Buscar

AVALIAÇAO PARCIAL GESTAO E LEGISLAÇAO AMBIENTAL PARA O PASSEI DIRETO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201703086793)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(CONSESP/2015 - DAE-Bauru - Eng. Ambiental) - Segundo a Organização das Nações Unidas  ONU, o conceito de desenvolvimento sustentável é:
		
	
	o de desenvolver de forma acelerada a industrialização do planeta para diminuir o uso do solo com agropecuária e com isso acabar com o desmatamento.
	 
	modelo de desenvolvimento econômico que não prejudique as gerações futuras, isto é, a busca do equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental.
	
	o de trocar as formas de produção atual por outras formas que não provoquem nenhum tipo de interferência no meio ambiente.
	
	o de aumentar a produção agropecuária e industrial num ritmo mais acelerado para que a produção seja maior que o consumo.
	
	o de diminuir o ritmo de desenvolvimento tecnológico e industrial para que o meio ambiente volte a crescer mais que a produção.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201702292186)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Gestão ambiental é, portanto, um_______________de responsabilidade do poder constituído, destinado a, com participação social, formular, implementar e avaliar políticas ambientais a partir da cultura, realidade e potencialidade de cada região, em conformidade com os princípios de desenvolvimento sustentável. Qual alternativa completa a frase?
		
	 
	processo político administrativo
	
	estratégia das políticas públicas somente
	
	organização não-governamental partidária
	
	organização empresarial jurídica
	
	planejamento individual primário
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201702679736)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A adesão do Brasil aos acordos ambientais multilaterais das primeiras décadas do século XX, praticamente não gerou nenhuma repercussão digna de nota na ordem interna do país. Tomando como critério a eficácia da ação pública e não apenas a geração de leis, pode-se apontar a década de 1930 como início de uma política ambiental efetiva (Barbieri, 2010). Dentre as iniciativas governamentais importantes desse período foi a criação do_______________________________, o primeiro Parque do Brasil.
		
	
	Parque Nacional do Caparaó
	
	Parque Nacional da Chapada Diamantina
	
	Parque Nacional da Tijuca
	
	Parque Nacional de Ilha Grande
	 
	Parque Nacional de Itatiaia
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201702738002)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Lei nº 6.938-81 que institui a Política Nacional de Meio Ambiente, necessita de dispositivos jurídicos para implementar efetivamente seus princípios. Dentre eles destacam-se o zoneamento ambiental, o EIA/RIMA e o Licenciamento que são denominados de:
		
	
	Gestão compartilhada
	
	Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL)
	
	Análise de ciclo de vida
	 
	Instrumentos da Política Nacional de Meio Ambiente
	
	Pilares da SUSTENTABILIDADE
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201703095353)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(FCC/2016 - Prefeitura de Campinas - Procurador) - O Poder Público adquiriu, por meio de venda e compra, um terreno pertencente a uma fábrica de fertilizantes desativada, para reforma e instalação de uma unidade produtora de vacinas, a cargo de um ente da Administração indireta. Durante a execução das obras, foi identificado um foco de contaminação no solo, situação que não fora identificada durante as providências e análises prévias à aquisição. Diante da divulgação da notícia, o Ministério Público instaurou inquérito civil para investigação do ocorrido e apuração de eventuais danos ambientais. Diante desse cenário, o Poder público
		
	
	deve pagar os custos da recuperação ambiental, na qualidade de usuário-pagador e principal responsável, em razão da titularidade do domínio, podendo mover ação de indenização em face do antigo proprietário, na qual caberá demonstrar a culpa pelos danos.
	 
	pode estar sujeito à recuperação dos danos ambientais, sem prejuízo da possibilidade do antigo proprietário ser solidariamente responsabilizado pelos danos ambientais que tiver causado.
	
	não pode ser responsabilizado, salvo por modalidade subjetiva, tendo em vista que o princípio do poluidor-pagador exige que o real causador seja instado a sanar os danos ambientais.
	
	tem responsabilidade exclusiva e integral pela recuperação ambiental da área, em razão da sucessão dominial operada, salvo se o contrato de venda e compra possuísse alguma disposição em sentido diverso.
	
	deve aderir ao polo ativo de eventual ação de indenização para busca do real causador dos danos ambientais e da proporcional reparação.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201702734988)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Entende-se por _______________________ toda agressão contra o meio ambiente causada por atividade econômica potencialmente poluidora, por ato comissivo praticado por qualquer pessoa ou por omissão voluntária decorrente de negligência (SIRVINSKAS, 2010).
		
	
	Restrição ambiental
	
	Responsabilidade ambiental
	
	Suspensão ambiental
	 
	Dano ambiental
	
	Direito ambiental
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201702679800)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Extrair de florestas de domínio público ou de preservação permanente pedra, areia, cal ou qualquer espécie de mineral é considerado crime contra a(o):
		
	
	Fauna
	 
	Flora
	
	Patrimônio histórico
	
	Patrimônio Cultural
	
	Patrimônio administrativo
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201702744223)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Como destaque da Lei de Crimes Ambientais estão:
		
	
	A responsabilidade das pessoas jurídicas, podendo excluir a responsabilidade das pessoas físicas, autoras, co-autoras ou participes do mesmo fato.
	
	As pessoas jurídicas somente serão responsabilizadas na esfera civil e as pessoas físicas serão responsabilizadas na esfera penal.
	 
	A possibilidade de responsabilização penal da pessoa jurídica, e também da pessoa física autora e co-autora da infração, e as medidas de controle da atuação de funcionários de órgãos de controle ambiental.
	
	As pessoas jurídicas somente serão responsabilizadas na esfera penal e as pessoas físicas serão responsabilizadas na esfera civil.
	
	A não possibilidade de responsabilização penal da pessoa jurídica, somente da pessoa física autora.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201703089705)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(FCC/2016 - SEGEP/MA - Procurador do Estado) - Expedida a Licença de Operação, o órgão ambiental:
		
	
	não poderá alterá-la.
	
	poderá suspendê-la somente quando houver violação ou inadequação de quaisquer condicionantes ou normas legais.
	
	não poderá cancelá-la.
	 
	poderá modificar suas condicionantes, desde que ocorra alguma das situações previstas em Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).
	
	poderá acrescer mais cinco anos a seu prazo de validade, passando a valer por quinze anos, desde que ocorra algumas das situações previstas em Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201702784487)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A(O) _____________________ é ato administrativo pelo qual o órgão ambiental competente, estabelece as condições, restrições e medidas de controle ambiental que deverão ser obedecidas pelo empreendedor pessoa física ou jurídica, para localizar, instalar, ampliar e operar empreendimentos ou atividades que utilizam os recursos ambientais, consideradas efetivas ou potencialmente poluidoras ou aquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental:
		
	 
	Licença ambiental
	
	Educação ambiental
	
	Relatório de Impacto Ambiental
	
	Relatório Ambiental Preliminar
	
	Princípio do Poluidor-Pagador

Outros materiais