A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
Ava de nutrição tema 6,7 e 8

Pré-visualização | Página 2 de 3

enfermeiro da equipe multiprofissional de terapia nutricional parenteral, de acordo com a Portaria 272, de 08/04/1998 da ANVISA, assinale a afirmativa INCORRETA:
Escolher uma resposta.
	
	a. Proceder ou assegurar a punção venosa periférica, incluindo a inserção periférica central. 
	
	
	b. Nenhuma das alternativas.
	
	
	c. Garantir o registro claro e preciso das informações relacionadas à evolução nutricional do paciente.
	
	
	d. Orientar o paciente, a família ou o responsável legal quanto à utilização e controle da TN.
	
	
	e. Assegurar que qualquer outra droga e/ou nutriente prescritos não sejam infundidos na mesma via de administração da nutrição parenteral, sem a autorização formal da equipe multiprofissional de terapia nutricional.
	
Resposta correta: Proceder ou assegurar a punção venosa periférica, incluindo a inserção periférica central.
Comentário resposta correta: A punção venosa de cateter central da nutrição enteral deve ser realizada por médicos em centro cirúrgico. Esse procedimento não pode ser realizado por enfermeiros. O enfermeiro deverá dar todo o suporte para o médico no centro cirúrgico.
Question2
(UFPR 2009) Como regra geral, a nutrição parenteral é necessária nos casos em que a alimentação oral normal não é possível, quando a absorção de nutrientes é incompleta, quando a alimentação oral é indesejável e, principalmente, quando as condições mencionadas estão associadas ao estado de desnutrição. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:
I. A nutrição parenteral deve ser usada rotineiramente, independentemente da situação de terminalidade do paciente.
II. A terapia nutricional parenteral deve ser iniciada quando sua duração é prevista por pelo menos sete dias.
III. A transição entre nutrição parenteral total e a alimentação oral deve ser gradual, sendo necessário o uso da nutrição enteral por sonda para permitir que o trato gastrointestinal se readapte ao processo digestivo.
IV. Nas situações em que a função gastrintestinal não se restabeleça em cinco dias após o tratamento, deve-se indicar a nutrição parenteral.
Assinale a alternativa correta:
Escolher uma resposta.
	
	a. Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
	
	
	b. Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
	
	
	c. Somente a afirmativa III é verdadeira.
	
	
	d. Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras. 
	
Resposta correta: Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
Comentário resposta correta: A nutrição parenteral deve ser administrada quando não há nenhuma outra possibilidade de alimentação do paciente e ainda existem chances de ele se recuperar. A nutrição parenteral deve ser realizada quando esse paciente permanecerá por pelo menos uma semana e quando já está em tempo prolongado em jejum.
Question3
Observe a figura a seguir:
Fonte: http://ebsco.smartimagebase.com/subclavian-catheter/download-one?id=28983960&mt=tmp&decIDs=5573#content. Acesso em: ago. 2014.
Assinale a alternativa que corresponde à via de acesso demostrada na figura e o tipo correto de nutrição parenteral:
Escolher uma resposta.
	
	a. Acesso: jugular, nutrição parenteral periférica.
	
	
	b. Acesso: subclávia, nutrição parenteral periférica.
	
	
	c. Acesso: subclávia, nutrição parenteral central. 
	
	
	d. Acesso: aorta, nutrição parenteral central.
	
	
	e. Acesso: jugular, nutrição parenteral central.
	
Resposta correta: Acesso: subclávia, nutrição parenteral central.
Comentário resposta correta: A nutrição parenteral central pode ser administrada por duas vias principais, sendo elas a subclávia e a jugular, que têm maior calibre e volume sanguíneo. Na figura, podemos verificar a demonstração de um acesso à via subclávia.
Question4
Ao realizar a infusão de solução parenteral periférica em um paciente, devemos primeiramente verificar a concentração da solução. Caso a solução tenha uma osmolaridade alta, pode causar uma complicação grave caracterizada por edema, trombose e dor no local. Essa complicação é chamada de:
Escolher uma resposta.
	
	a. Flebite. 
	
	
	b. Falácia.
	
	
	c. Flacidez.
	
	
	d. Facite.
	
	
	e. Fibrose.
	
