Buscar

AD1 metodologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AD1 - 2018/2
DISCIPLINA: Metodologia da Pesquisa em Educação
Coordenação: Profa. Ms. Anelize Reynozo
Professor Tutor: André Nogueira
 
Prezados (as) alunos (as):
Esta é a sua primeira Avaliação a distância de Metodologia da Pesquisa em Educação.
Nosso objetivo, com esta avaliação, é ajudá-lo dialogar com os conceitos trabalhados até aqui, pensando na construção de um projeto de pesquisa.
1) Comente a citação abaixo de Rubem Alves, em seu primeiro capítulo do livro "Filosofia da Ciência", desconstruindo a oposição, ainda hoje fortemente estabelecida, entre o chamado senso comum e o denominado pensamento científico, especialmente se consideramos o campo da pesquisa em educação. (valor: até 3,0 pontos) 
“A aprendizagem da ciência é um processo de desenvolvimento progressivo do senso comum”. 
 	O senso comum e a ciência são métodos usados como forma de se compreender melhor o mundo, a fim de viver melhor e sobreviver. Obviamente existe diferença entre o conhecimento técnico/especializado e aquilo que as pessoas deduzem dos fatos.
As pessoas tendem a tirar conclusões sobre um acontecimento que se repete e muitas vezes estas não são verdadeiras, baseia-se no “achar que é assim” e isto é o senso comum; o achar sem provas, sem investigação. Senso comum é a vivência no cotidiano daquilo que você passou a conhecer através das pessoas mais velhas, sem ter nada comprovado apenas vivenciado. Em contrapartida, o conhecimento científico para ser denominado tal deve ser provado, testado corretamente. O que o torna aceitável. Porém isto não significa que seja imutável (pois acontece das descobertas científicas serem superadas por outras que vêm depois) mas pelo menos elas tem a garantia de serem estudadas profundamente o que não acontece com o senso comum. 
A aprendizagem se resume na manutenção e modificação de capacidades ou habilidades já pertencentes ao aprendiz. A característica do conhecimento científico é a de ser metódico e somente nesse sentido é que o grau de complexidade do conhecimento científico é diferente do saber ensino-aprendizado. A produção do saber refere-se à investigação científica; a apropriação do saber refere-se à educação e ao ensino. 
2) O autor Christian Laville afirma que : “a pesquisa não é complicada” e que o “essencial em pesquisa é saber delimitar um bom problema e inscrevê-lo num quadro de referência bem elaborado”. 
 
No entanto, antes mesmo de delimitar um problema de pesquisa, pedimos que pense em um tema de seu interesse (lembrando que ele será amadurecido nas disciplinas TCC1 e TCC2) e faça uma breve busca no Google Acadêmico (https://scholar.google.com.br/)
 
Relembrando a definição de Tema: Explica ao leitor o que se deseja investigar concretamente, enquadrando-o em uma área de interesse e estabelecendo um recorte específico do que se pretende pesquisar. Com base nisso:
 
Qual tema gostaria de explorar em seu trabalho de final de curso? Fale brevemente sobre ele. Por que o escolheu? O que o motiva? (valor: até 1,75 pontos)
O tema escolhido por mim para ser explorado no TCC é “A importância do brincar na Educação Infantil”. Na escola onde trabalho, vejo a importância das brincadeiras no desenvolvimento e no aprendizado das crianças, quando são usados métodos mais dinâmicos nesse processo. O que me motivou na escolha é a satisfação no olhar da criança e do professor quando esses métodos são realizados e alcançam o objetivo proposto.
b) Apresente aqui 05 (cinco) artigos que tenha encontrado no Google Acadêmico sobre seu tema. Guarde esses textos com você, pois precisará para construir o seu projeto de pesquisa. (valor: até 1,75 pontos)
1º Artigo – 
Título: A importância do brincar na Educação Infantil
Autores: Aline Fernandes Félix da Silva
 Ellen Costa Machado dos Santos 
2º Artigo – 
Título: O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O lúdico como estratégia educativa
Autores: Bruna Alessandra Silva Lima
3º Artigo – 
Título: O Brincar na Educação Infantil: Jogos, Brinquedos e Brincadeiras – Um Olhar Psicopedagógico
Autora: Fabiane das Neves Fantacholi
4º Artigo – 
Título: A Importância do Brincar na Educação Infantil: A Experiência do PIBID - PEDAGOGIA/UEL na Brinquedoteca
Autores: Ana Claudia Fernandes Lopes
 Emily Francisco Leandro
 Viviane Apª Bernardes de Arruda
 Anilde Tombolato Tavares da Silva
5º Artigo – 
Título: A importância do brincar na educação infantil para crianças de 3 a 4 anos
Autora: Jadiane Cristina Lobo
Algum referencial teórico (autor) comum a todos os cinco (05) artigos? Escreva aqui.
 O referencial teórico comum entre os artigos é o autor L. S. VYGOTSKY.
 
Seguem alguns exemplos de Temas para ajudá-lo a pensar
 
Tema 1: Ciências Naturais na Educação Infantil
Tema 2: O ensino da matemática nas séries iniciais
Tema 3: As tutorias presenciais na EAD
Tema 4: O material didático do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UNIRIO
Tema 5: A atuação do professor tutor a distância no Curso de Licenciatura em Pedagogia da UNIRIO
Tema 6: O uso da criatividade na educação infantil
Tema 7: O ensino de história com aula-passeio
 
3) Na questão acima você iniciou a prática de uma pesquisa bibliográfica.Segundo Fonseca (2002), 
 
A pesquisa bibliográfica é feita a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, páginas de web sites. Qualquer trabalho científico inicia-se com uma pesquisa bibliográfica, que permite ao pesquisador conhecer o que já se estudou sobre o assunto. Existem porém pesquisas científicas que se baseiam unicamente na pesquisa bibliográfica, procurando referências teóricas publicadas com o objetivo de recolher informações ou conhecimentos prévios sobre o problema a respeito do qual se procura a resposta (FONSECA, 2002, p. 32).
 
Acima, Fonseca (2002), afirma que “Existem porém pesquisas científicas que se baseiam unicamente na pesquisa bibliográfica procurando referências teóricas publicadas com o objetivo de recolher informações ou conhecimentos prévios sobre o problema a respeito do qual se procura a resposta” (...) (p.32) e Marília Freitas em seu artigo : “A pesquisa e a produção de conhecimento”, nos afirma que, 
 
“Nem toda pesquisa é bibliográfica, mas toda modalidade de pesquisa exige uma revisão bibliográfica” (Tozoni-Reis, 2010, p.28)) 
 
a) Em relação à pesquisa bibliográfica e a revisão bibliográfica, comente a afirmação acima,  de Marília Freitas Tozoni-Reis (2010) (valor: até 3,5 pontos)
Todas as modalidades de pesquisa exigem uma revisão bibliográfica; uma busca de conhecimentos sobre os fenômenos investigados na bibliografia especializada. Nem sempre a pesquisa bibliográfica está presente em todas as modalidades de pesquisa, ela tem como principal característica o fato de que o campo onde será feita a coleta dos dados é a própria bibliografia sobre o tema ou o objeto que se pretende investigar, sendo necessário assim buscar, nos autores e obras selecionados, os dados para a produção do conhecimento pretendido. 
Cabe ao pesquisador estabelecer uma estratégia de pesquisa bibliográfica que tanto facilite a identificação dos principais trabalhos em meio a uma quantidade grande de possibilidades que permeiam a produção científica mundial. A pesquisa bibliográfica, para os pesquisadores, é um dos problemas mais sérios a serem avaliados. Em função da disponibilidade dos bancos de dados bibliográficos e da profusão de artigos científicos, torna-se um grande dilema a escolha dos artigos mais adequados na construção da argumentação teórica fundamental às pesquisas e textos acadêmicos.

Outros materiais