A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Atividade Avaliativa I

Pré-visualização | Página 1 de 1

Atividade Avaliativa
 Leia o texto sugerido abaixo e destaque no mesmo os principais conceitos de Território. Em seguida produza um texto de no mínimo 1 (uma) lauda com o seu entendimento sobre o assunto.
 Nesse primeiro momento a escrita é livre, apenas para sua compreensão e fixação dos conceitos. No período de 26 de janeiro a 02 de fevereiro o texto deverá ser postado na ferramenta Fórum e será considerado atividade avaliativa. Procure comentar as demais postagens, a interação com os colegas é muito importante para a construção de novos conhecimentos!
Bons estudos!
TEXTO
1- Território e Territorialidade
Autora:Sarita Albagli Pag.23 a 62
http://bis.sebrae.com.br/GestorRepositorio/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/E1C3CE6A43DBDB3203256FD6004907B7/$File/NT00031436.pdf
Ao estudar sobre o conceito de território vejo que este pode tomar variados significados devido a diversidade socioespacial que ele ocupa. Ao meu ver o conceito território em sentido amplo compreende um espaço dimensional, estrutural, sociocultural que é formado por relações diversas que delimitam e caracterizam esse espaço. Relações estas que envolvem poder de dominação de um ator que interage com esse espaço definindo-o ou diversificando-o, fazendo com que tome uma particularidade própria que caracteriza sua identidade.
O ator que domina esse espaço em primeira instância pode ser compreendido como o conjunto de fatores ambientais como solo, relevo, vegetação, clima e temperatura. O território se baseia em uma construção temporal, e com o passar do tempo o ator dominante que mencionei ganha uma nova atribuição, o domínio do ser humano, que pelo longo dos anos vem modificando a estrutura desse espaço com a inserção de características que o tornam sociocultural.
Essa nova estrutura vincula-se a variações de dimensões que por sua vez elencam a dinâmica e a diferenciação dos territórios, são elas:
Dimensão Física – Características geoecológicas e recursos naturais (clima, solo, relevo, vegetação) compreende também aquelas resultantes dos usos e práticas dos atores sociais.
Dimensão Econômica - Formas de organização espacial dos processos sociais de produção (o que, como e quem nele produz), de consumo e de comercialização.
Dimensão Simbólica - Conjunto específico de relações culturais e afetivas entre um grupo e lugares particulares, uma apropriação simbólica de uma porção do espaço por um determinado grupo, um elemento constitutivo de sua identidade.
Dimensão Sociopolítica - Meio para interações sociais e relações de dominação e poder (quem e como o domina ou influencia).
Dessa forma cada território se apresenta estruturado de acordo com a caracterização do conjunto de elementos que o compõe, sendo compreendido pela sua diversidade e desigualdade tanto físicas como sociais, observado no modo em que se inserem em um contexto mais amplo e como são moldados pela combinação fatores internos e externos a ele e entendido como parte de uma totalidade.
Neste contexto ao falarmos de território também devemos abordar o conceito de territorialidade que refere-se às relações entre um indivíduo ou grupo social e seu meio de referência, manifestando- se nas várias escalas geográficas – uma localidade, uma região ou um país – e expressando um sentimento de pertencimento e um modo de agir no âmbito de um dado espaço geográfico. A territorialidade, como atributo humano, é primariamente condicionada por normas sociais e valores culturais, que variam de sociedade para sociedade, de um período para outro. Ela resulta de processos de socialização, da psicologia coletiva, da interação entre seres humanos mediada pelo espaço. A territorialidade reflete, então, o vivido territorial em toda sua abrangência e em suas múltiplas dimensões – cultural, política, econômica e social.
A ideia de espaço, território e territorialidade e o conjunto das relações que dão ênfase a construção político-social remete a instituição de demarcação de propriedade, entendida como limite e fronteira. O limite territorial é algo que vem evoluindo ao longo da história estabelecido tanto de modo individual como coletivo e até mesmo por meio da propriedade privada. Eles são usados para delimitar relações de diferença entre grupos membros da coletividade e os que não pertencem a ela.
 	A fronteira torna-se uma referência determinante a partir do momento em que o Estado moderno assume um controle territorial “absoluto”; a fronteira exerce, então, funções ideológicas, legais, de controle e fiscais, além das de caráter militar. Entendida como de função demarcação política imaginaria ou real separando um território do outro. Definindo assim o limite espacial do exercício de uma soberania.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.