Resposta correta: Flebite.
Comentário resposta correta: A flebite é uma inflamação de uma das camadas mais internas da veia, causando dor, edema, hiperemia do local e endurecimento por causa da formação de um coágulo. Ela pode surgir quando realizamos injeções ou acesso na veia para a aplicação de medicamentos ou nutrição parenteral e acabamos lesionando esse local internamente ou com a administração de dietas com osmolaridade alta.
Question5
O paciente que está em jejum por mais de 7 dias e é realimentado com alta concentração de nutrientes pode desenvolver reações adversas. Este quadro se caracteriza por uma manifestação de alterações hidroeletrolíticas, quando alimentamos pacientes severamente desnutridos. Caracteriza-se por alterações respiratórias, arritmias e falência cardíaca em poucos dias após a realimentação de um paciente desnutrido. Este quadro chama-se:
Escolher uma resposta.
	
	a. Síndrome da alimentação.
	
	
	b. Síndrome do jejum.
	
	
	c. Síndrome do ganho celular.
	
	
	d. Síndrome do roubo celular. 
	
	
	e. Síndrome do desnutrido.
	
Resposta correta: Síndrome do roubo celular.
Comentário resposta correta: Este quadro se caracteriza por uma manifestação de alterações hidroeletrolíticas quando alimentamos pacientes severamente desnutridos. É caracterizada por alterações respiratórias, arritmias e falência cardíaca em poucos dias após a realimentação de um paciente desnutrido. Quando o paciente desnutrido que estava em jejum por mais de 7 dias é realimentado com grande quantidade de nutrientes, pode acontecer um desequilíbrio entre os eletrólitos intra e extracelulares, podendo dificultar a contração cardíaca.
Question6
São indicações da utilização de nutrição parenteral exceto:
Escolher uma resposta.
	
	a. Paciente com edema de pulmão. 
	
	
	b. Pré-operatório de pacientes desnutridos.
	
	
	c. Íleo paralítico.
	
	
	d. Fístula digestiva de alto débito.
	
	
	e. Diarreia e vômitos intratáveis.
	
Resposta correta: Paciente com edema de pulmão.
Comentário resposta correta: Os pacientes que estão com edema de pulmão não podem receber alimentação via parenteral até sua completa recuperação pulmonar. A alimentação via parenteral pode sobrecarregar o edema pulmonar, piorando o estado de saúde do paciente
Aula tema 8
1(FUNDEPES 2012) Sobre micronutrientes (vitaminas e minerais), assinale a opção correta:
Escolher uma resposta.
	
	a. A vitamina C (ácido ascórbico) é uma vitamina lipossolúvel capaz de prevenir hemorragias, proteger os pulmões da ação dos resfriados e poluentes. Auxilia na absorção de ferro presente nos alimentos vegetais, mantém a integridade da pele e mucosas e auxilia na cicatrização, além de fortalecer o sistema imunológico. Possui ação antioxidante.
	
	
	b. O cálcio é um macromineral que não atua de forma significativa na construção de ossos e dentes, na coagulação sanguínea, não exercendo, também, papel importante na contração e no relaxamento muscular.
	
	
	c. A vitamina D é uma vitamina hidrossolúvel importante para a saúde dos ossos e é ativada sob a ação dos raios solares.
	
	
	d. A vitamina A é uma vitamina hidrossolúvel importante para a saúde da pele, dos olhos, dentes, cabelos e ossos. Ajuda no crescimento e aumenta a resistência de infecções em crianças.
	
	
	e. O ferro é um micromineral que está diretamente envolvido na função imunológica. É essencial para a formação e o transporte da hemoglobina, e tem um papel importantíssimo no transporte respiratório de oxigênio e gás carbônico. 
	
Resposta correta: O ferro é um micromineral que está diretamente envolvido na função imunológica, é essencial para a formação e o transporte da hemoglobina e tem um papel importantíssimo