Buscar

AV Fundamentos da Saúde Coletiva (Março 2014)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	
	
 
 Fechar
Avaliação: SDE0554» FUNDAMENTOS DA SAÚDE COLETIVA
Tipo de Avaliação: AV
Aluno:  - MARCOS MICELI LOPES
Professor:
FERNANDA MARA CAMPOS DE LEO
Turma: 9001/AA
Nota da Prova: 6,0        Nota de Partic.: 1        Data: 11/03/2014 18:10:03
�
 1a Questão (Ref.: 201101776740)
Pontos: 0,5  / 0,5
O conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições, constitui o SUS. A que órgãos e instituições estamos nos referindo?
 
federais, municipais e estaduais, dentre outras.
exclusivamente federais.
exclusivamente estadual.
exclusivamente municipais.
exclusivamente privadas
�
 2a Questão (Ref.: 201101776749)
Pontos: 0,5  / 0,5
O paciente necessita de um conjunto de necessidades de ações e serviços para garantir a sua saúde. Quais são as ações e serviços que são utilizados para a saúde?
 
Promoção,Proteção e Recuperação da Saúde.
Idade, sexo e fatores hereditários
Proteção, Recuperação e saúde perfeita.
Suporte social e comunitário
Promoção e Recuperação da Saúde.
�
 3a Questão (Ref.: 201101799185)
Pontos: 0,0  / 0,5
Identifique a década de criação do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) utilizado para unificar e executar as políticas de previdência e assistência, com uma participação ainda maior do Estado.
1970
1990
1950
 
1980
 
1960
�
 4a Questão (Ref.: 201101799186)
Pontos: 0,0  / 0,5
Identifique a década de criação do Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social (INAMPS), oferecendo maior cobertura da população (todos trabalhadores urbanos formalmente inseridos no mercado de trabalho e parte dos trabalhadores rurais).
 
1970
 
1960
1990
1950
1980
�
 5a Questão (Ref.: 201101776490)
Pontos: 0,5  / 0,5
Quanto à saúde pode-se dizer: I - É um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições dispensáveis ao seu exercício parcial. II - O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação. III - O dever do Estado não exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.
todas estão erradas
somente l e II estão corretas
 
somente II e III estão corretas
todas estão corretas.
somente l e III estão corretas;
�
 6a Questão (Ref.: 201101776729)
Pontos: 0,5  / 0,5
Ao conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administra¬ção direita e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público, denominamos de:
 
SUS
NOB
SNA
SVS
CBB
�
 7a Questão (Ref.: 201101776734)
Pontos: 1,0  / 1,0
A clássica concepção de cidadania social considera direito do cidadão e dever do Estado o trabalho, a moradia, a educação, a saúde, a cultura e a segurança social, bem como a garantia pública de condições mínimas de vida para todos. Com base nessa concepção, conclui-se que os direitos sociais
baseiam-se no princípio do empoderamento, que requer ausência de coações e, conseqüentemente, inexistência de domínio de uns sobre outros ou de um poder que constranja o cidadão
são um desdobramento dos direitos civis, constituindo um reforço à autonomia do cidadão de ir e vir, de pensamento e fé, bem como de firmar contratos e exigir proteção social particular
 
são distintos dos direitos individuais, exigindo, à diferença destes, o compromisso social do Estado e a mediação de políticas públicas na satisfação de necessidades coletivas
baseiam-se no princípio da liberdade, tendo em vista o fortalecimento da capacidade de escolha e de decisão do cidadão na provisão de seu bem-estar
são uma extensão dos direitos políticos, com vista a garantir ao cidadão a participação no poder político, na definição de políticas públicas e na escolha de seus governantes
�
 8a Questão (Ref.: 201101799201)
Pontos: 1,0  / 1,0
Identifique, dentre os princípios do SUS apresentados abaixo, aquele que se refere à universalidade:
Um único gestor responde por toda a rede assistencial na sua área de abrangência, conduzindo a negociação com os prestadores e assumindo o comando das políticas de saúde.
É a capacidade de dar uma solução aos problemas do usuário de forma adequada, no local mais próximo de sua residência ou encaminhando-o conforme o nível de complexidade.
Significa a garantia do fornecimento de um conjunto articulado e contínuo de ações e serviços preventivos, curativos e coletivos.
É um princípio de justiça social porque busca diminuir desigualdades. Isto significa tratar desigualmente os desiguais, investindo mais onde a carência é maior.
 
Cabe ao Estado garantir as condições indispensáveis ao seu pleno exercício e o acesso à atenção e assistência à saúde em todos os níveis de complexidade.
�
 9a Questão (Ref.: 201101796203)
Pontos: 1,0  / 1,5
Qual foi a principal preocupação da Organização Mundial da Saúde que foi criada, pouco após o fim da Segunda Guerra Mundial?
Resposta: A principal preocupação começou com a ideia, de dar um fim nos precários meios de tratamentos hospitalares, prestados principalmente a classe mais subalterna e com dificuldades financeiras, de acesso a lugares de atendimento. A desigualdade social refletia nos serviços de saúde, que não tinham nem condição a dar saúde básica decente. Sendo que, a Segunda Guerra mundial também influenciou pra que alguma atitude fosse tomada, diversos países sofreram com a falta de estrutura e meios de tratamento, tiveram que começar quase do zero, não somente referente a saúde, mas de uma forma geral tiveram que reconstruir seus países, em todos os setores sociais.
Gabarito: Preocupava-se em traçar uma definição positiva de saúde, que pudesse incluir fatores como alimentação, atividade física, acesso ao sistema de saúde e etc. O "bem-estar social" da definição veio de uma preocupação com a devastação causada pela guerra, assim como de um otimismo em relação à paz mundial ¿ a Guerra Fria ainda não tinha começado. A OMS foi ainda a primeira organização internacional de saúde a considerar-se responsável pela saúde mental, e não apenas pela saúde do corpo.
�
 10a Questão (Ref.: 201101796164)
Pontos: 1,0  / 1,5
Discorra sobre o direito à saúde como dever do Estado:
Resposta: O direito à saúde é um dever do estado, e um direito de todos, bem como a garantia mínima de condições de vida. Não se remete somente a saúde, mas também moradia, educação, saneamento básico, dentre outros. O Estado tem o dever de dar suporte, aos direitos sociais e políticas públicas, mas estes direitos sociais não podem ser confundidos com direitos individuais.
Gabarito: O direito à saúde, nos termos do art. 196 da CF, pressupõe que o Estado deve garantir não apenas serviços públicos de promoção, proteção e recuperação da saúde, mas adotar políticas econômicas e sociais que melhorem as condições de vida da população, evitando-se, assim, o risco de adoecer. A Constituição determina ainda, o acesso universal. Ou seja, garantir a saúde para "todos".
	
	
Período de não visualização da prova: desde 26/02/2014 até 18/03/2014.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes