Buscar

APANHADO DE RELAÇOES ETNICAS RACIAS COMPLETO

Prévia do material em texto

RELAÇÕES ETNICO RACIAIS 
 
01) A Constituição Federal de 1988, resultado de um amplo processo de mobilização popular, resultado da abertura democrática a partir de 1985, define em seu artigo 20, inciso XI, que as terras ocupadas pelos índios são bens da União, isso significa que: 
C) O Estado (Governo Federal) detém o direito sobre a propriedade desses territórios. OK
02) A constituição federal de 1988, em seu artigo 5, determina ´A pratica de racismo constitui crime inafiançável e imprescritível sujeito a pena de reclusão nos termos da lei´. Sendo assim a prática do racismo é um crime que não é passível de fiança, ou seja, _________ não prescreve, quer dizer, ____________. 
A) Só pode ser punido por prisão/pode ser punidos mesmo depois de passados muitos anos do ocorrido. OK 
03) A Constituição Federal de 1988, resultado de um amplo processo de mobilização popular, resultado da abertura democrática a partir de 1985, define em seu artigo 20, inciso XI, que as terras ocupadas pelos índios são bens da União, isso significa que: 
C) O Estado (Governo Federal) detém o direito sobre a propriedade desses territórios. OK
04) (Adap. ENEM) Cada um dos argumentos abaixo nos mostram a perspectiva daqueles que são a favor das cotas para negros nas universidades brasileiras. Assinale a única alternativa que é discordante desta opinião. 
B) O acesso à universidade deve basear-se em um único critério: o de mérito. Não sendo assim, a qualidade acadêmica pode ficar ameaçada por alunos despreparados. Nesse sentido, a principal luta é a de reivindicar propostas que incluam maiores investimentos na Educação Básica. OK
05) (adaptada de concurso FCC- 2004) Leia o texto Limite das Cotas 
D) A reserva de vagas exclusivas para negros nas universidades federais tornou- obrigatória... Em 2010 OK
 
06) (adaptação de concurso CEPERJ-2008) As diretrizes Curriculares nacionais para. 
A) O reconhecimento da identidade pessoal de alunos e professores. OK
 
07) (Adap. Concurso Público - CETRO - 2008 - SEE-SP) Ao tratarmos da presença de racismo, preconceito e discriminação nas escolas brasileiras, é correto afirmar que: 
E) A percepção do comportamento discriminatório e do preconceito racial 
é central numa análise histórica e sociológica que tente compreender as relações sociais vivenciadas na escola OK
08) (Adap. UEM – Verão 2008) Leia o texto a seguir: “Desde o início a criança desenvolve uma interação não apenas com o próprio corpo e o ambiente físico, mas também com outros seres humanos. A biografia do indivíduo, desde o nascimento, é a história de suas relações com outras pessoas. Além disso, os componentes não sociais das experiências da criança estão entremeados e são modificados por outros componentes, ou seja, pela experiência social.” (BERGER, Peter L. E BERGER, Brigitte. 
“Socialização: como ser um membro da sociedade”. In FORACCHI, Mari 
Alice M. E MARTINS, José de Souza. Sociologia e Sociedade. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1977, p. 200) 
Podemos concluir do texto que: 
Estão corretas: 
A) I, III, IV OK
(Adaptada de concurso VUNESP-2009) leia atentamente a charge e o 
texto... ONU pede ampliação de programas sociais do Brasil. E) Harmoniza-se com a charge, já que o relatório apresentado pela ONU aponta a existência da injustiça social no país. OK
 
(adaptação de concurso FCC-2010) Leia o texto em seguida: A maior contribuição do antropólogo Claude Levi Strauss (que ainda jovem trabalhou no Brasil e morreu centenário, em 2009) é de uma simplicidade fundamental, e se expressa na convicção de que não pode existir uma civilização absoluta mundial, porque apropria ideia de civilização implica a coexistência de culturas marcadas pela diversidade. 
O melhor da civilização justamente essa “coalizão” de culturas, cada uma delas preservando a sua originalidade. Ninguém deu um golpe mais contundente no racismo do que Lévi-Strauss e pouco pensadores nos ensinaram, como ele a ser mais humildes. 
 
Lévi-Strauss, em suas andanças pelo mundo, foi um pensador aberto para a influência de outras disciplinas, como linguística. Ele também quem abriu as portas da antropologia para as ciências de ponta, como a cibernética, que era então como se chamava a informática, conectando-a com novas disciplinas, como a teoria dos sistemas e a teoria da informação. Isso E) Violência policial OK
 
A etecnicidade apresenta uma intencionalidade na prática do sujeito, não podendo ser definida de maneira estática ou definitiva, mas dependendo sempre das Inter - relações entre os sujeitos envolvidos. 
Sendo assim, a etecnicidade é como um processo simbólico: C) Que adquire valores conteúdos significativos e compartilhados a partir das experiências e Inter-relações experiências pelos sujeitos. ok 
Afirma Paes (2005, p.458):¨São diferentes as configurações dos mais de duzentos grupos indígenas espalhados pelo território brasileiro, sendo que um grande número destes vivem sob forma híbrida (.) ¨Assinale a alternativa INCORRETA sobre a vivencia hibrida de grande número das famílias indígenas: 
E) As únicas fontes de renda são a caça e a pesca, bem como a agricultura, base de sustentação das aldeias indígenas. ok 
 
13) A força do movimento negro contra todas as formas de discriminação por raça ou cor e pela garantia de direitos sociais fundamentais da população afros - brasileira acabou se traduzindo de duas formas: legislação penal e ações afirmativas. De acordo com o propósito de promoção da igualdade de oportunidades a grupos desfavorecidos socialmente, indique as especificidades da política das ações afirmativas: 
 
Assinale a alternativa correta: 
E)Todas as afirmativas estão corretas.ok 
14) A lei N11. 645/ 2008 inserem no contexto curricular e matriz indígena, estabelecendo os conteúdos referentes à história e cultura afro- brasileira, bem como dos povos indígenas brasileiros, que serão 
ministrados no âmbito de todo currículo escolar, em especial nas áreas de: 
D) História, literatura e educação Artística de acordo com a lei.ok 
15) A Lei n. 10.639/2003 altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 e inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro - Brasileira. De acordo com essa lei, o conteúdo programático do ensino de história e cultura afro - brasileira deverá incluir: 
 
B) V, V, V, V pg 7416) A LDB 9394/ 96 estabelece a implementação de escolas bilíngues nas terras indígenas. Para tanto, faz se necessária à produção de material especifico para estas escolas, garantindo: 
A) Valorização, respeito e manutenção da diversidade cultural indígena. ok 
17) Analise as afirmativas abaixo, sobre a L ei 12.288/ 2010, e assinale a 
alternativa incorreta: 
C) Foi a partir da aprovação desta lei que o racismo passa a ser 
considerado um crime inafiançável no Brasil. 
Analise o gráfico em seguida que mostra dados comparativos do 
IBGE de 1999 a 2009 publicados pelo jornal folha São Paulo: R: Observando esses dados podemos afirmar q as diferenças étnicoraciais são muito sutis... Na sociedade brasileira 
Ao estudarmos os processos de construção de estereótipos raciais entendemos que que se fez necessario´porparte da população afrodescendente, um movimento “tornar -se negro”. Assinale a alternativa que melhor define o significado dessa expressão segundo os pressupostos teóricos de Kabengele Munanga (2003). E) Segundo essa perspectiva, as identidades se constroem no plano simbólico. Preconceitos e desigualdades de acordo com a avaliação relações étnico raciais ok 
Ao ingressarem nas escolas, as crianças são educadas para a reprodução de um conhecimento branco, numa língua que não lhe é conhecida, com tradições que não são do seu povo (BANIWA, 2006, p51). A partir dessa afirmação e das análises do livro-texto, aponte o grupo étnico descrito nesse contexto: 
D) Crianças indígenas brasileiras. ok 
Ao ter uma consciência crítica das relações étnico-raciais no Brasil e suas implicações no contexto escolar, o professor conseguirá: E ) Todas as alternativas estão corretas. 
A partir da vigência da Lei 10.639/2003, todo professor precisa encontrar estratégias para uma educação para a igualdade racial. As alternativas abaixo apresentam algumas dessas possibilidades, exceto: D) Preparar os alunos para se adequarem aos modelos sociais estabelecidos e ao ideal de vida moderno. 
A prática educativa precisa ser desenvolvida com intencionalidade e persistência, com vistas à promoção da igualdade racial. Quais os desafios para os professores nessa prática? A desconstrução do mito da democracia racial. A simplificação excessiva de fatos históricos apresentados nos livros didáticos. A ausência da perspectiva étnica- racial na definição dos currículos e conteúdo. Estão corretas as seguintes afirmações: C) I II e I II. 
A presença africana na formação do Brasil e na construção da identidade cultural brasileira é fato relevante não evidenciado na literatura didática no processo de escolarização. A influência africana revela-se: I- No campo econômico, pela construção de riquezas que deram 
sustentação econômica a empresa colonial portuguesa. 
 
E) I, II, III e IV. ok 
25) A respeito da promulgação de leis antirracistas no Brasil, é incorreto 
afirmar que: 
E) Como as leis no Brasil não são cumpridas, a legislação antirracista teve pequeno impacto na promoção da igualdade racial no país 
A respeito do racismo no Brasil, podemos afirmar que: D) O racismo no Brasil é velado e se mostra nas relações cotidianas e interpessoais. 
A respeito do projeto nacional de branqueamento, assinale a alternativa incorreta: 
B) Os movimentos de resistência negra estiveram diretamente relacionados ao chamado abolicionismo, movimento que culminou com a abolição da escravidão no Brasil 
28) A respeito da relação entre o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, e: 
C) o ECA trouxe pouca contribuição da igualdade racial no Brasil, uma vez que apenas um de seus artigos tratam especificamente sobre a discriminação de raça, cor e origem - 
 
29) As afirmações abaixo apresentam definições adequadas para o termo “etnia”, exceto: 
E) Agrupamento de pessoas, ou de um setor da população, com aspectos físicos comuns 
30) As alternativas abaixo apresentam alguns dos mitos e inverdades que acabaram sendo propagados a respeito de nosso passado colonial e escravista, exceto: 
C) O Brasil já era parte de um grande projeto capitalista moderno desde o início de sua colonização, com altos investimentos da elite econômica da época, representa da pela burguesia 
31) As concepções científicas europeias a respeito de raça influenciaram as relações étnico -raciais no Brasil , bem com o as propostas políticas de supremacia branca. Sendo assim , a respeito do racismo no Brasil , es te sempre foi dotado de grande visibilidade? Assinale a alternativa correta. 
c) O racismo no Brasil é velado e se mostra nas relações cotidianas e 
interpessoais. ok 
32) Baseado na exploração colonial, na economia monopolista mercantil e no trabalho não assalariado dos escravizados, os portugueses trouxeram ao Brasil cerca de 3,6 milhões de pessoas. Esse contexto representou: 
B) Uma verdadeira diáspora entre os povoados africanos. 
 
33) Com o objetivo de incentivar e promover a implantação da lei n10.639/2003, o ministério da Educação publicou no diário Oficial da União, para a ciência, acompanhamento e execução de toda comunidade 
educacional: 
C) As diretrizes curriculares Nacionais para a educação das 
Relações Étnico -Raciais e para o Ensino de História e cultura afro brasileira e africana ok 
34) Com relação à abordagem do termo “raça” sob uma perspectiva política, podemos dizer que: 
A) Se trata do uso que a comunidade afrodescendente faz desse termo na luta por seus direitos e contra toda forma de discriminação e racismo. OK 
35) Como educadores, precisamos observar que os currículos são fruto de escolhas políticas, cabendo aos profissionais da educação, em especial aos professores, incluir ou excluir assuntos que servem ou não servem ao propósito de formação da criança e do jovem. Nesta atitude de consciência crítica para uma educação pela igualdade racial, o professor deverá trabalhar ativamente: 
E) Todas as alternativas estão corretas. 
36) (Concurso Público - IFAL - Docente Copema, 2010) Dentre as iniciativas, no âmbito do poder público para as ações afirmativas de inclusão social, insere-se a publicação das Diretrizes Curriculares 
Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o 
Ensino de História e CulturaAfro-Brasileira e Africana. Sobre essas Diretrizes, o princípio da Consciência Política e Histórica da Diversidade deve conduzir: 
 
D) I e IV OK
37) (Concurso IF-SE) httpwwwquestoesdeconcursos... Artigo 26... LDB 9.394 pela lei 10639 de 09 de janeiro de 2003: 
B) Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio... Cultura afra e indígena. OK
 
38) (concurso FFC-2011) Leia o texto em seguida: 
 A) Critica o deliberado esquecimento, por parte da historiografia brasileira, de tudo . Ok.
 
