A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
PROVA Planejamento Estratégico Avaliação Final Objetiva Individual Semipresencial peso3

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Planejamento Estratégico (ADM23)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:431889) ( peso.:3,00)
	Prova:
	7619066
	Nota da Prova:
	10,00
Gabarito da Prova:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada
Parte superior do formulário
	1.
	Dentre as estratégias organizações adequadas ao cenário de desenvolvimento de uma empresa, a estratégias de maior de destaque corresponde à estratégia de diversificação. Estratégias de diversificação consistem em estratégias que tem como objetivo central investir na produção de novos produtos ou serviços e destinados a diferentes mercados. Com relação às estratégias organizacionais de diversificação, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A diversificação vertical ocorre quando a empresa decide concentrar seu capital em empresas similares ao negócio inicial.
	 b)
	A diversificação concêntrica está relacionada à diversificação da linha de produtos por meio do aproveitamento dos recursos existentes.
	 c)
	A diversificação horizontal corresponde à decisão da empresa em produzir novos produtos relacionados ao produto final que ela já produz.
	 d)
	A diversificação conglomerada ocorre quando a organização decide diversificar seus negócios por meio do aproveitamento dos recursos existentes.
	2.
	Por meio do benchmarking, as empresas procuram pontos referenciais de produtos, processos e modelos de gestão que sirvam como sujeitos de comparação entre os concorrentes e do ambiente da indústria na qual a empresa está inserida. Analise as sentenças a seguir:
I- Considera-se como benchmarking a análise comparativa de processos de gestão, produtos e/ou serviços de uma organização perante as outras organizações do mesmo setor.
II- Considera-se como benchmarking a análise do ambiente externo e interno dos modelos de gestão e aprimoramento competitivo do marketing e da produção perante as necessidades e as oportunidades da empresa.
III- O que faz e produz eficientemente uma empresa é a concorrência. Para serem competitivas, as empresas devem se manter pesquisando e inovando.
IV- As empresas devem focar nos seus processos de marketing e produção para assim aprimorar e inovar seus produtos/serviços, sem a necessidade de observar o desempenho da concorrência.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	3.
	Dentro das forças do ambiente externo, podemos observar as variáveis e tendências econômicas que nos últimos anos vêm apresentando oscilações drásticas, gerando grandes impactos às perspectivas da atividade empresarial. Sobre esses impactos, analise as sentenças a seguir:
I- A alta dos juros e a diminuição do crédito gera problemas na capacidade de procurar recursos monetários necessários às atividades empresariais.
II- O planejamento operativo da produção impacta na capacidade de ofertar maiores volumes no mercado.
III- Uma queda na atividade econômica gera uma reestruturação do poder aquisitivo das classes sociais, gerando impacto negativo às vendas das empresas.
IV- A instabilidade da taxa de câmbio afeta as projeções de custos dos insumos importados das empresas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	4.
	Planejamento estratégico é um processo que consiste na análise sistemática dos pontos fortes (competência) e fracos (incompetência ou possibilidades de melhoria) da organização, e das oportunidades e ameaças do ambiente externos, com o objetivo de formular (formar) estratégias e ações estratégias com o intuito de aumentar a competitividade e seu grau de resolutividade (PEREIRA, 2010). Sobre os objetivos do planejamento estratégico, analise as sentenças a seguir:
I- Levar a organização a atingir a resolutividade e aumentar a competitividade.
II- Manter os potenciais de competitividade da organização e diminuir os riscos de tomar uma decisão errada.
III- Integrar decisões isoladas das áreas funcionais da organização (Finanças, Recursos Humanos, Produção e Serviço e Marketing, Vendas ou Comercial) em um plano único e consistente com a estratégia global da organização.
IV- Manter o ambiente sustentável, apresentando resultados pontuais no longo prazo com a coordenação dos esforços e energias, linearmente.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: PEREIRA, M. F. Planejamento estratégico: teorias, modelos e processos. São Paulo: Atlas, 2010.
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	5.
	Segundo Kaplan e Norton (1997), no objetivo de qualquer sistema de mensuração, deve-se motivar os executivos e funcionários a adotarem de forma irrestrita a estratégia da sua unidade de negócios. Neste sentido, por que devemos elaborar um BSC? 
I- Porque o BSC apresenta uma visão do futuro da empresa para toda a organização, criando uma visão compartilhada para todos os setores de um único objetivo e foco. 
II- Porque o BSC apresenta um modelo de interação das estratégias, mostrando a todos os funcionários como podem contribuir para o sucesso organizacional. 
III- Porque o BSC foca seus esforços na continuidade dos processos e preserva a elaboração do plano inicial perante as necessidades de mudanças. 
IV- Porque o BSC foca uma visão apenas dos processos operacionais da organização.
FONTE: KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. A estratégia em ação: Balanced Scorecard. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	6.
	Conforme Luz (2009), a cultura organizacional de qualquer empresa é composta por quatro elementos: rituais, valores, tabus e mitos. Cada um desses elementos descreve o "modo de ser" da organização e de seus membros. Sabendo que a cultura organizacional é constituída por esses quatro elementos, qual deles corresponde às histórias imaginárias empregadas para reafirmar às crenças da organização entre os membros? 
FONTE: LUZ, R. Gestão do clima organizacional. 4. reimp. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2009.
	 a)
	Tabus.
	 b)
	Mitos.
	 c)
	Rituais.
	 d)
	Valores.
	7.
	Para uma boa gestão, é necessário observar e tomar ações sobre o ambiente externo para contornar e superar as ameaças, assim como aproveitar as oportunidades vindas do ambiente externo. Quais as forças vindas do ambiente externo? Estas podem vir de mudanças governamentais e econômicas, mudanças de comportamento dos clientes ou dos fornecedores etc. Considerando o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Ameaças.
II- Oportunidades.
(    ) Aumento da inflação do último ano representou um aumento de 15% na folha de pagamento e aumento geral dos insumos em 10%.
(    ) Aumento de renda da população do último ano representou a entrada de mais de 3.000.000 de novos consumidores ao mercado massivo da classe média do Brasil.
(    ) Uma  empresa produz fogões e lavadoras simples para a classe social de renda baixa, mas com o aumento da renda, esse público-alvo está mudando suas preferências para fogões e lavadoras de roupa menos simples. Mudanças comportamentais do consumidor.
(    ) Uma empresa importa a maioria de seus insumos, vindos de diversos fornecedores da Ásia e de países membros do Mercosul. Houve valorização forte da moeda nacional, o real, perante as outras moedas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - I - II.
	 b)