Buscar

ATIVIDADE PARA AVALIAÇÃO – SEMANA 4 – POLÍTICAS EDUCACIONAIS E ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Prévia do material em texto

ATIVIDADE PARA AVALIAÇÃO – SEMANA 4 – POLÍTICAS EDUCACIONAIS E ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
TÉCNOLOGIAS ASSISTIVAS, LEGISLAÇÃO E MINORIAS SOCIAIS: RELATORIO 
A legislação brasileira é rica em leis que abordam e favorecem a inclusão dos alunos com deficiência, a começar por nossa Constituição Federal (1988), onde atesta no art. 205 que “A educação é um direito de todos”, portanto, nesse todos, estão incluídos todas as pessoas, com necessidades especiais ou não, e em seu art. 208, declara que é dever do Estado garantir que o atendimento educacional especializado a pessoas com necessidades especiais seja feito na rede regular de ensino, abrindo assim, as portas das salas regulares, a todos as crianças com necessidades especiais. Já em 1999/Decreto nº 3.298, dispõe sobre a Política nacional para a integração da pessoa portadora de deficiência. A educação especial é definida como uma modalidade transversal a todos os níveis e modalidades de ensino.
A Lei da Inclusão (13.146/2015) tem como objetivo um avanço nas políticas educacionais inclusivas, assim como a promoção do cuidado para com o aluno. Além disso, o Artigo primeiro da Lei Brasileira de Inclusão, busca a igualdade e exercício dos direitos fundamentais dos indivíduos com deficiência, cabendo a instituição escolar e o Governo promoverem medidas úteis para um melhor aproveitamento do ensino. 
Em função a tecnologia educacional, deixo aqui destacado que no plano do Direito Constitucional brasileiro, nota-se um relevante ponto de intersecção entre educação e tecnologia. A educação é direito social fundamental, assegurado nos arts. 6º e 205 da Carta Magna, onde reflete o direito a educação e a tecnologia; Sendo importante apresentar a necessidade de promoção humanística, científica e tecnológica, baseados na Constituição Federal, artigo 14.
Partindo deste ponto, vemos então a importância da inclusão social dos alunos com deficiência, assim como a introdução dos alunos junto das novas tecnologias de maneira coerente, sendo o ambiente escolar um veículo importante nessa transmissão, pois além de socializar o aluno ela também poderá incluir seu uso em elementos cotidianos como o auxílio à pesquisa por exemplo. 
Diante das leis da educação especial e da tecnologia na educação, temos as possibilidades de uso das tecnologias assistivas onde se trabalha com Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover Vida Independente e Inclusão. Os Recursos são todo e qualquer item, seja jogos, equipamento ou parte dele, produto ou sistema fabricado em série ou sob medida utilizado para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais das pessoas com deficiência. Os Serviços, são definidos como aqueles que auxiliam diretamente uma pessoa com deficiência a selecionar, comprar ou usar os recursos acima definidos como por exemplo fisioterapeuta, psicóloga, professores, etc.
Tantas leis, decretos, normas, resoluções e portarias não foram promulgadas para terem palavras bonitas num papel oficial, mas para que, realmente, ocorram mudanças no sistema educacional, a fim de que “o direito à igualdade de oportunidades e que defendemos enfaticamente, não significa um modo igual de educar a todos e, sim, dar a cada um o que necessita em função de seus interesses e características individuais. (CARVALHO, 2011, p. 35)
REFERÊNCIAS
CARVALHO, Rosita Edler. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: COM OS PINGOS NOS “IS”. Porto Alegre: Editora Mediação, 2011, 8ª ed.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D3298.htm - Lei no 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm - CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm - LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
https://jus.com.br/artigos/22819/tecnologias-educacionais-e-o-direito-a-educacao - Tecnologias educacionais e o direito à educação – Artigo escrito por Thiago Cássio D'Ávila Araújo em 10/2012.
http://www.assistiva.com.br/tassistiva.html

Continue navegando