Buscar

AD1 cederj Gestão de Destinos Turisticos .Maria da Conceição Silva.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA - AD1 – 2017/2
Disciplina: Gestão de Destinos Turísticos
Docente: Leandro Martins Fontoura
Tutora: Milena Almeida
Aluna: Maria da Conceição Silva
Polo: Resende
Matricula: 14115100174 
1. De acordo com o texto “O posicionamento dos destinos turísticos nos ambientes macro, meso e micro do sistema turístico”, Explique a homogeneidade e heterogeneidade dos destinos turísticos destacando em sua análise os casos ocorridos no Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur/NE). (2,5) 
Resposta: Segundo o texto, há uma relação direta entre o desenvolvimento econômico e o da atividade turística Em diferentes escalas do ambiente macro, meso e micro é possível perceber uma disposição desigual dos recursos. As regiões mais desenvolvidas economicamente dominam a atividade turística, como a estrutura, o mercado, o fluxo e a receita, tornando os destinos heterogêneos. Nordeste engloba os destinos turísticos mais desejados pelos turistas brasileiros É possível verificar ainda que o principal mercado emissor de turistas para a região Nordeste é a própria região Nordeste. O posicionamento dos destinos turísticos em diferentes ambientes pode imprimir limitações ou promover oportunidades aos sistemas turísticos. O turismo e capaz de transformar os quadros socioeconômicos desses destinos e promover um desenvolvimento sustentado. 
2. Classifique as sentenças em VERDADEIRO OU FALSO: (2,0) 
(F) Segundo Goulart (2000), as atividades do PCP podem ser divididas em quatro fases, que são hierarquizadas segundo sua precedência. Tal abordagem considera diferentes horizontes de planejamento: médio e curto. 
(V) Para Wanke (2001), a estratégia de posicionamento logístico é composta de cinco categorias de decisão organizacionais, que devem ser tomadas de forma coerente e devem ser articuladas entre si: 1) a coordenação do fluxo de produtos; 2) a política de produção; 3) a alocação de estoques; 4) a política de transportes; 5) o dimensionamento da rede.
(V) A função do planejamento e controle da produção é gerenciar as quantidades de cada recurso que serão processados na produção de determinado bem (produto ou serviço), assim como o tempo necessário para sua execução e sua disposição espacial.
(F) O processo de agregação de valor no Turismo é feito pela combinação de um conjunto de micro produtos turística, resultante de cada uma das empresas do setor. Surge de forma espontânea e, assim, não necessita de gestão.
3. Com base no texto “Delimitação do destino turístico: assimilando elementos intangíveis como identidade e imagem”, explique como a identidade e imagem contribui para a definição do destino turístico e para sua relação com o ambiente. (2,5)
Resposta: os elementos intangíveis afetam a percepção sobre a definição de destino turístico e seus limites. O turismo, não se restringe aos limites político-administrativos dos municípios, mas também no que a atividade efetivamente alcança. Desta forma, os destinos diferenciam-se uns dos outros, pois não poderiam ser copiados sem transparecer sua artificialidade. Observar tais elementos pode levar a múltiplas interpretações do destino, bem como a articulação e convergência de ações para captar uma demanda, por exemplo. Entre os elementos intangíveis, está a identidade do destino, que traduz os comportamentos, valores e princípios do destino turístico através de características da centralidade, e da continuidade temporal. Outro elemento é a imagem do destino, representada pelo conjunto de significados atribuídos ao destino através da adição de informações, influenciando na forma como o destino é percebido pelos diversos segmentos. Na cidade de Saquarema, por exemplo, o segmento de Turismo de sol e mar é identificado, sendo o local popularmente conhecido como “Capital do Surf”, realizando ao longo do ano campeonatos nas principais praias. “No mês de agosto, é realizado o evento chamado O gosto de agosto” contando com a adesão de casas gastronômicas, com frutos do mar como os mais sugeridos dos cardápios. Estes elementos contribuem para a imagem turística do turismo de sol e mar.
4. Considere como destino turístico uma cidade do interior do estado do Rio de Janeiro, com aproximadamente 20.000 habitantes com a distância de 100 km da capital. Esse município possui vocação para o desenvolvimento do Turismo Rural, Ecoturismo e Turismo de Aventura. Diante disso, exponha os prováveis grupos sociais existentes neste destino e classifique-os, identificando as relações de poder e conflitos de interesse, destacando principalmente as esferas públicas, privadas e do terceiro setor. (3,0)
Resposta: Cidade de Paraty RJ cidade turística de sol e mar com muito verde e trilhas no meio da mata, neste local temos os grupos.
a) Associação de moradores grupo informal, primário;
b) Associação de artesãos Caminhos do Artesanato Rural grupo informal, primário e de localidade;
c) Sindicato dos trabalhadores de hotéis, restaurantes, bares e similares grupos secundário, formal e de interesse;
d) Prefeitura municipal grupo secundário, formal e de localidade;
e) Hotéis grupo secundário e formal;
f) Pousadas grupo secundário e formal (pode ser também informal em alguns casos);
g) Restaurante grupo secundário (pode ser primário, se for uma empresa familiar) e formal;
h) Empresas de ônibus – grupo secundário e formal;
Todos esses grupos inserem-se no mesmo destino e possuem configurações diferentes. Dentro de cada um deles, pode haver relações de conflito, dominação e manipulação, derivadas da não identidade plena de interesses em relação ao bem comum do grupo e ou do fato de haver intermediação entre as partes, isto no caso dos grupos secundários, que não possuem interação face a face e são mais extensos, dificultando as relações diretas entre seus membros.
Dados bibliográficos.
Apostila CEDERJ de Gestão de Destinos Turísticos.

Outros materiais