GESTÃO DA QUALIDADE 2
3 pág.

GESTÃO DA QUALIDADE 2

Disciplina:Administração de Compras e Suprimentos Av 201827 materiais61 seguidores
Pré-visualização1 página
1a Questão

	

	
	

	Um dos princípios da Gestão pela Qualidade Total recomenda que as decisões, em todos os níveis de uma organização, devam ser tomadas com base em fatos e dados concretos. Isso implica:

		

	 
	realizar auditorias periódicas.

	
	implantar um programa de conscientização dos funcionários.

	
	praticar a melhoria contínua.

	 
	utilizar indicadores de desempenho

	
	indicar um responsável pela Gestão da Qualidade.

	

Explicação: Resposta certa é o item C

	

	 

	

	 2a Questão
	

	

	
	

	Caso um pesquisador pretenda descrever um processo de trabalho, identificando os responsáveis por essas atividades com o objetivo de subsidiar o planejamento de uma futura melhoria, é correto utilizar a ferramenta

		

	
	brainstorming.

	
	histograma.

	
	lista de verificação simples.

	
	diagrama de causa e efeito.

	 
	fluxograma.

	

Explicação:
Fluxograma é um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo ou algoritmo, muitas vezes feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem, ou seja, é a sequência operacional do desenvolvimento de um processo, o qual caracteriza: o trabalho que está sendo realizado, o tempo necessário para sua realização, a distância percorrida pelos documentos, quem está realizando o trabalho e como ele flui entre os participantes deste processo.
Os fluxogramas são muito utilizados em projetos de software para representar a lógica interna dos programas, mas podem também ser usados para desenhar processos de negócio e o workflow que envolve diversos atores corporativos no exercício de suas atribuições.
O Diagrama de fluxo de dados (DFD) utiliza do Fluxograma para modelagem e documentação de sistemas computacionais.

	

	 

	

	 3a Questão
	

	

	
	

	A estrutura por processos desenvolve atividades focadas:

		

	
	na hierarquia.

	 
	no cliente.

	
	no fornecedor.

	
	no incentivo.

	 
	na estrutura.

	

	 

	

	 4a Questão
	

	

	
	

	Ferramenta de Controle da qualidade que ajuda na visualização da estrutura e funcionamento de uma empresa. Por mais que se pareça com um organograma, ele possui uma característica mais dinâmica com um início, meio e fim.

		

	
	Diagrama de Causa e Efeito.

	 
	Fluxograma.

	
	Diagrama de Dispersão.

	
	Gráfico de Controle.

	
	Diagrama de Pareto

	

Explicação: Fluxograma é um tipo de diagrama, que pode ser utilizado para evidenciar o fluxo e determinadas etapas de um processo.

	

	 

	

	 5a Questão
	

	

	
	

	A respeito de mapeamento de processos da organização, assinale a alternativa correta.

		

	
	A previsão de indicadores de desempenho trata do estabelecimento de interação entre processos e integração das informações.

	
	Não é possível se utilizar da ferramenta de benchmarking.

	
	A coleta de dados para levantamento da situação vigente do processo deve conter, no mínimo, nome do processo, objetivo e mecanismos.

	
	Para selecionar os macroprocessos, recomenda-se utilizar o critério de priorização; nesse caso, os processos que impactam os resultados operacionais são menos importantes.

	 
	A atividade inicial do mapeamento é identificar quantos e quais são os processos a serem mapeados e descritos.

	

	 

	

	 6a Questão
	

	

	
	

	Indicadores são definidos como sendo dados ou informações, preferencialmente numéricos, que representam um determinado fenômeno e que são utilizados para medir um processo ou seus resultados. A administração através de Indicadores de Desempenho sinalizam possíveis desvios de rota nos planos traçados, os indicadores podem, ainda, ter caráter preventivo, contribuindo para a redução de gastos e para melhoria na eficiência dos processos de trabalho.
A partir do texto apresentado, avalie as afirmações a seguir e marque a alternativa correta:

		

	
	São altamente importantes e necessários na rotina diária das organizações.

	
	São vitais às organizações e atuam como instrumentos de planejamento e gerenciamento;

	
	Norteiam a realização da missão institucional;

	
	Apresentam medidas de gestão de processos e resultados;

	 
	Todas as alternativas estão corretas.

	

Explicação:
O indicador é uma pista, uma informação primeira sobre algo de significado mais amplo. Ele torna evidente e perceptível uma tendência ou a existência de um fenômeno não imediata ou facilmente detectável. Assim, indicador é um sinal, um sintoma, que nos dá condição de conhecer algo com razoável grau de certeza. O indicador revela, evidencia e se constitui não somente na medição, mas a um nível de avaliação e interesse no fenômeno detectado.

	

	 

	

	 7a Questão
	

	

	
	

	Uma das ferramentas da qualidade, que é um processo destinado à geração de ideias/sugestões criativas, possibilitando ultrapassar os limites/paradigmas dos membros da equipe, sempre é muito utilizada pelos gestores. Como ela se chama?

		

	
	Benchmarking.

	
	Brainwalking.

	 
	Brainstorming.

	
	Brainstalking.

	
	Benchstorming.

	

	 

	

	 8a Questão
	

	

	
	

	O BSC (Balanced Scorecard) é uma metodologia de indicadores impulsionadores de desempenho auxilia os gestores e suas organizações, a atuar em um mercado altamente desafiador e de constantes mudanças. O BSC possibilita medir o desempenho das organizações e agir conforme os resultados dessas medições. Seus autores (Kaplan e Norton), estabeleceram que os indicadores devem trabalhar em 4 perspectivas: financeira, cliente, processos internos e crescimento e aprendizagem. O indicador conhecido como: quantidade de produtos ofertados, faz parte de qual perspectiva?

		

	
	Crescimento

	
	Processos Internos

	
	Financeira

	 
	Clientes

	
	Aprendizado