Resumão Av1 e Avs de Administração e Gerência em Enfermagem.docx
33 pág.

Resumão Av1 e Avs de Administração e Gerência em Enfermagem.docx


DisciplinaAdministração e Gerencia de Enfermagem360 materiais211 seguidores
Pré-visualização9 páginas
1a Questão
	
	
	
	
	"Neste modelo, não existe uma linha correta de Administração, tudo depende diretamente de fatores externos". Esse texto corresponde a:
		
	
	Linha funcional
	
	Linha de relações humanas
	
	Linha dos sistemas
	 
	Linha contingencial
	
	Linha da tomada das decisões
	
Explicação:
A Teoria da contingência ou Teoria contingencial enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo. Tudo depende. A abordagem contingencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. As variáveis ambientais são variáveis independentes, enquanto as técnicas administrativas são variáveis dependentes dentro de uma relação funcional. Na realidade, não existe uma causalidade direta entre essas variáveis independentes e dependentes, pois o ambiente não causa a ocorrência de técnicas administrativas. Em vez de relação de causa e efeito entre as variáveis do ambiente (independentes) e as variáveis administrativas (dependentes), existe uma relação funcional entre elas. Essa relação funcional é do tipo "se então" e pode levar a um alcance eficaz dos objetivos da organização.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A Administração pode ser encontrada em diferentes cenários, mas ainda assim, procura, conforme cada princípio, estabelecer um modo de se alcançar objetivos específicos através:
		
	
	Funcional
	
	Relações Humanas
	
	Sistemas
	 
	Tomada de decisão
	
	Ações empíricas.
	
Explicação:
Tomada de decisão é um processo cognitivo que resulta na seleção de uma opção entre várias alternativas. É amplamente utilizada para incluir preferência, inferência, classificação e julgamento, quer consciente ou inconsciente.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	"Foi um polímata que contribuiu na área administrativa com o desenvolvimento da Teoria da Tomada de Decisões". Este texto refere-se a:
		
	
	Henry Fayol
	
	Adam Smith
	
	F. Taylor
	 
	Herbert Simon
	
	Henry Ford
	
Explicação:
A Teoria das Decisões nasceu com Herbert Simon, um emblemático da Escola Comportamental da Administração Convencional e da Escola Cognitiva do Pensamento Estratégico ¿ Prêmio Nobel de Economia em 1978 ¿ influenciando os seguidores com a visão que o mundo é grande e complexo, ao passo que o cérebro humano e sua capacidade de processamento de informações são altamente limitados.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	"Administração é um processo distinto, que consiste na departamentalização e racionalização do trabalho". Essa definição da administração pertence a: 
		
	 
	Linha das relações humanas
	
	Linha contingencial
	 
	Linha Funcional
	
	Linha da tomada das decisões
	
	Linha dos sistemas
	
Explicação:
A linha funcional corresponde às teorias clássica e científica e burocrática da administração.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Para Fayol a administração se desenvolve para o alcance de objetivos e estabeleceu dois critérios fundamentais para se alcança-los. Um deles se baseia na própria definição de administração (I) e outro critério se baseia na concepção de que só se alcança os objetivos limitando ação das pessoas e dividindo o trabalho (II). A partir destas afirmações quais estão corretas?
		
	 
	I e II
	
	Apenas a I
	
	Ambas estão incorretas
	
	Apenas a II
	
Explicação:
A Teoria Clássica da Administração foi idealizada por Henri Fayol. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência. 
Fayol relacionou 14 princípios básicos que podem ser estudados de forma complementar aos de Taylor, entre eles: 
Divisão do trabalho - Especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim, favorecendo a eficiência da produção aumentando a produtividade.
Autoridade e responsabilidade - Autoridade é o direito dos superiores darem ordens que teoricamente serão obedecidas. Responsabilidade é a contrapartida da autoridade.
 
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Na maioria das instituições de saúde, a enfermagem geralmente está organizada em uma estrutura rigidamente hierarquizada mediante subordinação integral de um indivíduo a outro. Nesses casos, as relações interpessoais e as pessoas não são devidamente consideradas e as propostas de trabalho resultam em atividades rotineiras com avaliações exclusivamente quantitativas. Essas características da organização resultam na aplicação de um modelo gerencial apoiado na:
		
	 
	Teoria clássica
	
	Teoria estruturalista
	
	Teoria comportamental
	
	Teoria dos sistemas
	
	Teoria científica
	
Explicação:
A teoria clássica têm ênfase na estrutura e preconiza a divisão do trabalho. Sua avaliações são exclusivamente quantitativas.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Na Idade Média, a demanda por produtos tornou-se crescente e os artesãos começaram a:
		
	
	aprimorar e diminuir a produção.
	
	diminuir a venda de produtos novos
	 
	aprimorar e aumentar a sua produção.
	
	diminuir e automatizar a produção.
	
	reduzir o número da produção.
	
Explicação:
Conforme o comércio foi se desenvolvendo nos burgos , cresceu a necessidade de aumentar a produção e de produzir melhores equipamentos.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Qual das atividades abaixo é uma influência das organizações militares na história da administração?
		
	
	Benchmarking
	 
	Hierarquia
	
	Gerenciamento da qualidade
	
	Administração de materiais
	 
	Coordenação funcional
	
Explicação:
A noção de hierarquia é uma das principais contribuições das organizações militares na administração.
A \u201chierarquia\u201d é o modelo de organização administrativa vertical, constituído por dois ou mais órgãos e agentes com atribuições comuns, ligados por um vínculo jurídico que confere ao superior o poder de direção e impõe ao subalterno o dever de obediência. 
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Qual foi uma das maiores preocupações de Frederick W. Taylor, no que se refere ao seu trabalho junto aos operários?
		
	
	Preocupou-se com as técnicas operacionais e racionalização gerencial
	
	Preocupou-se com as técnicas de racionalização
	 
	Preocupou-se exclusivamente com as técnicas de racionalização do trabalho do operário através do estudo dos tempos e movimentos
	
	Preocupou-se com a racionalização do trabalho gerencial
	
	Preocupou-se com os investimento na área das técnicas
	
Explicação:
O instrumento básico para se racionalizar o trabalho dos operários era o estudo de tempos e movimentos (motion-time study). O trabalho é executado melhor e mais economicamente por meio da análise do trabalho, isto é, da divisão e subdivisão de todos os movimentos necessários à execução de cada operação de uma tarefa
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Dentre os critérios primordiais dos conceitos estabelecidos por Fayol, podemos citar, EXCETO:
		
	
	A união das pessoas permitiria que aplicassem os seus conhecimentos de modo a produzir mais do que se estivessem em separado.
	
	Criação de áreas em que o conhecimento especializado de cada um, ampliaria a produtividade dos serviços.
	 
	A Substituição métodos empíricos e rudimentares pelos métodos científicos em todos os ofícios recebeu o nome de Organização Racional do Trabalho.
	
	A Administração Clássica procurava reunir as melhores pessoas, em um único lugar.
	
	O conceito de Administração consistia em: previsão, organização, comando, coordenação e controle.