Buscar

PEM PARTIDO ARQUITETÔNICO OK

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PARTIDO ARQUITETÔNICO
ESCOLA DE GASTRONOMIA
O objetivo é desenvolver um projeto destinado a Escola de Gastronomia. A área de intervenção situada entre as Ruas Benjamim Constant, Drº Thomaz Alves, Luzitana, Bernadino de Campos e também Av. Anchieta.
A ideia inicial é realizar um espaço aberto, tanto para os estudantes de gastronomia como para uso coletivo. Criando espaços privados para os estudantes deixando os ambientes humanizados. 
O originou-se o projeto, por meio da observação da área escolhida, no intuito de aproveitar ao máximo as paisagens proporcionadas pela Praça Largo das Andorinhas, e unir os volumes existentes próximos a área de intervenção, propondo um percurso que interligasse a praça ao projeto e gerasse uma interação com um todo.
O projeto sustentou como partido a implantação dos volumes em ângulos que favoreceram, promovendo uma volumetria atrativa para o tema proposto. O programa arquitetônico foi proposto por três pavimentos, para aproveitar a área disponível para o projeto, e que o volume não ultrapassasse o gabarito dos volumes existentes.
A implantação e a distribuição dos ambientes possibilitam acessos práticos à escola, serviços e para os alunos, como para entrada de veículos destinadas a serviços, que se dá pela rua Luzitana, onde efetuarão a carga e descarga das mercadorias, serão conferidas e encaminhadas para armazenamentos ou preparo. Foi proposto três entradas. 
No térreo foi proposto áreas de uso coletivo como, Bar Café, Mercadão, Loja de Vinhos e Lojas de Conveniências. Pavimento superior, Restaurante Italiano, de uso coletivo, O bloco da escola composto por dois pavimentos, o primeiro pavimento será para aulas teóricas, diretoria, sala de enologia, banheiros, o pavimento superior estão, a biblioteca, salas para aulas práticas, banheiros, vestuários. As cozinhas possuem uma câmara fria e depósitos, para o armazenamento de produtos que estão sendo confeccionados ou em andamento, feitos pelos alunos. 
Foi proposto elevador e rampas de acesso para o transporte de alunos e visitantes do local, para tornar acessível em todo o prédio, para usuários, como cadeirante, idosos, dentre outros. 
Os materiais empregados na construção da escola foram pensados para proporcionar o máximo aproveitamento de tempo e custos na sua execução, bem como na manutenção. Como concreto aparente, painel de alumínio, em baixo do espelho d’agua é um vidro que serve como entrada de luz, uso de cobogó. Pensando em uma Arquitetura diferenciada e sustentável. Os espaços vazios proporcionam aos usuários da escola, diferentes visões da praça Largo das Andorinhas, os unindo ao meio externo.

Outros materiais