(Concurso Público: CETRO - 2008 - SEE - SP - Supervisor Escolar) As 
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico- Raciais e para o Ensino de História e Culturas Afro-Brasileira e Africana constituem-se de orientações, princípios e fundamentos para o planejamento, execução e avaliação da Educação e: A) Têm por meta promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural e pluriétnica do Brasil, buscando relações étnico-sociais positivas, rumo à construção de uma nação democrática. ok 
De acordo Com os dados censitários do PNAD, em 2008 a soma entre pretos e pardos totalizou 51, 1% da população brasileira. No entanto, um dos dados que aponta para a desigualdade social dessa população é a distribuição racial do Brasil: Os negros concentram -se nas regiões menos desenvolvidas social e economicamente. De acordo com essas considerações, assinale a Alternativa correta quanto á distribuição racial pelas diferentes regiões: 
B) Os brancos concentram-se nas regiões Sul e Sudeste. ok 
41) De acordo com Hélio Santos, analise as afirmações abaixo e 
assinale a alternativa correta: 
B) A primeira afirmação é correta, e a segunda completa a primeira ok
De que formas a literatura, a mídia e a escola podem ser responsáveis pela permanência de estereótipos raciais? Nas novelas, filmes e livros, reservando aos negros as personagens subservientes e submissas. Nos currículos escolares, pressupondo que todos os alunos apresentam as mesmas condições, o que acaba discriminando certos grupos. Nas salas de aula, quando os professores procuram trabalhar a diversidade e o resgate de aspectos culturais de diversos grupos. Estão corretas as afirmações: A) I e II. ok
Em relação aos estereótipos raciais presente na literatura 
brasileira é Incorreto afirmar que: 
C) Não há estudos conclusivos sobre a produção de discursos de cunho racista na literatura clássica brasileira. ok
44) Em se tratando da constituição dos livros didáticos e do saber produzido no fazer pedagógico da escola, podemos afirmar que: C) Os livros didáticos apresentam uma convivência pacifica e colaborativa entre brancos e índios no processo de colonização, omitindo as formas de luta dos povos indígenas que levou ao extermínio de diversos grupos. ok 
 
45)Entre as estratégias para a Educação e promoção da igualdade racial, cabe em especial aos professores, estarem mais próximos da realidade sociocultural de seus alunos, conhecendo: C) O entorno da escola e os principais problemas do bairro e da cidade, bem como manifestações culturais da comunidade ok 
46) Entre as bases legais para o estudo das relações étnico- raciais na formação de professores, assim como no contexto curricular das escolas da educação básica, estão: 
Está (ão) correta (s): A) afirmativa I e II. ok
47) Estatuto é um regulamento ou código com significado e valor de lei ou de norma. Incentivar as ações afirmativas, adotadas pelo estado ou pela iniciativa privada, para a promoção da igualdade de oportunidades um dos objetivos de qual documento? 
B) Estatuto da Igualdade Racial ok 
48) Leia atentamente o texto apresentado a seguir: 
 
O estudo de Santos: 
 
É verdadeiro apenas o que se afirma em III. RESOLUÇÃO NA PLATAFORMA ok
49) Leia o texto a seguir: 
 
 
Algumas das afirmativas apresentadas a seguir expressam meras constatações da problemática racial, outras incluem referências a estratégias para mudança da situação injusta. Vejamos: I- Políticas públicas não podem ignorar a dimensão psicológica, pois como sabemos a realidade é exagerada através de lentes que a educação e a mídia vão construindo em nós. A educação e a mídia criam e mantém um grande reservatório de imagens, um imaginário coletivo, compartilhado por todos nós. 
E) Afirmativas I, II e III expressam meras constatações da problemática racial, quanto as demais incluem referências a estratégias para mudança da situação injusta. ok 
50) Leia atentamente a letra da musica o Mestre Sala dos mares...de Aldir Bianc.... Elis Regina: 
R: Ao afirmarem q o negro foi saudado no porto... Então colônia de 
Portugal ok.
 
51)Leia o Trecho da música de Gabriel Pensador, Lavagem Cerebral: 
 D) A letra de Gabriel O Pensador comprova as teorias raciais que diferem a. indígenas e etc .ok
 
52) Leia o trecho da poesia Pai João, de Jorge de Lima: “Pai João remou nas canoas”. Cavou a terra. 
Fez brotar do chão a esmeralda Das folhas - café, cana, algodão. Pai João cavou mais esmeraldas Que Paes Leme. A pele de Pai João ficou na ponta Dos chicotes. A força de Pai João ficou no cabo Da enxada e da foice. A mulher de Pai João o branco A roubou para fazer mucamas. O sangue de Pai João se sumiu no sangue bom Como um torrão de açúcar bruto. 
 Numa panela de leite. Pai João foi cavalo pra os filhos do ioiô monta r 
[“...]”. (LIMA, Jorge de Pai João. “Revista Nossa América”, nov. / dez., 1991, p. 9.) 
Com base nessa poesia de Jorge de Lima, publicada originalmente em 1927, e nos conhecimentos sobre a presença do negro na sociedade brasileira, considere as afirmativas a seguir: 
 
E) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras. ok
53) Leia o seguinte trecho: "o boi da cara preta não pega nenhum menino, o boi da cara preta tem uma cara bonita, não é uma careta, o boi da cara preta é irmão do boi da cara branca, do boi da cara malhada, o boi da cara preta tem a cor do rosto da mamãe, o rosto que você, criança, se alegra quando olha, o boi da cara preta é bonito e risonho, 
parecido com você". (ANDRADE, Inaldete Pinheiro, 1988, p. 8) 
Um professor que trabalhe esse texto com seus alunos, durante suas aulas de língua portuguesa, está procurando desenvolver, principalmente: 
D) A desconstrução de estereótipos raciais e de cor. ok 
54) No artigo 5° da Constituição Federal está subscrito que a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível,sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei. Assinale a alternativa incorreta, cujo teor não se relaciona com o artigo citado: 
E) As ações de racismo praticadas no âmbito privado podem ser enquadradas na lei vigente. ok
55)Nos estudos sobre a construção da identidade, alguns conceitos são de fundamental entendimento para a formação e reflexão do professor. Assinale a alternativa correta cujo contexto corresponda à conceituação citadas. 
 
E) I, II, III e IV. (pg.103).ok 
56) Numa análise da condição social dos indígenas no Brasil, podemos afirmar que: 
E) em todas as faixas etárias, os níveis de analfabetismo entre os índios são superiores aos índices de alfabetização. ok 
O ano de 2011 foi definido como Ano Internacional dos 
Afrodescendentes pela Organização das Nações Unidas (ONU). Qual foi considerada uma das principais intenções para esse lançamento, segundo o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, em opinião amplamente divulgada pela grande mídia? B) Despertar, na comunidade internacional, o interesse em ampliar os direitos fundamentais aos afrodescendentes. ok
Observe atentamente os dados contidos na tabela a seguir: 
 
Os dados reunidos nessa tabela dão a conhecer: 
Considerando as afirmativas, assinale a alternativas correta: A) É verdadeiro apenas o que se afirma em I e II. 
É verdadeiro apenas o que se afirma em I,II e III. 
É verdadeiro apenas o que se afirma em II e IV. 
É verdadeiro apenas o que se afirma em I e III. OK 
É verdadeiro apenas o que se afirma em III e III. 
 	 
60) Observe a frase a seguir e a ponte o instrumento pedagógico a que se refere. Os resultados demonstram que a maioria _________traz uma representação muito simplificada os fatos Históricos, acabando por estigmatizar ou caricaturar segmentos sociais como mulheres, negros, idosos e Trabalhadores(...) Esta contextualização analítica se trata: 
B- Dos livros didáticos ok pg 56. 
 
61) O conceito de ¨Etnia implica posicionamento, implica posicionamento, pertencimento, opção, escolha e autodeterminação do sujeito, tendo por referência determinado grupo étnico. Quando o próprio sujeito afirma pertencer a determinado grupo étnico, numa relação endógena de etnia, podemos afirmar que: 
A) essa decisão define a identidade étnica da pessoa. ok pg 12
O conceito de raça, de acordo c om as Diretrizes Curriculares 
Nacionais para a Educação das Relações Étnico - Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro -Brasil eira e Africana, a prova das em junho de 2004 pelo Ministério da Educação, tem com o significa do: Informar como as características físicas, influenciam, interferem e determinam o destino e o lugar social dos sujeitos no interior da sociedade brasileira. ok pg 08
 
O conceito de raça de acordo com as diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Rela ações Étnico -Raciais e para o 
ensino de histórias e cultura Afro -Brasileira e Africana aprovadas em junho de 2004 pelo ministério da Educação, significa: 
I- A construção social forjada nas tensas relações entre brancos e negros. II- Informar como as características físicas influenciam, interferem e determinam o destino e o lugar social dos sujeitos no interior da sociedade brasileira. 
C) I e II ok pg 10
O livro “Casa Grande e Senzala”, de Gilberto Freire, proporcionou um 
novo entendimento do processo de miscigenação no Brasil, desenvolvendo o conceito do mito da democracia racial, em que: A) A miscigenação toma contornos positivos, com ênfase nas qualidades do povo brasileiro. Ok pg 21
O movimento negro foi, e continua sendo, um elemento essencial na conquista e garantia de direitos fundamentai s à população 
afrodescendente. Quais seriam algumas d as ações do movimento negro 
ao longo da história política brasileira? Questão de questionário, 
B) o racismo considerado crime inafiançável pela legislação vigente e implantação das políticas de ações afirmativas. ok pg 07
66) O movimento negro foi, e continua sendo, um elemento essencial na conquista e garantia de direitos fundamentais a essa população. Sobre esse assunto, assinale a alternativa incorreta. 
E) Não houve movimentos negros no Brasil até a abolição da escravidão, em 1888. Ok pg 49
67 
 
 
A seguir, apresentaremos algumas ações imprescindíveis nos estabelecimentos de ensino. Entre elas, assinale a afirmativa que não é verdadeira: 
 
D) Não admitir a abordagem dessa temática fora da sala de aula.ok pg 93] 
68) O poder público brasileiro tem reconhecido que há uma necessidade urgente de incluir no currículo da educação básica a problemática das relações étnico racial, inclusive na formação de professores. Esse reconhecimento político tem sua representatividade: 
B) Na Legislação por meio das leis 10.639/2003 e 11645/2008 pag.109 ok
(EM OUTRO ESTA A LETRA A- NO DISCURSO DEMAGOGICO PARTIDARIO) 
O quilombo foi uma unidade básica de resistência do escravo, segundo descreve Moura (1992, p.24 -25). Assinale a alternativa 
INCORRETA sobre a caracterização dos quilombos: E) nos quilombos conviviam negros fugitivos, índios perseguidos, mulatos, brancos pobres e mulheres sem profissão. ok pg88
O racismo científico empregou o conceito de raça como base de justificação das desigualdades, bem como da naturalização das hierarquias sociais. Esta concepção racialista representada, por exemplo, pela teoria positivista, defendia que: 
A) A diferença entre as raças explicativa naturalmente a organização social, com a superioridade de uns sobre os outros. ok 
71) O racismo científico defendia a existência de diferentes raças e a supremacia de uma raça sobre a outra. Está corrente teve suas bases teóricas no: 
Positivismo- que justificava a organização social, a partir das diferenças de raça. 
Grupo Eugenistas- contrários a miscigenação, alegavam ser a união das raças um mal social que impedia o progresso da sociedade 
Capitalismo- investimento no livre comercia e na competitividade de trabalho. 
Estão corretas a alternativa A e B ok
Os conceitos estudados de “raça” e de “etnia” revelam que ambas denominações têm explicações diferenciadas, a saber: D) Raça é um conceito político e etnia implica a escolha, pertencimento a determinado grupoétnico. ok
Os grupos eugenistas afirmavam que as mazelas sociais, o fracasso político e a economia brasileira eram resultados do processo de miscigenação entre os étnicos branca, negra. No entanto Gilberto Freyre, em sua obra clássica Casa Grande e Senzala contra põem-se a essa ao apresentar a miscigenação como grande alavanca de formação da cultura brasileira, A obra (1933) tirou de fundamentos para a criação. 
C) Do mito da democracia racial. ok 
74) Os grupos indígenas são parte da nossa sociedade, e não um 
segmento exterior a ela. Aponte a afirmativa correta. 
B) Devemos superar a visão estigmatizada sobre os índios e colocá-los como cidadãos de direitos. ok
Os grupos indígenas são parte da nossa sociedade, e não um segmento exterior a ela. Portanto, os índios devem ser considerados 
como grupos estereotipados? questão retirada de questionário 
Não, pelo contrário, devem os superar a visão estigmatizada sobre os índios e colocá-los como cidadãos de direitos. ok 
Os pressupostos do racismo são as perspectivas, pensamentos e atitudes que mantem intactas as estruturas de desigualdade sociais e econômicas no Brasil. São pressuposto de preconceitos: I- Hierarquização: Doutrinas, radialistas que prevê a existências de com 
diferentes qualidades e habilidades. 
II- Inferiorizarão: inferiorizarão de certos grupos dentro da ordem social. III- Preconceito: Crença internalizada que nem sempre é formalizada ou 
expressa logicamente. 
IV-Discriminação: Ações ou atitudes individuais concretas que 
diferenciam grupos ou pessoas segundo critérios raciais. V- Desigualdade: Sistema de desigualdade de oportunidade. 
E) Todas as afirmativas são corretas. ok 
 
 
77) Para que a educação pela igualdade das relações étnica - racial seja uma realidade no processo educacional brasileiro, faz- se necessário que os a gentes envolvidos – professores, coordenadores, diretores, administradores – tomem uma decisão política e realizem mudanças estruturais no ensino, reformulando: 
Os currículos 
Os projetos pedagógicos 
Os planos de aula 
Os materiais didáticos e paradidáticos 
Todas as alternativas anteriores são corretas ok 
78) Passados 6 anos de criação da lei N -10.639/2003, poucas escolas incluíram em seus currículos a temática da história e cultura Afrobrasileira e Africana. Sendo assim, em 2009, o ministério da Educação publicou um plano Nacional de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Este documento enfatizou problemáticas que justificavam a implementação da lei como: 
I-Formação do professores para o trabalho em sala de aula na perspectiva das relações étnico-raciais 
II-produção de matéria didático adequado, que desfaça os estereótipos de raça/cor/gênero 
III- sensibilização de todos os agentes envolvidos nesse processo de implantação da igualdade racial na escola 
IV-desarticulação entre as esferas do poder público, no entendimento da necessidade de se trabalhar a educação para a promoção da igualdade racia. 
A) São corretas apenas as afirmativas I, II e III. ok 
79) Pense na seguinte situação: um professor do Ensino Fundamental depara-se com estes versos no livro didático que está adotando no trabalho com a turma do 3º ano: 
 A Borboleta De manhã bem cedo 
 Uma borboleta Saiu do casulo Era parda e preta. 
 Foi beber no açude 
 Viu-se dentro da água. 
E se achou tão feia . 
 Que morreu de mágoa. 
 Ela não sabia 
 – boba! – que Deus 
 Deu para cada bicho A cor que escolheu. 
 Um anjo a levou, 
Deus ralhou com ela, 
 Mas deu roupa nova 
Azul e amarela. (Odilon Costa Filho, In: CEGALLA, 1980, p. 12) O que esse professor deveria pensar e/ ou fazer, segundo uma perspectiva que leve em conta as relações equitativas entre brancos e negros? 
da realidade. 
São corretas: 
C) I, II e IV ok
Pierre Bordel, sociólogo francês, denominou violência simbólica os mecanismos sutis de dominação social utilizados por indivíduos, grupos ou instituições e impostos sobre outros. Diante de pesquisas acadêmicas como a realizada por Eliane Cavaleiro na obra Do Silêncio do Lar ao Silêncio escolar (ed. Contexto, 6 edição ao, 201 2), sabe-se que na escola também ocorre a violência simbólica quando: D) trata iguais indivíduos que são desiguais, procurando encobrir as diferenças de raça, cor, classe, origem etc. ok 
Pierre Bourdieu, sociólogo francês, explica-nos outra forma de compreender a configuração do racismo à brasileira, por meio do que denominou violência simbólica, a saber: 
A) Mecanismos sutis de dominação social utilizados por indivíduos, 
grupos ou instituições e impostos sobre outros. B) Identidade brasileira enraizada pela interiorização por todos os brasileiros, de normas enunciadas pelos discursos dos estrangeiros que nos colonizaram. 
C) Assumir o universo simbólico de outro sem perceber que essa 
“transferência” é feita na forma de uma dominação no plano simbólico. D) As alternativas “a”, “b” e “c” estão corretas. ok 
82) Podemos considerar, segundo inúmeras pesquisas produzidas pelas universidades, que os livros didáticos apresentam os seguintes problemas quando os analisamos segundo uma perspectiva das relações étnico- raciais e da promoção da igualdade racial: 
Estão corretas as alternativas: D) I II e III. ok
83) Por que podemos afirmar que a Lei 10639/2003 é um importante instrumento na promoção da igualdade racial no Brasil? 
A) Porque a herança cultural e histórica dos africanos no Brasil foi 
completamente apagada ao longo dos séculos. B) Porque devemos resgatar as africanidades, afirmando o valor e as 
contribuições dos negros para a formação do Brasil. 
C) Porque é necessário desfazermos os estereótipos raciais que colocam o negro apenas como escravo na história do Brasil. D) Porque a valorização da cultura afrodescendente contribui para a 
representação positivados negros. E) Todas as alternativas anteriores estão corretas. ok
84) Quando se discute a qualidade do ensino oferecido a população, observa-se um grave problema chamado de analfabetismo funcional, onde o aluno aprende os códigos linguístico e numérico, mas não consegue compreender textos ou mesmo produzi-los. Tendo em vista que os brancos têm em média 8 anos de estudo contra 6 anos dos negros, podemos afirmar que: 
C) O alfabetismo funcional ocorre em sua maioria entre a população negra e parda, tendo em vista o tempo reduzido de escolarização. Ok 
85
 
O texto anterior trata de africanidades brasileiras.Leia as afirmativas apresentadas a seguir e assinale a alternativa correta: resolução na plataforma. 
A) Considerando que o conceito de africanidades brasileiras incluiu o reconhecimento da relevância da presença negra na formação de nossa sociedade, é correto utilizarmos essa expressão quando nos referimos à presença de elementos iorubas em nossa composição sociocultural. B) Mesmo considerando que o conceito de africanidades brasileiras incluiu o reconhecimento da relevância da presença negra na formação de nossa sociedade, é incorreto utilizarmos essa expressão quando nos 
referimos à presença de elementos iorubas em nossa composição sociocultural. 
C) A história da África foi sistematicamente distorcida, esquecida ou menosprezada nos livros didáticos e paradidáticos. A ignorância sobre o povo ioruba, por exemplo é justificável, dada a grande relevância da história e da mitologia dos povos gregos e romanos na construção da sociedade brasileira. 
D)Antes do início da exploração portuguesa, a África era habitada por povos primitivos, que se escravizavam mutuamente. Entre esses povos, achavam-se incluídos os iorubas. 
E) A herança ioruba não é suficiente expressiva na constituição da identidade nacional brasileira, principalmente quando a comparamos à herança italiana. 
Sabemos q a partir da aprovação da lei 10.639/2010 os professores são confrontados... Nas praticas escolares. EXCETO: 
B)Há q se planejar uma racionalidade objetiva q determina a construção de discursos igualitários. 
 
Segundo Munanga e Gomes (2006), há três aspectos da forte presença africana na formação do Brasil: no campo econômico, pela força de trabalho não remunerado, que deu sustentação econômica à empresa colonial brasileira; no campo demográfico, colaborando no povoamento do país e no campo cultural: D) As alternativas “a”, “b” e “c” estão corretas, pois a influência africana no campo cultural se estende ao idioma, a religião e às artes 
Segundo o material produzido pela Universidade Federal de São Carlos *, utilizado na formação de professores para uma educação cidadã e para a igualdade racial no Brasil, os professores e professoras devem: 
E) Todas as alternativas anteriores são estratégias válidas para a promoção da igualdade racial na escola. 
89) Segundo nossos estudos, os significados de racismo cobertos pela 
legislação.... Afirmações abaixo, EXCETO: 
A) As ações de preconceito ou descriminação raciais praticadas no âmbito privado. 
 
90) Silva (2003), no artigo Africanidades Brasileiras: Esclarecendo Significados e Definindo Procedimentos Pedagógicos, sugere aos professores algumas estratégias bastante úteis para a mudança de paradigma, Além disso, a autora resume em três pontos os princípios da pedagogia antirracista, que seriam: 
C) Respeito as diferenças reelaboração do currículo escolar e aplicação de estratégias que dão ênfase a crenças e hábitos de um único grupo social. ok 
91) Sendo o Brasil o primeiro país do continente americano a criar leis específicas no combate ao racismo, indique quais leis efetivamente se referem ao racismo como crime: 
E) Constituição Federal de 1988, Lei 7. 716/89 e o Código Penal, artigo 
140. 
Sobre a diáspora vivida pelos negros após sua transferência forçada ao Brasil, a partir de 1550, avalie as afirmações abaixo e 
assinale aquela que melhor descreve esse fenômeno histórico: A) Desterrados de seu continente, separados de seus laços de relação pessoal, ignorantes da língua e dos costumes, o deslocamento dos negros foi de tal monta que acabou alterando cores, costumes e a própria estrutura da sociedade local. 
 
