Buscar

Apol 1 Nota 100 VAldeir Psicologia e Comportamento Organizacional e Gestão Recursos Humanos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Apol 1 Valdeir
Questão 1/5 - Psicologia e Comportamento Organizacional
De acordo com Freud, o aparelho psíquico pode ser divido em id, ego e superego.
Nesse sistema topológico, o id é:
	
	A
	Parte do aparelho psíquico diretamente em contato com o meio externo.
	
	B
	Criado originalmente pelo ego.
	
	C
	O “juiz” de nossa atividade e pensamentos.
	
	D
	O conteúdo do que é herdado originalmente.
	
	E
	Local onde está localizada toda energia ou força que nos impulsiona a uma ação.
Questão 2/5 - Gestão de Recursos Humanos: Subsistemas de RH
Idalberto Chiavenato ressalta que o termo Administração de Recursos Humanos, restringe muito as pessoas, por tratá-las como meros recursos dentro da organização, ou seja, assim como existem os recursos financeiros e materiais, existem os recursos humanos e não pessoas. Algo parecido com o foi evidenciado durante a concepção e aplicação dos conceitos da Abordagem Clássica da Administração. Já a fundamentação da Gestão de Pessoas propõe considerar os indivíduos não mais como meros empregados e funcionários, e sim, tratá-los como parceiros, como colaboradores. Com base em estudos realizados à cerca dos processos gerenciais desenvolvidos no passado, sabemos que na verdade não é simplesmente o nome que se dá à estrutura que indica o que realmente as organizações irão fazer, mas ainda sim, o tipo de nomenclatura revela a concepção que a organização tem sobre as pessoas quanto a si mesma.
Sobre esse tema assinale a alternativa correta:
	
	A
	Houve apenas uma alteração de nomes mas os conceitos não mudaram.
	
	B
	É só uma questão de nomenclatura mas os conceitos são os mesmos.
	
	C
	O conceito Administração de RH surge como uma nova forma de tratar as pessoas.
	
	D
	Os conceitos mudaram . O que era antes uma relação oriunda de uma estrutura autocrática com o foco no comando e na obediência, evoluiu para uma relação mais participativa. Da mesma forma o antigo ”chefe”, transformou seu estilo, em liderança servidora  com uma radical mudança de foco e abordagem.
	
	E
	Administração de RH é apenas uma alteração que identifica a área que cuida das obrigações legais, admissões, apurações de freqüência, demissões e cálculos de rescisão de contratos.
Questão 3/5 - Psicologia e Comportamento Organizacional
Ao estudarmos o homem faz-se necessário vinculá-lo ao seu habitat e, por consequência a sua rede de relacionamentos. Sendo ele uma unidade integrada é preciso entendê-lo frente às dimensões que o compõem e que o tornam um ser único e distinto dos demais, sob a perspectiva das dimensões biológica, psicológica, social e espiritual.
Assim sendo, analise as definições abaixo e assinale aquela que apresenta corretamente o conceito da dimensão psicológica.
	
	A
	A dimensão psicológica diz respeito aos aspectos físicos do corpo: anatomia, a fisiologia, os sistemas muscular, digestivo, ósseo, hormonal, respiratório, as funções e disfunções dos diversos órgãos, a inter-relação desses sistemas. As necessidades fisiológicas estão aqui incluídas.
	
	B
	A dimensão psicológica relaciona-se ao sentimento de pertencer ao mundo, de ser uma parte do Universo, à noção da existência de forças maiores que o entendimento não pode ou tem dificuldade de apreender; é uma dimensão que ultrapassa a matéria tal como a conhecemos. É uma noção interna de transformação da forma de vida conhecida para outro plano que é intuído, mas nem sempre claro para as pessoas.
	
	C
	A dimensão psicológica refere-se aos aspectos ligados à personalidade do ser humano, manifestada no comportamento motivado por instâncias conscientes, pré-conscientes e inconscientes. Incluem-se nesta dimensão o pensamento, a memória, os raciocínios o contato e a expressão de sentimentos, emoções, desejos, vontades, necessidades de segurança, de auto-estima, de realização.
	
	D
	A dimensão psicológica está relacionada aos aspectos ligados à vida em grupo, enfocando os fatores econômicos, políticos, ideológicos e culturais.
	
	E
	Esta dimensão inclui, necessariamente, a interação e, consequentemente, todos os fenômenos que acontecem na interação entre pessoas e grupos. As necessidades de associação, de uma vida social estão aqui incluídas.
Questão 4/5 - Gestão de Recursos Humanos: Subsistemas de RH
Há hoje em dia uma incompatibilidade clara entre os reais problemas das organizações relacionados às questões de talentos e liderança e a forma como elas buscam enfrentar esses desafios. Desenvolver líderes e engajar profissionais são os grandes fatores-chave da gestão de pessoas. É essa a principal conclusão da pesquisa “Global Human Capital Trends 2014 – Engajando a Força de Trabalho do Século 21”. No Brasil, onde os resultados parecem ainda mais contundentes que em outros países da sondagem, 98% dos 40 representantes ouvidos no País acham que o desenvolvimento de liderança é um problema importante ou urgente. No entanto, 35% dos respondentes admitem não terem nenhum preparo ou iniciativa para enfrentar a questão internamente. (Disponível em: MUNDO CORPORATIVO No. 44 abril-junho 2014. pgs. 30-32 http://www2.deloitte.com/content/dam/Deloitte/br/Documents/conteudos/mundocorporativo44.pdf)
É um titulo adequado ao texto apresentado acima:
	
	A
	Talentos e liderança: nada a ver com as organizações.
	
	B
	Gestão de Pessoas e desenvolvimento de profissionais.
	
	C
	Engajamento profissional: fator irrelevante do sucesso das empresas.
	
	D
	Brasil não valoriza liderança.
	
	E
	Todas as empresas brasileiras promovem lideranças empresariais.
Questão 5/5 - Gestão de Recursos Humanos: Subsistemas de RH
Proporcionar competitividade à organização significa criar, desenvolver e aplicar as habilidades e as competências da força de trabalho. A função da Gestão de Pessoas é fazer com que as forças das pessoas sejam mais produtivas para beneficiar clientes, parceiros e empregados. Esta foi a crença que levou Walt Disney a construir a Disney a partir de sua própria equipe de pessoas. No nível macroeconômico, a competitividade é o grau em que uma nação pode, em condições livres e justas de mercado, produzir bens e serviços que sejam bem aceitos nos mercados internacionais, enquanto simultaneamente mantém os ganhos reais de seus cidadãos. Nessa definição, a palavra nação pode ser substituída pela palavra organização e a palavra cidadãos por pessoas (CHIAVENATO, 2010)
A partir da leitura analise as afirmativas abaixo:
 I - Competitividade organizacional é explorar ao máximo a força de trabalho.
II - A Gestão de Pessoas (GP) deve estar focada apenas na ampliação dos lucros da empresa.
III- Competitividade macroeconômica é ter forte presença nos mercados internacionais mantendo os ganhos dos trabalhadores da organização.
 
É CORRETO o que se afirma em:
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	I e III, apenas.
	
	C
	II, apenas.
	
	D
	III, apenas.
	
	E
	I, II e III.

Outros materiais