Buscar

avaliacao final(dissertativa) educacao e diversidade

Prévia do material em texto

1 . As lutas voltadas para garantia dos direitos humanos e as discussões de gênero vêm ganhando força e espaço na sociedade nos últimos anos, porém, quando se trata de homossexualismo o preconceito ainda persiste. Nesse sentido, disserte sobre os avanços conquistados com relação a essas lutas e os desafios que persistem.
	Resposta Esperada:
Apesar de mobilizações no combate ao preconceito, ainda se manifestam em nossa sociedade atitudes de intolerância e falta de respeito com relação ao homossexualismo. A defesa pela garantia de direitos e pelo reconhecimento legal permitiu uma maior normalização da homossexualidade. Tais lutas garantiram o reconhecimento em vários países da união homoafetiva reconhecida pelo Estado. Contudo, a luta
da maior parte dos ativistas é pelo reconhecimento da normalidade, o direito de serem reconhecidos como pessoas normais.
	2.
	A questão da diversidade, principalmente no que concerne às questões de gênero, deveria ser objeto de constantes reflexões na sala de aula. Este tema deveria perpassar transversalmente as diferentes disciplinas do currículo. Tais discussões poderiam girar em torno dos papéis socialmente aceitos para homens e mulheres, de modo a estimular a percepção das diferenças e a sadia convivência com estas, de maneira que homens e mulheres (e as diferentes orientações de gênero destes) sejam tratados em pé de igualdade. Disserte sobre a escola, a sala de aula e as questões da diversidade: como estas são tratadas.
	Resposta Esperada:
No que se refere ao gênero, a sala de aula é o local apropriado para que meninos e meninas consigam descobrir suas representações acerca do gênero. Sabe-se também que a escola é o espaço adequado para que se possam efetuar discussões produtivas acerca do comportamento e dos papéis exercidos pelos homens e pelas mulheres no meio social. Esses papéis que cada um exerce, no que concerne a serem ou não os adequados a cada um, é uma construção social, algo pré-concebido e cristalizado na sociedade. As alterações das relações de gênero, na sala de aula e na escola em geral, é algo que poderia ser efetuado pelos professores, via diálogo e reflexões com os alunos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes