Buscar

Plantio

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
Plantio 
de
 Pastagens
Bárbara Oliveira
Dlyelen Silva
Hannah Lacerda 
Lorraine Macedo
Marina Oliveira
Forragicultira
Prof:MÁRNISSON ALVES ARAÚJO
FACEB/2014 
*
*
*
 	As pastagens são a principal fonte de alimento para o rebanho, sendo capaz de fornecer nutrientes em qualidade, quantidade além do custo baixo. Para obter um bom plantio de pastagens é necessário ter conhecimento de todos os fatores ligados à topografia do terreno, textura do solo, nível de fertilidade, investimento em adubos e corretivos, espécie animal que irá utilizar o pasto, categoria animal e nível tecnológico da exploração. 
*
*
*
Preparo de solo para plantio de uma Pastagem . 
	Conhecer o tipo de solo que será plantado é o primeiro passo a ser dado, algumas características como presença de cascalhos e pedras, profundidade do solo, tipo de relevo, possibilidade de inundação, etc., são decisivas para a tomada de decisão na escolha da forrageira, de como plantar e como manejar. A umidade e o calor são importantes no momento do plantio, o qual deve ser realizado no início da estação das chuvas, o preparo do solo deve ser realizado no fim do período da seca, nos meses de agosto e setembro. 
*
*
*
	 Esse processo de preparação do solo inicia-se pela coleta de amostras para análise. Com os resultados, o técnico pode fazer recomendações de calagem (é a adição de calcário ou outra substância alcalina para corrigir a acidez excessiva de um solo) e adubação, será considerado também o tipo de capim escolhido para o plantio. 
*
*
*
As ações para o controle de erosão, como a construção de terraços e curvas de nível, devem ser executadas antes do processo de gradagem pesada, é muito importante esperar que o material vegetal incorporado ao solo pela aração apodreça antes do plantio; caso contrário, as sementes morrerão por causa dos efeitos da fermentação deste material. Seja qual for o método escolhido, o plantio deve possibilitar a distribuição uniforme das sementes por toda a área a ser formada. No caso de plantio em linhas ou em covas, o espaçamento entre elas deve ser o menor possível. 
Uma causa frequente de insucesso é o plantio de quantidades insuficientes de sementes. A boa regulagem do equipamento de plantio é uma forma de garantir que a quantidade certa de sementes seja plantada. 
*
*
*
*
*
*
Métodos de Plantio 
Plantio do tipo Convencional: 
	é o cultivo dos campos utilizando as técnicas tradicionais de preparo do solo exigindo que a terra seja arada e gradeada, para efetuar o plantio. Este método é adequado para terrenos planos a levemente ondulados e sem presença de tocos e pedras. Seguindo basicamente essa ordem: 
 Remoção da vegetação nativa (desmatamento); 
 Aração e gradagem; 
 Calagem; 
 Semeadura; 
 Adubação ; 
 controle fitossanitário (é o conjunto de medidas adotadas pela agricultura a fim de se evitar a propagação de pragas e doenças); 
*
*
*
*
*
*
Plantio direto:
 	É um sistema de manejo do solo onde a palha e os restos vegetais são deixados na superfície do solo, sem remover terra, seguindo a lógica das florestas, onde esses restos servem de adubo natural. O solo é revolvido apenas onde são depositadas sementes e fertilizantes. As ervas daninhas são controladas por herbicidas e não há o preparo do solo como e feito no plantio convencional. As vantagens são a redução no uso de insumos químicos e controle dos processos erosivos, já que diminui a infiltração da água, impedindo q o solo seja levado pela erosão, armazenando mais nutrientes. Porem o uso de agrotóxicos e maior nessa forma de plantio. 
*
*
*
*
*
*
Plantio de pastagem por semente: 
O produtor deve estar atento à previsão de chuvas regulares, para realizar o plantio em condições boas de umidade. A semente deve ser distribuída na superfície do solo e compactada utilizando-se rolos leves feitos de pneu ou tambores, para compactar e promover o contato da semente com o solo, ou ainda semeadoras. 
Se for necessário o adubo aplicado no plantio é somente o adubo fosfatado que pode ser misturado a semente no dia de plantio. 
*
*
*
	Caixa armazenadora de sementes (plantadeira)
*
*
*
Plantio por mudas: 
Como o tifton, por exemplo, depois da área gradeada, construir sulcos onde serão introduzidas as mudas (a uma profundidade de 15 a 20 cm) e cobri-las com terra. A umidade de solo imediata no plantio por muda é muito importante para o sucesso. 
*
*
*
Conclusão 
Como tudo na vida tem suas vantagens e desvantagens, com as pastagens não seria diferente. Por isso e importante todo um esforço, estudo e dedicação do produtor junto com o técnico especializado em relação ao solo, a escolha da melhor forragem para determinada realidade, sempre com muito bom senso e responsabilidade. Um solo bem implantado e um manejo correto juntamente com uma boa escolha da forragem aumentam e muito o sucesso do plantio. 
*
*
*
Bibliografia
 
www.alcancerural.com.br 
www.capitaldocampo.com.br/plantiodireto 
www.agricultura.gov.br/desenvolvimento-sustentavel/plantio-direto 
www.embrapa.br/agrobiologia

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais