Buscar

Tampões Biológicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tampões Biológicos
Os tampões Biológicos são aqueles encontrados nos seres vivos; na espécie humana, por exemplo há tampões capazes de manter o pH do sangue muito próximo de 7,4. Não são muitos os ácidos fracos que satisfazem este requisito. 
Os principais tampões são o fosfato, as proteínas e o bicarbonato.
O Fosfato constitui um tampão apropriado para valores de pH entre 5,8 e 7,8 porém a concentração deste tampão no plasma é muito pequena, tornando sua eficiência muito reduzida.
As proteínas presentes no plasma exercem efeito tamponante muito discreto. O único aminoácido que apresenta um grupo de pKa compatível como o tamponamento a pH fisiológico é a histidina( pKa=6,0). Ainda assim o efeito tamponante devido a este aminoácido é discreto, pois não é um aminoácido frequente nas proteínas plasmáticas.
O Sistema Bicarbonato tem um valor de pKa de 3,8, incompatível, portanto, com o tamponamento fisiológico. O Sistema bicarbonato apresenta, entretanto, uma característica peculiar: seu ácido (H2CO3) está em equilíbrio como Co2 dissolvido em água.
Esta reação pode processar-se rapidamente na ausencia de catalisadores; ainda assim sua velocidade é incompativel com as necessidades fisiológicas.
 Porém as Hemácias contem uma enzima, a anidrase carbônica (AC), uma das enzimas mais ativas que se conhece, capaz de acelerar a reação por um valor de aproximadamente 100 x.
Desta forma, o Co2 presente no plasma difunde-se pela membrana da hemácia e é eficientemente transformado em H2CO3 no seu interior. A sua dissociação é imediata.
Dúvidas enviem mensagens...

Outros materiais