Todas as afirmações abaixo apresentam justificativas que explicam por que o termo “raça” não pode ser compreendido segundo uma perspectiva biológica, exceto: 
D) todas as raças humanas devem ser respeitadas e merecem tratamento específicos da lei. ok
Todas as afirmações abaixo expressam alguns motivos pelos quais as crianças e adolescentes negros no Brasil encontram dificuldades em construir sua identidade negra, exceto: C) As crianças e adolescentes negros podem construir sua identidade a partir das representações e imagens positivas dos negros presentes na mídia, na literatura, nos livros didáticos etc. ok
Um trabalho pedagógico que leve em conta a diversidade Étnico - Racial e cultural é uma das tarefas mais difíceis a serem enfrentadas pela escola e pelas instituições brasileiras. Todos os envolvidos no processo educacional devem: 
estar atento à desconstrução de estereótipos raça/cor 
desmistificar os mitos raciais existentes na sociedade brasileira 
demonstrar relações não discriminatórias 
ter atitudes equitativas em sala de aula 
todas alternativas anteriores estão corretas ok 
 
 
 
 
DISCURSIVAS RELACOES ETNICO-RACIAIS NO BRASIL 
01)As Diretrizes curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico - Raciais e para o Ensino de História da cultura afro - brasileira e africana de 2004 é um documento de interesse do poder público, dos educadores, dos gestores educacionais, de todo o cidadão brasileiro interessado em uma educação de qualidade para todos. Registre a importância dessa diretriz aos educadores das instituições de ensino. R : Para buscarem orientações , quando pretenderem dialogar com os sistemas de ensino, escolas e educadores , no que diz respeito as relações étnico - raciais , ao reconhecimento e valorização da história e cultura dos afro - brasileiro, a diversidade da nação brasileira, ao igual direito a educação de qualidade , isto é , não apenas direito ao estudo, mas também a formação para cidadania responsável pela construção de uma sociedade justa e democrática 
 02)As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações 
Étnico - Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e 
Africana apresenta o conceito de raça como a construção social forjada nas tensas relações entre branco e negros , bem como nas relações sociais brasileiras para informar determinadas características físicas e como estas influenciam , interferem e até mesmo determinam o 
destino e o lugar social dos sujeitos no interior da sociedade brasileira ( ME C , 2004). Em decorrência desta interpretação conceitual do termo raça, teça uma reflexão sobre as tensas relações entre brancos e negros na sociedade brasileira. 
R= A identidade negra é uma construção social, histórica e cultural, onde o sujeito se reconhece na conjunção do grupo étnico/racial a partir da sua história, cultura e relações estabelecidas com o outro. Mas, para compreender o processo de construção da identidadenegra no Brasil, é importante considerar não apenas sua dimensão subjetiva, mas, sobretudo o seu sentido político. Apesar da significativa presença demográfica dos afrodescendentes no Brasil, é um grande desafio construir uma identidade negra positiva em uma sociedade que vive no mito da democracia racial, negando a desigualdade entre brancos e negros como fruto do racismo, e que em contra partida, desde cedo ensina aos indivíduos que, para serem aceitos é preciso afastar-se das suas raízes, incorporando os valores eurocêntricos. (Diante disso, não é de se admirar que muitas pessoas que trazem os “traços negros” neguem tais características) a identidade da pessoa negra, traz do passado a negação da tradição africana, a condição de escravo e o estigma de ser um objeto de uso como instrumento de trabalho. O afrodescendente enfrenta, no presente, a constante discriminação racial, de forma aberta ou encoberto e, mesmo sob tais circunstâncias, tem a tarefa de construir um futuro promissor.em nosso país, ainda persiste um imaginário étnico-racial que privilegia a brancura e valoriza principalmente as raízes europeias da sua cultura, ignorando ou pouco valorizando as outras.
03)Africanidades brasileiras... É um processo de valorização e resgate da história e cultura africana e afro -brasileira a fim de desfazer os estereótipos raciais construídos pelos grupos dominantes... Aponte as possibilidades de se trabalhar com o conceito de africanizardes no processo de escolarização. R: A expressão africanidade brasileira refere -se as raízes da cultura brasileira que tem origem africana. Queremos nos reportar ao modo de ser, de viver, de organizar suas lutas , próprio dos negros brasileiros , sua cultura, fazendo uma reconstrução histórica a qual reconheça a grande participação dos africanos na formação do Brasil, que os apresente não apenas em sua condição de escravizados mais como personagens participantes da construção histórica com suas culturas , línguas , forma de organização e economia e construção disso somos atualmente 
R2: R=a educação é um dos principais mecanismos de transformação cultural de um país, e deve promover cada ser humano de maneira integral, estimulando o respeito às diferenças e às características próprias de cada sujeito e grupo social. Os investimentos na formação de docentes com abordagens das questões étnicoraciais é algo elementar, que precisa ser feito para transformar e interromper os processos discriminatórios que atuam como determinantes na trajetória escolar de insucesso de diversos alunos negros.
04)Após aprofundar seus estudos no campo das relações étnico - raciais, que analises você faria a partir da intersecção desses dois aspectos: os dados estatísticos oficiais levantados anualmente pelo IBGE e outros órgãos de pesquisa; e o conjunto de leis e diretrizes nacionais antirracistas existentes em nossos pais. Em outras palavras, apresentem um texto dissertativo que discuta como esses dois aspectos se relacionam e revelam o teor das relações étnicas no Brasil, bem como a condição do negro na sociedade brasileira. R: Essas diretrizes não interessam não somente ao poder público ou aos servidores e gestores educacionais, mais todo cidadão brasileiro que, de alguma forma, esteja interessado em uma educação de qualidades para todos. E buscar combater o racismo e as discriminações que atingem particularmente os negros. 
A lei 10.639/03 determinou a obrigatoriedade de inclusão no currículo escolar do estudo da história e da cultura afro-brasileira. Da mesma forma a Lei 11.645/08 reafirmou a obrigatoriedade no currículo escolar do estudo da história e cultura afro-brasileira, incluindo o estudo dos povos indígenas. Essas Leis podem ser entendidas como medidas politicamente necessárias a implantação da igualdade racial? R- Em poucas linhas, essa legislação consegue chamar a atenção das autoridades, dos educadores e da sociedade para a importância da inclusão no currículo escolar da perspectiva étnico‑racial, instituindo, inclusive, o dia 20 de novembro como o Dia da Consciência Negra 
R2: R - Sim, o grande auxílio desse parecer foi o reconhecimento e a valorização da diversidade étnico-racial brasileira, passo fundamental para uma sociedade de fato igualitária e livre do racismo. Ainda em complemento a essa lei, que insere no texto também a matriz indígena, estabelecendo, portanto, que “os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras” (resposta de um apanhado)
A partir da publicação do Estatuto da criança e do adolescente, em 1990, as crianças e adolescentes passam a ser protegidos por lei, não pondo sofrer qualquer forma de negligencias ou discriminação. Nesse caso contexto, a criança afrodescendente tem seus direitos assegurados? Comente a indagação. 
A Pedagogia antirracista requer, para sua funcionalidade respeito, reconstrução do discurso pedagógico e estudo da recriação das diferentes raízes da cultura brasileira (SILVA,2003, pág. 27-28). Comente a operacionalização na escola desses princípios da pedagogia antirracista. 
“A escravidão no Brasil foi uma das mais longas na história moderna, devido ao caráter passivo e acomodado dos negros que pouca ou nenhuma resistência apresentavam à sua condição de escravo. Em contraponto a essa inverdade, relate os meios encontrados pelos escravizados para superar o regime de escravidão. R- Os Quilombos: Seu principal objetivo era a implantação de uma nova forma de vida e organização social, diferente da estrutura política colonial e escravista. Foram centenas de quilombos espalhados por todos os estados do país, que tiveram duração mais curtas ou continuam ativos até os dias de hoje. 
R2: :A citação descreve que os africanos nunca foram "passivos ou acomodados" . Hámuitos episódiosemque os negrosse colocaram como resistentes do poder colonial. Atémesmo a organização doschamados Quilombos é uma importante demonstração de que eles pretendiam construir,no Brasil,outro modelo de sociedade aberta a todoso que pudessem demonstrar aestrutura escravocrata, implantando em seu lugar, “outra forma de vida, outra estrutura política na qual se encontram todos ostiposde 
oprimidos.
Conforme estudamos em nossa disciplina, a etnicidade é um conceito importante na definição das identidades e é explicada por alguns aspectos, entre eles a questão do realce. “Para esclarecer essa questão, leiamos o que Poutignat e Streiff- Fernat (1998, p.166) dizem a respeito:” A noção de saliência... A partir de suas leituras e dos fragmentos acima, apresente uma definição para o aspecto do realce na construção da etnicidade. R: Atribuição categorial: os atores identificam-se ou são identificados pelos outros (endógeno ou exógena). Realce ou saliência: possibilidade de os sujeitos se posicionarem conforme a situação de interação social na qual se encontram (processo social. 
Conforme estudamos em nossa disciplina, o nazismo praticado pelos alemães no contexto das grandes guerras Mundiais, apesar de muito comentado, tendo em vista principalmente o seu impressionante poder de extermínio em massa, não é a única manifestação de racismo na história do século XX. Outras manifestações de discriminação e exclusão foram e continuam sendo praticadas em todas as regiões do planeta, a saber, a xenofobia, as políticas anti- imigração, o fundamentalismo, o terrorismo, o sexismo, a homofobia, a islamofobia, entre outros. Em todos esses temas há um raciocínio comum, frequentemente usado para justificar tais práticas discriminatória. Identifique - o e discorro sobre ele: R : O sistema de desigualdade de oportunidade ,inscrita na estrutura de uma sociedade ,que pode ser verificadasapenas estatisticamente através da estrutura de desigualdade raciais , seja na educação, na saúde pública, no emprego, na renda, na moradia, precisamos compreender de uma vez por todas que o estado de desigualdade social em que se encontra a população negra no Brasil e uma demonstração evidente do racismo ainda vigente em nossa sociedade . 
11)Conforme registrado no livro-texto da disciplina Relações ÉtnicoRaciais no Brasil*(...)Em decorrência dos estudos sobre estereótipos raciais percebeu-se que a falta de representatividade negra ou de figuras de pessoas negras desempenhando os mais diversos papeis sociais faz com que a criança afrodescendente não tenha parâmetros de igualdade e diversidade para a construção de sua identidade étnico-racial´ ´Comente a afirmativa identificando a convivência da escola com essa realidade. 
De acordo com Bernadino, as ações afirmativas são entendidas como políticas públicas que pretendem corrigir desigualdades socioeconômicas procedentes de discriminação atual ou histórica, sofrida por algum grupo de pessoa. No Brasil, as políticas de ações afirmativas tem se formalizado em garantias as minorias étnicas. Comente esta formalização: R : Ações afirmativas são, nesse sentido, uma espécie de “discriminação ao contrário”, também denominada como “discriminação positiva”, no sentido de proporcionar algumas vantagens aos grupos historicamente em desvantagem (e por isso considerados “minorias ”), como negros , idosos , mulheres , indígenas , crianças , adolescentes etc., oferecendo lhes facilidades temporárias para um acesso mais rápido aos direitos sociais básicos que lhes foram por tanto tempo sistematicamente negados . Para o Direito, esse recurso é denominado “mitigação de danos”, previsto em legislação brasileira, inclusive. 
De acordo com os dados do IBGE (1998/2008), a população negra /parda concentra - se nas regiões Norte e Nordeste do país, enquanto a população branca concentra - se nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Esta distribuição geográfica revela uma diferenciação da renda per-capita das populações citadas. Comente a situação do desenvolvimento social das populações residentes nas regiões brasileiras. R: Para ter noção do desenvolvimento do país, devemos observar de que forma a riqueza e distribuída entre a população, podendo variar de região para região, conforme cada participação do PIB. Assim os estados mais ricos estão localizados no Sul com (18.257,79) e sudeste (21.182,68). No Centro -Oeste o que aumenta a renda per capita é o Distrito Federal, onde a renda anual eleva -se para R $45.977,59 por habitante, valor muito superior ao restante do país, nos demais estados dessa região, 
a renda per capita é menor do que a média brasileira, que é de 
R$15.989,75conforme os dados do IBGE 
14)Etnia significa “Um grupo possuidor de algum grau de coerência e solidariedade, composto por pessoas conscientes, pelo menos em forma latente, de terem origens e interesses comuns. Um grupo étnico não é mero agrupamento de pessoas ou de um setor da população, mas uma agregação consciente de pessoas unidas ou proximamente relacionadas por experiências compartilhadas” conforme indica o Dicionário de Relações Étnicas e Raciais (a pud CASHMORE, 2000, p. 196). Portanto, etnia trata - se de uma intencionalidade, de um sentimento de pertencimento a um grupo. Nessa reflexão, entendemos o continente africano e a população indígena como grupos distintos, mas que entre si, constituem uma mesma etnia? R- que etnia implica, por um lado, posicionamento, pertencimento, opção, escolha, autodenominação do sujeito tendo por referência determinado grupo étnico. Nesse sentido, a atribuição de pertença de determinada pessoa a determinado grupo étnico é, em primeiro lugar, endógena, ou seja, parte do próprio sujeito, devendo ser necessariamente a decisão de pertencimento dele, que se a firma como parte daquele grupo étnico. 
Kabenguele Munanga (2006) apresenta três aspectos da forte presença africana na formação do Brasil: no campo econômico, no campo demográfico e no campo cultural. Escolha um desses campos e indique as referidas influências. R- No campo cultural podemos destacar a influência linguística por meio de inúmeras palavras africanas incorporadas a língua portuguesa falada no Brasil. A influência africana na formação da Cultura Brasileira foi significativa, com a incorporação de vocábulos linguísticos, crenças religiosas em que o candomblé e uma banda tornaram-se religiões nacionais e a influência das artes, pelas características rítmicas deste povo negro africano. 
 
