Buscar

GEOLOGIA DE ENGENHARIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SINOPSE DO CASE: Escorregamentos em encostas: medidas preventivas e periciais para eliminação de ocorrências e redução de riscos considerando práticas de sustentabilidade ambiental.[1: Case apresentado à disciplina de Geologia de Engenharia da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco, UNDB.]
Aynã Neuma Luz Carvalho[2: Aluna do 4º período de Engenharia Civil da UNDB.]
Cristiano Jorge[3: Professor, orientador.]
DESCRIÇÃO DO CASO
Os deslizamentos de terra consistem num processo de desgaste dos solos, onde as áreas com declividade sofrem a ação da força das águas da chuva. Os processos de erosão, sedimentação, formação e alteração de rochas e solos são fenômenos da dinâmica superficial da Terra, não podem ser evitados, o que se deve evitar é a construção de moradias nas proximidades de áreas sujeitas a algum risco de deslizamento.
No ano de 2011 a cidade de Nova Friburgo, Rio de Janeiro, foi alvo de deslizamentos de terra ocasionados por chuvas, tal fatalidade poderia ser evitada com a tomada de medidas preventivas e alertas, já que as moradias construídas no local não eram seguras e o terreno totalmente impróprio para suportar cargas excessivas.
Todos os anos, com o aumento populacional, mais áreas são ocupadas sem nenhuma segurança, pessoas de baixa renda por não terem outra opção se veem diante risco. Cabe ao governo do Estado estabelecer novas vertentes visando uma moradia digna e segura para a população, ao invés de remediar os estragos ocasionados pelos escorregamentos de terra, deve-se preveni-los. Existem várias soluções de engenharia que podem amenizar e até mesmo resolver estes problemas, pode-se diminuir o risco de escorregamentos de terras fazendo uso de algumas técnicas, como por exemplo o plantio de espécies botânicas adequadas.
Uma empresa de engenharia com especialidade em Geologia e Geotecnia, foi contratada pelo Governo Federal para investigar causas e consequências dos escorregamentos nas áreas atingidas, desenvolvendo soluções preventivas para evitar ocorrências do tipo. Como profissional desta empresa me foi designado algumas tarefas, tal como a elaboração de um relatório executivo que mescle obras civis e sustentabilidade ambiental. Serão expostas neste case possíveis medidas preventivas de engenharia quem visem conter movimentos de massas que possam causar escorregamentos de terra, usando como ferramenta espécies botânicas e obras civis.
DESCRIÇÃO E ANÁLISE DO CASO
No Brasil, assim como em muitos países de clima tropical úmido, movimentos de massa associados a períodos de precipitação intensa são recorrentes e grandes causadores de inúmeras perdas humanas e prejuízos econômicos nas regiões atingidas. Devido ao crescimento demográfico, existem cada vez mais áreas ocupadas à superfície da Terra e, como tal, os riscos associados aos movimentos de massa têm aumentado ao longo do tempo. Embora este tipo de processo ocorra em outras áreas climáticas, as condições de temperatura alta e de frequência e intensidade pluviométrica elevadas criam espessos mantos de intemperismo e/ou solos, inclusive em situações de grande declividade. 
Esses movimentos muitas vezes são imperceptíveis, mas também podem ocorrer de forma catastrófica. Ocasionados tanto pela ação da natureza (agentes naturais) como pela ação do homem (ação antrópica), os movimentos de massa mais frequentes no Brasil são os rastejos, escorregamentos, quedas e corridas.
No ano de 2011 a cidade de Nova Friburgo/RJ foi alvo de escorregamentos de terra ocasionados por chuvas torrenciais, deixando mais de 500 vítimas.
Figura 1: Localização da área de estudo (Google Maps).

Outros materiais