Buscar

ATIV 10 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 2018.2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

VIRTUALA - COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 2018/2
	Iniciado em
	terça, 18 setembro 2018, 19:23
	Estado
	Finalizadas
	Concluída em
	terça, 18 setembro 2018, 19:25
	Tempo empregado
	1 minuto 18 segundos
	Notas
	5,00/5,00
	Avaliar
	10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Imagine a seguinte situação: João e Marina são casados há 30 anos e aposentaram-se recentemente. Os dois decidiram curtir a vida, agora que os filhos já são independentes, e que não possuem mais nenhuma dívida.  Eles querem viajar o mundo, porém com liberdade, sem precisar comprar passagens áreas, de forma que possam parar nos lugares que lhes interessarem e conhecê-los. Eles decidem então comprar uma motocicleta Custom, isto é, uma “estradeira” estilo Harley Davidson.
Com base na situação acima, assinale a opção correta quanto à função da atitude tomada pelo casal.
Escolha uma:
a. Expressiva de valor. 
b. Utilitária.
c. Ego-defensiva.
d. Conhecimento.
e. Condicionamento.
Feedback
Sua resposta está correta.
O exemplo descrito no enunciado reflete uma função expressiva de valor, pois a escolha da moto está relacionada às expressões centrais dos consumidores, seu autoconceito, estilo de vida, ou seja, aquilo que exprime o que é essencial para eles.
A resposta correta é: Expressiva de valor..
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Leia atentamente o texto abaixo, publicado no portal Revista Exame. 
 
