A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Liderança Situacional e coaching

Pré-visualização | Página 1 de 1

Liderança Situacional
Neste estilo de liderança considera-se diferentes níveis de maturidade e desenvolvimento das pessoas.Os lideres são capazes de reconhecer a maturidade e a motivação do liderado, e adaptar o seu comportamento a capacidade e empenho de cada um .
Neste processo a quatro estágios de maturidades a ser desenvolvido pelo líder
P1.Liderados inexperientes e não tem competência; 
P2. Liderados já possuem um pouco de experiência e motivação;
P3. Liderados possuem níveis de experiências elevado, mas estão desmotivados;
P4. Liderados com muita experiência e motivados.
De acordo com estes níveis o líder vai atuar de maneira correspondente , o qual denomina-se:
E1. Como direcionador;
E2. Como orientador;
E3. Como apoiador;
E4. Delegando novas responsabilidades e desafios.
Na liderança Situacional à vantagens e desvantagens.
A vantagem neste tipo de liderança é a flexibilidade na atuação , a otimização do tempo do gestor e desenvolvimento da maturidade de equipe e líder.
A desvantagem é a falta de padronização, dependência do domínio do líder e o processo longo de desenvolvimento do time por envolver diversas variáveis.
A liderança situacional funciona muito bem para empresas que conseguem acompanhar o ritmo da globalização e as inovações tecnológicas . 
É necessário contar com lideres flexíveis e bem preparados, aptos para atuar em diversos cenários .
Liderança Coaching:
Na liderança coaching, o foco de líder é desenvolver o potencial de cada um. O líder que atua nesse estilo possui a capacidade de identificar competências e habilidades de cada colaborador e trabalhar o seu desenvolvimento, estimulando a autoconfiança e visão de futuro.
Vantagens :
O líder foca na performance dos indivíduos, trabalha a cooperação e compromisso dos membros do time, feedbacks constantes para que o liderado esteja consciente e comprometido com o aumento de sua performance, por fim o desenvolvimento continuo de lideres e liderados.
Desvantagens:
Não funciona quando os integrantes da equipe não estão dispostos a se dedicar ao desenvolvimento e mudanças de comportamentos. Exige que os lideres dediquem mais tempo ao desenvolvimento da sua equipe, também acaba comprometendo resultados de curto prazo para o alcance de resultados posteriores.
É um estilo que funcionará bem para negócios dispostos a investir no capital humano. É preciso que existam líderes dispostos se dedicar ao desenvolvimento do seu time e ao seu próprio.A liderança coaching, no longo prazo, pode trazer grandes benefícios para as empresas e seus colaboradores.
O coaching baseia-se em estudos de diversas áreas e utiliza ferramentas cientificamente comprovadas para ajudar no desenvolvimento de novas habilidades, autoconhecimento e no alcance de metas e objetivos.
Contar com esse profissional no ambiente de trabalho pode ajudar muito a desenvolver líderes mais flexíveis e com um maior leque de ferramentas ao seu dispor para motivar e gerir as equipes.  
 O coaching pode ajudar os profissionais de uma empresa a desenvolver e exercitar essas habilidades importantes, tanto para seu desenvolvimento quanto para os resultados finais do negócio.
https://www.sbcoaching.com.br/blog/lideranca-e-coaching/estilos-de-lideranca/
.