Buscar

SISTEMA LÍMBICO - NEUROLOGIA/NEUROANATOMIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ÁREAS ENCEFÁLICAS RELACIONADAS COM AS EMOÇÕES: O SISTEMA LÍMBICO
 O sistema límbico é definido como um sistema relacionado fundamentalmente com a regulação dos processos emocionais e do sistema nervoso autônomo constituído pelo lobo límbico e pelas estruturas subcorticais a ele relacionadas
Coube a Hess provar a existência de um centro de comportamento, especialmente o comportamento emocional. O sistema límbico vai controlar tanto o comportamento, quanto as emoções. Ele é formado por estruturas tanto corticais, constituídos de áreas de associação terciárias, e componentes subcorticais. 
As estruturas corticais vão formar um anel de estruturas que formam o CIRCUITO DE PAPEZ, esse anel é composto por 4 partes: o giro do cíngulo, o istmo do giro do cíngulo, o giro parahipocampal e o úncus. 
Já as estruturas subcorticais são 5, corpo amigdaloide (centro da agressividade), área septal (centro do prazer), hipocampo (centro da memória remota), núcleos hipotalâmicos e núcleos anteriores do tálamo (relacionados as vias aferentes).
	ESTRUTURAS CORTICAIS
	ESTRUTURAS SUBCORTICAIS
	Istmo do giro do cíngulo
Giro do cíngulo
Giro parahipocampal
Úncus
	Hipocampo
Núcleos anteriores do tálamo
Corpo amigdaloide
Núcleos hipotalâmicos
Área septal
COMPONENTES DO SISTEMA LÍMBICO
COMPONENTES CORTICAIS
Giro do cíngulo: contorna o corpo caloso, ligando-se ao giro parahipocampal pelo istmo do giro do cíngulo, é percorrido por um feixe de fibras: fascículo do cíngulo. A ablação do giro do cíngulo (cingulectomia) em animais agressivos os deixou dóceis. A secção das fibras do fascículo do cíngulo (cingulotomia) já foi usada para o tratamento de ansiedade, de depressão e de dor devida a metástases.
Istmo do giro do cíngulo
Giro parahipocampal: situado na face inferior do lobo temporal.
Úncus 
COMPONENTES SUBCORTICAIS
Área septal: situada abaixo do rostro do corpo caloso, anteriormente a lâmina terminal e a comissura anterior, a área septal compreende grupos de neurônios de disposição subcortical conhecidos como núcleos septais. Lesões bilaterais da área septal em animais causa a chamada “raiva septal”, caracterizada por hiper-reatividade emocional, ferocidade e raiva, havendo também aumento da sede. Se configurando ainda como o centro de prazer do cérebro.
Hipocampo: eminência alongada e curva que no homem se situa no assoalho do corno inferior dos ventrículos laterais, acima do giro parahipocampal. Quando este é lesado pelo vírus da raiva há aumento da reatividade emocional. Lesões bilaterais no hipocampo são responsáveis por aumento da atividade agressiva, além deste participar no fenômeno da memória.
Corpos amigdalóides: também chamado de núcleos amigdaloides, é um dos núcleos da base, situam-se no lobo temporal, próximo ao úncus e em relação com a cauda do núcleo caudado. Lesões ou estimulações desta área resultam em alterações do comportamento alimentar (afagias ou hiperfagias) ou da atividade das vísceras.
Lesões da amigdala resultam em domesticação de animais associado com quadro hipersexual. 
Lesões bilaterais do corpo amigdaloide resultam em considerável diminuição da excitabilidade emocional de indivíduos portadores de distúrbios de comportamento, manifestados pela agressividade.
Por outro lado, a estimulação dos corpos amigdaloides desencadeia comportamento de defesa e fuga, associados a agressividade.
Focos epiléticos da região amigdaliana do lobo temporal frequentemente associam-se a um aumento da agressividade social. 
Núcleos anteriores do tálamo: situam-se no tubérculo anterior do tálamo, recebem fibras dos núcleos mamilares e projetam-se para o giro do cíngulo.
Núcleos hipotalâmicos: recebem fibras do hipocampo que chegam pelo fórnix e se projetam para os núcleos anteriores do tálamo (fascículo mamilo-talâmico), principalmente, e para a formação reticular (fascículo mamilo-tegmentar).
	SÍNDROME DE KLUVER E BUCY
Esses autores fizeram uma ablação bilateral da parte anterior dos lobos temporais, lesando algumas áreas do sistema límbico, como o hipocampo, o giro parahipocampal e o corpo amigdaloide, as alterações registradas elucidam tais pontos:
a) Domesticação completa dos animais, antes agressivos.
b) Perversão de apetite, eventualmente, os animais passam a se alimentar de coisas que antes não se alimentavam.
c) Agnosia visual representada pela incapacidade de reconhecer coisas que antes lhe causavam medo.
d) Tendência oral de levar a boca todos os objetos encontrados.
e) Tendência hiperssexual, que leva os animais a tentares continuamente realizar ato sexual com animais de mesma espécie ou de espécies diferentes, assim como masturbação contínua.
CONEXÕES DO SISTEMA LÍMBICO
CONEXÕES EXTRINSECAS: as estruturas do sistema límbico têm amplas conexões com diversas partes do sistema nervoso central, destacando as conexões recíprocas que mantêm com o hipotálamo.
CONEXÕES AFERENTES: as emoções são desencadeadas pela entrada no sistema nervoso central de determinadas informações sensoriais, todas as modalidades de informações tem acesso ao sistema límbico, porém não diretamente, elas são antes processadas nas áreas corticais e penetram no sistema límbico por vias que chegam ao giro para-hipocampal, onde passam ao hipocampo, ganhando o circuito de Papez. Exceto as informações olfatórias, que já fazem parte da área cortical de projeção para o giro para-hipocampal e corpo amigdaloide.
Também as informações relacionadas com a sensibilidade visceral têm acesso ao sistema límbico, seja diretamente, através das conexões do núcleo do tracto solitário com o corpo amigdaloide, seja indiretamente, via hipotálamo. 
CONEXÕES EFERENTES: são importantes porque através delas esse sistema participa dos mecanismos efetuadores que desencadeiam o componente periférico e expressivo dos componentes emocionais, essas funções são exercidas através de conexões que o sistema límbico mantém com o hipotálamo e com a formação reticular do mesencéfalo. O hipotálamo é chamado de “braço executivo” do sistema límbico, já as conexões com a formação reticular se fazem basicamente através de três sistemas de fibras:
B1) Feixe prosencefálico medial: principal via de ligação do sistema límbico com a formação reticular, neste feixe há fibras que percorrem nos dois sentidos o hipotálamo lateral, onde muitas delas terminam.
B2) Fascículo mamilo-tegmentar: feixe de fibras que nascem nos núcleos mamilares e seguem até a formação reticular do mesencéfalo.
B3) Estria medular: se origina principalmente na área septal e terminam nos núcleos habenulares do mesencéfalo, se projetando até a formação reticular.
CONEXÕES INTRÍNSECAS: os diversos componentes do sistema límbico mantêm entre si numerosas e complexas intercomunicações. A mais conhecida é o CIRCUITO DE PAPEZ, circuito fechado que reúne diversas estruturas: hipocampo, fórnix, corpo mamilar, fascículo mamilo-talâmico, núcleos anteriores do tálamo, cápsula interna, giro do cíngulo, giro para-hipocampal e novamente hipocampo, fechando o circuito. Há evidências que este circuito está envolvido no mecanismo de memória. O corpo amigdalóide e a área septal, embora não façam parte do circuito de Papez, se ligam a ele em diversas partes.
CIRCUITO DE 
PAPEZ
PARTICIPAÇÃO NOS MECANISMOS DE MEMÓRIA
A memória recente depende do sistema límbico, que está envolvido nos processos de retenção e consolidação de informações novas e possivelmente também em seu armazenamento temporário e transferência para áreas neocorticais de associação para armazenamento permanente. 
Estudos mostram que a remoção bilateral de parte do lobo temporal, contendo o hipocampo gera amnésia anterógrada, tornando os pacientes incapazes de memorizar eventos ou informações surgidas depois do ato cirúrgico. Tipicamente há também sintomas de amnésia retrógrada, mas curiosamente, depois de um certo ponto no passado todos os fatos podem ser lembrados. Assim, a destruição do hipocampo em macacos gera um quadro de amnésia moderada, que se torna muito mais grave quando se destróitambém o corpo amigdaloide.
SÍNDROME DE KORSAKOFF: resulta da degeneração dos corpos mamilares em consequência de alcoolismo crônico e na qual a amnésia anterógrada é o sintoma mais importante.
DOENÇA DE ALZHEIMER: perda gradual da memória recente, seguida de fases mais avançadas de uma completa deterioração de todas as funções psíquicas com amnésia total, os problemas de memória se devem a dois fatores principais: degeneração dos neurônios colinérgicos do núcleo basal de Meynert e degeneração seletiva de dois grupos de neurônios do sistema límbico, um deles localizado no hipocampo e outro no giro parahipocampal. Essas lesões levam a um total isolamento do hipocampo, com consequências sobre a memória que equivalem às que vimos para os casos de ablação do hipocampo.

Outros materiais