“Um projeto de branding para uma empresa vai muito além do design e da identidade visual. Envolve criar personalidade e conteúdo para que a marca faça parte do dia a dia dos consumidores, como uma amiga. O processo é holístico e deve perpassar todos os estágios que se referem à construção ou ao reposicionamento de uma marca. É o que defende a designer Marina Willer, diretora de criação da Wolff Olins.
[...]
No Brasil, entre outros projetos, a executiva esteve envolvida no projeto de criação da Oi, que hoje é um dos principais cases brasileiros de atitude e essência de marca, aproximando a operadora de telefonia celular dos consumidores a partir de plataformas como moda, esportes e cultura.
[...]Tem um banco na Inglaterra que chama First Direct (uma divisão do HSBC), em que tudo é feito por telefone ou online. Não existe agência. Nós fizemos o branding deles e a promessa é que, se você ligar, o telefone só pode tocar três vezes. Coisas assim. Ele é extremamente fácil, sem frescura, sem burocracia. É a atitude o que importa mesmo.
MEIO&MENSAGEM. Fischer imprime atitude e personalidade à Danubio. Nov, 2016. 
Assim, analisando o cenário exposto e de acordo com seus conhecimentos, assinale com V as assertivas verdadeiras e com F as falsas.
(   ) As atitudes levam os consumidores a se comportarem de maneira sólida em relação a elementos similares, e, segundo o trecho lido, é isso que eles esperam das marcas também.
(   ) As pessoas necessitam interpretar e reagir a cada elemento de forma diferente, não poupando energia física e psíquica. Portanto, não é necessário utilizar benefícios ligados à qualidade dos produtos para se conectar com o público.
(   ) As atitudes levam os consumidores a reagirem a um produto ou marca, representando seus sentimentos gerais, por isso a solução encontrada pelo banco First Direct envolveu um posicionamento com atitude e personalidade.
(   ) Para as empresas, as atitudes estão relacionadas ao comportamento de compra dos consumidores, e a propaganda pode ser utilizada apenas para mudar as atitudes negativas que os consumidores tinham em relação à marca.
Agora, assinale a opção correta. 
Escolha uma:
a. V – F – V – V
b. V – F – V – F 
c. V – V – V – F
d. V – F – F – F
Feedback
Sua resposta está correta.
As atitudes levam os indivíduos a se comportarem de maneira sólida em relação a elementos similares, a reagirem a um produto, representando os sentimentos gerais que o consumidor tem em relação a uma variedade de objetos ou às avaliações deles. Por isso, a Fischer recomendou um posicionamento baseado na atitude e personalidade.
A resposta correta é: V – F – V – F.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Imagine o seguinte comercial:
Vários amigos estão reunidos em um bar festejando o aniversário de um deles. Todos estão consumindo a cerveja de determinada marca, mas Rafaela decide pedir outra marca. Automaticamente, todos riem de seu pedido, e ela muda para a cerveja que todos estão consumindo. O comercial assina com a frase “Não deixe que seus amigos riam de você, peça a cerveja líder”.
Com base nos seus estudos sobre os níveis de comprometimento com uma atitude, assinale V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas.
(    )  O nível de comprometimento de Rafaela era de identificação com a cerveja, pois a atitude foi formada a fim de estar alinhada a outra pessoa ou grupo.
(    ) O nível de comprometimento de Rafaela era de internalização, isto é, havia um alto envolvimento, em que as atitudes foram profundamente enraizadas e internalizadas.
(    ) O nível de comprometimento de Rafaela era de condescendência, pois havia um baixo envolvimento, sendo que a atitude foi formada para obter recompensas.
Agora, assinale a opção correta. 
Escolha uma:
a. V – V – F
b. F – V – V
c. V – F – F 
d. V – V – V
Feedback
Sua resposta está correta.
Apenas a primeira afirmativa está correta, pois o nível de comprometimento de Rafaela era de identificação. Este nível ocorre quando a atitude é formada a fim de se conformar com o comportamento de outra pessoa ou grupo, e isso fica claro quando Rafaela pede a cerveja que o grupo estava tomando para não confrontá-lo. 
A resposta correta é: V – F – F.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Quando um consumidor declara gostar ou odiar um produto, essa expressão é o resultado de uma avaliação emocional. Assim, as atitudes afetivas correspondem:
Escolha uma:
a. a um sentimento completo, que se desenvolve com informações cognitivas ou crenças sobre esse produto.
b.
aos resultados de uma única avaliação sobre o produto em cada um dos atributos.
c. a atitudes que não podem ser alteradas conforme um contexto ou situação específica, visto que envolvem sentimentos.
d. aos sentimentos positivos ou negativos experimentados a respeito de um produto ou marca, assim como as emoções criadas. 
Feedback
Sua resposta está correta.
As atitudes afetivas correspondem à avaliação da imagem formada sobre determinado produto, resumindo os sentimentos positivos ou negativos experimentados a respeito de um objeto, assim como as emoções criadas.
A resposta correta é: aos sentimentos positivos ou negativos experimentados a respeito de um produto ou marca, assim como as emoções criadas..
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Leia atentamente o trecho a seguir.
“Nas pesquisas e levantamentos de opiniões, os consumidores apontam uma preocupação profunda e crescente em relação à sua privacidade. Mesmo assim, se pegarmos desde a postagem de fotografias sugestivas na rede social à transmissão impulsiva de atividades ilícitas no Twitter, o que temos com frequência é a impressão de uma incrível falta de discrição. Esse “paradoxo da privacidade” também tem sido documentado empiricamente – em vários ambientes de laboratório, pessoas que indicam sérias preocupações com a privacidade, não raro revelam detalhes íntimos de suas vidas em troca de recompensas triviais. Isso também se faz evidente no comércio – a maioria dos consumidores diz rejeitar a segmentação comportamental colhida a partir de comportamento online por empresas, e mesmo assim as pesquisas sugerem que a tática pode ser altamente eficiente.”
JOHN, Leslie. Dizemos que queremos privacidade online, mas nossas ações falam outra coisa, fev. 2016. Harvard Business Review. 
Com base nos conhecimentos aprendidos sobre atitudes cognitivas,
assinale a opção correta.  
Escolha uma:
a. Podemos dizer que no texto do enunciado há o princípio da dissonância cognitiva, pois, se necessário, mudamos os pensamentos, sentimentos ou comportamentos para torná-los coerentes com nosso histórico de atitudes.
b. Podemos dizer que no texto do enunciado há o princípio da coerência cognitiva, valorizando a conformidade entre nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos.
c. Podemos dizer que no texto do enunciado há o princípio da dissonância cognitiva, quando as pessoas defrontam-se com incoerências entre atitudes ou comportamentos, mostrando que frequentemente enfrentamos situações nas quais há conflitos de nossas atitudes em relação a algo e ao que realmente fazemos. 
d. Podemos dizer que, no texto do enunciado, há o princípio da coerência cognitiva, pois mudamos nossos pensamentos, sentimentos ou comportamentos para torná-los coerentes com outras experiências.
Feedback
Sua resposta está correta.
Quando o texto afirma que temos atitudes contraditórias, estamos falando da teoria da dissonância cognitiva, na qual o indivíduo defronta-se com incoerências entre atitudes ou comportamentos.
 
A resposta correta é: Podemos dizer que no texto do enunciado há o princípio da dissonância cognitiva, quando as pessoas defrontam-se com incoerências entre atitudes ou comportamentos, mostrando que frequentemente enfrentamos situações nas quais há conflitos de nossas atitudes em relação a algo e ao que realmente fazemos..
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais