1599985287.unknown

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes