Buscar

Telegrafia e Telefonia (resumo)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Historicamente, a telegrafia teve seu início em IV a.C., através de telégrafos acústicos, fogueiras e até sinais de fumaça; contudo, somente em 1835 houve a criação de um telégrafo elétrico. A invenção, que foi manuseada por Samuel Morse e apoiada por Alfred Vail, foi descoberta através do seguinte experimento: Morse, que lecionava na Universidade de Nova Iorque, estendeu um fio de grande comprimento entre duas salas de aula e conduziu alguns sinais sem relevância. Vail, que era seu aluno, o convenceu a prosseguir com o experimento, para que este viesse a se tornar um sistema. Anos depois foi transmitida uma mensagem entre Alfred Vail e seu pai contendo traços e pontos que formavam números – e que logo seriam transformados em letras para representar o alfabeto. Com isso, foi-se criado o Código Morse.
Foi preciso aguardar cinco anos para que os EUA permitissem, dentro de toda uma trajetória burocrática, a instalação da primeira linha experimental do telégrafo, que ocorreu entre as cidades de Washington e Baltimore. Oficialmente, a demonstração do invento de Morse ao Congresso dos EUA ocorreu em 1844, em Washington, quando Morse transmitiu a mensagem “Que obra Deus fez” a Alfred Vail, que prontamente a recebeu em Baltimore.
A finalidade da criação de Morse era padronizar as transmissões telegráficas, isto é, universalizar o sistema de telegrafia e seus códigos, uma vez que cada país havia seu sistema e código específicos – o que dificultava a comunicação, visto que era necessário ter compreensão deste ou realizar sua tradução. 
O telégrafo (tele = à distância; graphos = escritor) se difundiu pelos continentes e, ao chegar na Europa, o barão Paul Julius von Reuter quis torna-lo aliado ao seus trabalhos de imprensa. Durante um tempo, a imprensa britânica recusava-se a publicar informações deste tipo (transmitido por telégrafo) e, somente em 1858, houve uma exceção: o jornal publicou a notícia de um discurso de Napoleão. Em 1865, quando Reuter soube da morte de Abraham Lincoln por telegrama, houve denúncias sobre a veracidade da notícia e, através dessas denúncias, o telégrafo se expandiu por outros cantos e permaneceu na comunicação.
O telefone, conhecido, a início, como telégrafo sonoro, foi criado por Alexander Graham Bell, em 1876. A invenção tinha, como finalidade, a troca de informações em tempo real entre dois pontos (emissor e receptor) distantes, e Bell, junto de Thomas Watson, o aperfeiçoou para que pudesse ser exibido, no mesmo ano de criação, na Exposição do Centenário da Independência dos EUA. Dentre todas as personalidades presentes no evento, apenas D. Pedro II, imperador do Brasil, interessou-se pela engenhoca – que foi utilizada, principalmente, para interligar o Palácio da Quinta da Boa Vista às residências de seus ministros. Tal feito levou à estreia da telefonia em nosso país. 
Em 1881, ocorreu a permissão da Telephone Company do Brasil para a criação de linhas telefônicas no Rio de Janeiro e em Niterói, tornando a empresa a primeira a aplicar serviços de telefonia no país com fins comerciais.
Em outra parte do planeta, baseando-se na invenção de Bell, Theodore Vail desenvolveu o Sistema Nacional de Telefonia, que frisou a importância da rede de comunicação - que, através da network, iniciou a padronização dos equipamentos e suas utilizações. A ideia de Vail ajudou a expandir o sistema telefônico e, em 1878, o primeiro telefone mecanizado por um quadro de distribuição foi executado e, assim, qualquer aparelho telefônico poderia se conectar com outro. Com o tempo, esse mecanismo desenvolveu problemas relacionados à interferência, fios acumulados etc., e a solução fora aplicada através da criação do código de modulação pulse e amplificação eletrônica. 
Em 1956 surgiu um novo sistema telefônico: o telefone digital. Este era capaz de carregar, num único par de fios padrão, 24 sinais de voz. Por volta de 1980 surgiram os primeiros modelos de telefones celulares, cujo sinal era analógico, possuía baixa autonomia e sua bateria pesava cerca de 40kg. Em 1992, foi criado aparelhos menores e com redes digitais; em 1997, surgiu a tecnologia GSM (Global System for Mobile Communication). No começo do século XXI, os telefones celulares iniciaram um processo de hibridização acrescentando, em suas funções, mensagens de texto e utilização de email.

Outros materiais