Buscar

I FORUM DE PLANEJAMENTO EDUCACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

O planejamento escolar é uma atividade desafiadora e não deve ser vista como mera burocracia, é o momento apropriado para que todos os atores envolvidos no processo educacional estejam juntos para repensar a escola e sua missão, a atuação dos professores e quais finalidades desejam atingir. Não se restringe ao programa de conteúdo a ser ministrado em cada disciplina. Ele vai muito além. Está inserido dentro do plano global da escola, que inclui o papel social, as metas e seus objetivos.
 O planejamento participativo engloba todos os envolvidos no processo do planejamento das ações educativas, a escola, direção,supervisão,professores, pais, alunos e toda a comunidade escolar nas decisões da instituição. A finalidade é envolver todos os participantes para juntos estabelecerem metas, tomarem decisões, e participar ativamente e coletivamente de todo o processo educativo.
Um planejamento eficaz não fica apenas registrado no papel, requer que estejamos conscientes de nossas convicções, termos determinação sobre o rumo que queremos dar ao processo educativo como um todo. Bem como conhecimento das políticas educacionais vigentes e suas diretrizes para assim elaborar os planos educacionais, considerando as realidades e as peculiaridades de vivência. Considerando ainda, as condições escolares prévias dos alunos e verificando suas prontidões em relação aos objetivos que se pretende alcançar e aos conteúdos que serão trabalhados
O processo de planejamento é indissociável da educação, pois, permite organizar antecipadamente a ação didática, corrobora para a melhoria de todos os envolvidos no processo educativo, contribui para atingir os resultados desejados, a superar as dificuldades, controlar a improvisação, bem como contribui para a consecução dos objetivos estabelecidos com economia de tempo e eficácia na ação.
Diante do exposto, é possível construir, um projeto político pedagógico (PPP) juntamente com o coletivo escolar, . já que esse nasce da cultura atual, viva, produzida no seio da escola e de seus arredores, aliando-se politicamente à formação de uma nação democrática. a partir disso o professor deve assumir seu papel, planejar, e agora sim, de modo mais particular a melhor maneira para que aconteça na prática, e no dia a dia da sala de aula as intenções de ensino e de aprendizagem que fora planejado coletivamente no PPP da escola. 
Dessa forma, a escola cumpre seu papel, pois, ela é uma instituição de onde saem cidadãos que se habilitam a trabalhar e participar da cultura e dos destinos da comunidade e do país.
Referência
Cavalcante, Maria do Socorro Tavares Planejamento educacional / Maria do Socorro Tavares Cavalcante. - Recife: UPE/NEAD, 2011. 36 p. ISBN - 1. Planejamento educacional. 2. Planejamento escolar. 3. Educação. I. Universidade de Pernambuco – UPE. II. Título.
Pellegrini, Denise, NOVA ESCOLA, Paola Gentile. 2002. Disponível em:
https://novaescola.org.br/conteudo/1828/planejamento-um-ato-coletivo. Acesso em: 28 de ago.2018

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes