A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
21 pág.
CONTABILIDADE E MERCADO DE TRABALHO - AULA 1 ATÉ AULA 10 - SIMULADOS

Pré-visualização | Página 5 de 7

todas as empresas operando no mercado brasileiro.
	
	Avaliar e certificar os modelos econômicos vigentes no Brasil. 
	Explicação: A CVM foi criada pela Lei nº 6.385/1976, com o objetivo de fiscalizar, normatizar, disciplinar e desenvolver o mercado de valores mobiliários no Brasil. 
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Considere as seguintes afirmativas:
I -   No Brasil, o CFC é o principal órgão regulador da Contabilidade. Adicionalmente, a CVM e o BACEN também emitem normas contábeis aplicáveis às entidades nos seus respectivos escopos de atividades.
II -  Os Conselhos de Contabilidade são entidades que têm como função fiscalizar o exercício profissional e estabelecer normas e princípios a serem seguidos por todos os profissionais da Contabilidade.
III - As Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) são traduzidas, analisadas e aprovadas pelo CPC, após o que são formalmente aprovadas pelo CFC.
Assinale a opção verdadeira:
		
	
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
	
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
	
	Apnas a afirmativa II está correta.
	Explicação: No Brasil, o CFC é o principal órgão regulador da Contabilidade. Adicionalmente, a CVM e o BACEN também emitem normas contábeis aplicáveis às entidades nos seus respectivos escopos de atividades. Os Conselhos de Contabilidade são entidades que têm como função fiscalizar o exercício profissional e estabelecer normas e princípios a serem seguidos por todos os profissionais da Contabilidade e as Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) são traduzidas, analisadas e aprovadas pelo CPC, após o que são formalmente aprovadas pelo CFC. Logo, todas as afirmativas estão corretas.
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	No setor público do Brasil, o processo de normatização da Contabilidade Pública é conduzido pelo(a):
		
	 
	Secretaria do Tesouro Nacional
	
	Secretaria de Orçamento Federal
	
	Secretaria Setorial de Normas Contábeis
	
	Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
	
	Ministério da Fazenda
	Explicação: A Secretaria do Tesouro Nacional é o órgão normatizador da Contabilidade do setor público.
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A emissão de normas contábeis por diferentes órgãos públicos gerou um arcabouço normativo confuso e desarmônico, que criou dificuldades para as entidades sujeitas à normatização contábil. Para promover uma harmonização democrática, que atenda às diferentes necessidades normativas, foi criado(a):
		
	
	O Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON) 
	
	A Autoridade Nacional de Regulamentação Contábil (ANRC)
	
	O Conselho Federal de Contabilidade (CFC)
	
	A Comissão de Valores Mobiliários (CVM)
	 
	O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC)
	Explicação: Para promover uma harmonização democrática, que atenda às diferentes necessidades normativas, foi criado o CPC, Comitê de Pronunciamentos Contábeis.
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A globalização é um processo de integração econômica, social, cultural e política, que tem como objetivo diminuir as barreiras existentes entre os países. Dentro desse contexto, a Contabilidade assumiu uma posição fundamental, tendo em vista que:
		
	
	É pautada por princípios e postulados de aplicação obrigatória e universal no que se refere a informações de natureza financeira, econômica e patrimonial
	 
	Trata dos elementos capazes de promover o entendimento comum das informações de natureza financeira, econômica e patrimonial
	
	Tem o poder normativo ao qual os países têm de se submeter, sob pena de serem julgados por tribunais internacionais
	
	Exige que as unidades organizacionais de uma empresa, independente do país em que esteja sediada, emitam todas as demonstrações contábeis
	
	É pautada por leis, decretos e normas de aplicação obrigatória e universal
	Explicação: A globalização é um processo de integração econômica, social, cultural e política, que tem como objetivo diminuir as barreiras existentes entre os países. Dentro desse contexto, a Contabilidade assumiu uma posição fundamental, porque trata dos elementos capazes de promover o entendimento comum das informações de natureza financeira, econômica e patrimonial.
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O CPC passou e exercer papel fundamental no processo de normatização da Contabilidade brasileira, atuando como representante dos interesses de diversas entidades para as quais as normas contábeis são fundamentais. É CORRETO afirmar que:
		
	
	Emite apenas normas relativas ao exercício da profissão contábil
	
	Foi criado pelo CFC e a ele está subordinado para regulação do mercado
	
	Está subordinado às seis entidades que o integram 
	 
	O CPC não pode emitir normas
	
	É a principal entidade emissora de normas no Brasil
	Explicação: O CPC passou e exercer papel fundamental no processo de normatização da Contabilidade brasileira, atuando como representante dos interesses de diversas entidades para as quais as normas contábeis são fundamentais, elabora pronunciamentos, mas não emite normas contábeis.
	Exercício: GST1682_EX_A8__V1 
	01/10/2018 21:45:16 (Finalizada)
	Aluno(a):
	2018.3 EAD
	Disciplina: GST1682 - CONTABILIDADE E MERCADO DE TRABALHO 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Com a globalização da economia, muitas organizações espalharam unidades por diferentes países e passaram a ser apropriadamente conhecidas como:
		
	
	Empresas de Funcionais.
	
	Entidades de capital aberto.
	 
	Entidades globalizadas. 
	
	Empresas de capital fechado.
	 
	Entidades multinacionais.
	
Explicação: Com a globalização da economia, muitas organizações espalharam unidades por diferentes países e passaram a ser apropriadamente rotuladas como ¿Multinacionais¿.
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Considerando a adoção pelo Brasil de normas contábeis alinhadas com padrões internacionais, é CORRETO afirmar que:
		
	
	As empresas brasileiras ¿ principalmente aquelas de capital aberto ¿ ficaram mais bem posicionadas na avaliação das agências de classificação de risco
	
	A Contabilidade tornou-se mais fácil para as empresas de todos os países, que passaram a compreender, de forma clara e objetiva, as informações contidas nas demonstrações contábeis emitidas por empresas brasileiras
	 
	O País passou a aplicar à Contabilidade tratamentos que permitem aos gestores dispor de informações contábeis de caráter gerencial, e não meramente voltadas para as questões fiscais
	
	As empresas brasileiras tiveram assegurada uma linha especial de financiamento junto ao Banco Mundial e ao Fundo Monetário Internacional
	
	 O governo brasileiro ficou em posição confortável diante da comunidade financeira internacional, demonstrando a intenção de dar total transparência às demonstrações contábeis emitidas pelas empresas de sua nacionalidade
	
Explicação: Considerando a adoção pelo Brasil de normas contábeis alinhadas com padrões internacionais o país passou a aplicar à Contabilidade tratamentos que permitem aos gestores dispor de informações contábeis de caráter gerencial, e não meramente voltadas para as questões fiscais.
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Marque a alternativa que indica o fenômeno gerou a necessidade de estabelecimento de um padrão contábil internacional.
		
	
	A edição da Lei nº 11.638/2007, que determinou a criação de um padrão contábil internacional
	
	Os prejuízos causados pelas fraudes contábeis descobertas em empresas norte-americanas na década de 1990
	 
	A globalização, que implicou a necessidade de informações padronizadas por parte dos mercados de capitais
	
	O movimento de padronização da Contabilidade, promovido pela

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.