Nilma Bentes, militante do movimento negro, afirma que, E no contexto da cultura que nós aprendemos a enxergar as raças. Isso significa que aprendemos a ver negros e brancos como diferentes na forma como somos educados e socializados, a ponto de essas ditas diferenças serem introjetadas em nossa forma de ser e ver o outro, na nossa subjetividade, nas relações sociais mais amplas. ( apd MUNANGA ;GOMES 2006 p.176).Nesse cenário ,podemos entender o contexto escolar como um campo articulador tanto para o incentivo como para amenização das práticas discriminatórias? R- A escola é um grande portal para a aprendizagem, acredito que La tenha a total capacidade de ensinar e mostrar a real importância dos negros e indígenas na história e formação do nosso país e não deixando apenas que a associação dos negros com trabalho escravo e seu desprezo que a sociedade ainda demonstra a ter sobre esse assunto, não se pode negar a importância e que esse caso precisa ser tratado, somos um país miscigenado onde todos escreveram e escrevem sua história diariamente. 
No artigo 5 da Constituição Federal está subscrito que a pratica do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível sujeito a pena de reclusão, nos termos da lei.Tanto a pratica discriminatória como a pratica preconceituosa são práticas racistas puníveis por Lei? 
O novo código civil retirou dos índios a condição de serem considerados ´relativamente incapazes`. Essa condição legal limitava a população indígena a tutoria plena do Estado. Sendo assim, atualmente os índios são considerados cidadão de direitos, tendo legitimado quais benefícios? Cite apenas um deles.R- A posse, o usufruto e o controle efetivo da terra pelos índios têm sido reconhecidos como condição sine qua non para a sobrevivência dos povos indígenas. A ausência ou pouca disponibilidade de terras tem, reconhecidamente, enormes impactos sobre o cotidiano das sociedades indígenas, afetando não somente os padrões de subsistência como também dimensões de caráter simbólico no plano da etnicidade 
O racismo brasileiro e mediado pelo mito da democracia racial, segundo o qual processo de miscigenação contribuiu para a construção da cultura brasileira em decorrência, para a construção da suposta identidade nacional. No entanto, embora haja uma cultura brasileira miscigenada, a identidade nacional e segregada. Tendo em vista essa questão, responda quais as consequências para a população negra da defesa do mito democracia racial?R- O mito da democracia racial, que insiste em negar a existência de raças no país (raças no sentido político, e não biológico, conforme temos assumido neste livro‑texto), afirmando, portanto, que o racismo não existe no Brasil. Assim, é primordial que entendamos de uma vez por todas que o racismo é, sim, uma realidade na sociedade brasileira e que, portanto, pede medidas de reparação ou aceleração na inclusão dos afrodescendentes em todas as esferas sociais. 
 
Para implementação das escolas bilíngues nas terras indígenas, é necessária a produção de material específico, garantindo respeito, valorização e manutenção de sua diversidade. Explique como efetivar uma educação que atenda esta concepção. R: Pensar na atualidadedos povos indígenas, por meio de uso de mapas para a localização dos povos indígenas atuais, desvincular ideia de um passado colonial que todos os índios foram supostamente exterminados. Mostra as culturas e diversidades de seu povo, evidenciar a participação dos povos indígenas nos diversos momentos históricos, promover momentos de intercâmbios entre os povos indígenas e os estudantes durante calendário letivo. 
Pesquisas realizadas pelas universidades sobre como os livros didáticos abordam a questão da diversidade, constatou- se que a maioria dos livros apresentam estigmas e a invisibilidade dos segmentos sociais memorizados. Explique o impacto na formação da identidade da criança, através do material apresentado pela maioria dos livros didáticos. R: Os livros didáticos em muitas comunidades é a única fonte de leitura dos alunos e de sua família, a escassez de livros e revistas em algumas classes sociais e regiões do país e em alguns casos também e a única referência para o professor no preparo de sua aula e atividades didáticas. Os livros didáticos aborda um conjunto dos conteúdos numa relação desproporcional aquela existente na sociedade brasileira, observando quantas figuras aparecem de homens , de mulheres , de brancos , de negros e de índios , pobres ou idosos aparecem numa proporção muito menor que homens brancos e proveniente da classe média, o que traz um problema para as crianças que consomem este material : a falta de representatividade negra, indígena ou figuras de pessoas negras desempenhando os mais diversos papeis sociais , por exemplo, faz com que a criança afrodescendente não tenha parâmetros de igualdade e diversidade para a construção de sua identidade étnico - racial. 
Quando nos referimos a qualidade de ensino oferecido a população, observamos um grave problema que se trata de analfabetismo funcional, onde o aluno aprende apenas códigos linguístico e numérico. Explique esse analfabetismo funcional e sua incidência na população negra/parda. R: O aluno saber ler, escrever e fazer contas, mas não consegue compreender textos, por menor que seja o grau de dificuldade, acabam tendo dificuldade para se desenvolver profissional, cultural e socialmente. O índice de analfabetos funcionais entre negros e bastante superior ao dos brancos, e quando mais elevado o nível de ensino menor a presença dos negros. 
23)Segundo os estudos mais recentes da genética, não existem raçassomos uma única raça humana. No entanto, e comum encontrar formulários com perguntas sobre raça/etnia da pessoa. O que justificaria essa intencionalidade do Poder Público?R- Conforme já tratamos anteriormente, precisamos reforçar que raça é, portanto, um conceito político, tomado por grupos étnico ‑raciais para fortalecer seus direitos e favorecer o processo de inclusão e de acesso a direitos fundamentais desses grupos. Importa entendermos o uso político que esses grupos sociais fazem do termo “raça”, a circunstância em que é aplicado, não para dividir ou cindir a sociedade em grupos estanques, mas para, assumindo as diferenças, garantir a igualdade de direitos para todos 
 
 
 
 
 
 
 
 
 #CIA@organizações*apanhados 
 
 
 #CIA@organizações*apanhados 
 
 
 #CIA@organizações*apanhados

Outros materiais