Buscar

Teoria Geral da Administração 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Relatório Final
	Grupoº 6
	Problema nº 2
	Data: 16/04/2014
	Nome
	Papel
	RA
	Thalita Silva
	Líder/Coordenador
	14653026
	Victor Loro
	Redator
	14096135
	Ramon Frias
	Porta-voz
	14117030
	Gregory Casanova
	Membro
	14169627
	Lucas Carlis
	Membro
	14135966
	Pedro Anjos
	Membro
	14105647
1- Problema Definido e Questões de pesquisa 
O problema identificado pela equipe foi “Deficiência na organização da empresa Bia Biju”. Definimos que os tópicos a serem pesquisados seriam: estrutura organizacional, divisão e especialização do trabalho, departamentalização e hierarquização. Foi utilizado como material de pesquisa livros da biblioteca da PUC-Campinas. 
2- Conceitos relevantes
Para Oliveira (2014) pode-se dizer que um problema interno de estrutura na empresa sempre se acarreta por um problema humano. Então podemos dizer que é imprescindível que cada colaborador da empresa tenha a responsabilidade de cuidar da sua unidade organizacional, sempre buscando atualizá-la de forma que corresponda aos objetivos da organização, e assim, gerando como resultados a eliminação de esforços duplicados, funções desnecessárias e atritos.
“Uma estrutura organizacional define como são formalmente divididas, agrupadas e coordenadas às tarefas do grupo”. (ROBBINS, 2002, p. 171)
Vemos algumas características importantes que Oliveira (2014) destaca, a estrutura organizacional é estabelecida com base no plano estratégico e as tarefas colocadas para as unidades organizacionais da empresa, e assim, passam a se desempenhar visando alcance dos objetivos empresariais, entretanto, para que isso ocorra deve haver uma perfeita interligação entre o plano estratégico e a estrutura organizacional. Deve ter claro a organização das responsabilidades e níveis de autoridade, ou seja, um organograma. Os processos decisórios dependem da qualidade das informações contidas nos relatórios gerenciais, pois quando está tudo delineado de forma que há informações claras para executivos e funcionários da empresa, a qualidade do processo torna-se rápido e lógico. É necessário que haja uma comunicação otimizada tanto interna como externa, de forma que flua espontaneamente não deixando ruídos ou fazendo distorções. É preciso também que haja um plano estratégico com objetivos bem definidos, e também um conjunto de indicadores de desempenhos que auxiliem o resultado a ser atingido, assim poderemos ver que uma estrutura organizacional otimizada é algo indispensável pois aumenta os níveis de motivação e níveis de comprometimento com os resultados esperados.
Segundo Oliveira (2002) a empresa não deve ser vista como um todo estático, e sim como um arranjo necessário de áreas e unidades organizacionais, para que alcance seus objetivos. Portanto é imprescindível a divisão de tarefas distribuídas pelas áreas e unidades organizacionais, mediante critérios de natureza, similaridade e complementariedade. Os objetivos básicos da distribuição da carga de trabalho são: distribuir de forma balanceada as tarefas, redistribuir de forma racional e criteriosa as tarefas que já vem sendo realizadas e funcionar como estudo da situação existente e de mudança para a situação desejada, quando da racionalização organizacional. 
Considerando o autor, Oliveira (2002) a função de organização está relacionada com a divisão da empresa em áreas e unidades organizacionais, integração coordenada e harmonizada dos esforços dessas áreas, determinação das atividades necessárias à realização das metas e aos objetivos, atribuição de tais atividades e diferentes unidades organizacionais, perfil de exigências necessárias à execução de cada atividade e designação de tais atividades a cargos específicos da execução. 
De acordo com Robbins (2002) a departamentalização é base pela qual os trabalhos são agrupados de forma que as tarefas comuns possam ser coordenadas.
Segundo Oliveira (2014) a departamentalização funcional atua em atividades sendo agrupado de acordo com as funções da empresa, podendo ser considerado o critério de departamentalização mais usado pelas empresas com as seguintes áreas funcionais: diretoria geral, gerência de produção, gerência financeira, gerência de marketing e gerência de recursos humanos. Entretanto, esse tipo de departamentalização também pode ser feito considerando as funções de administração; e, nesse caso, a empresa pode ficar com as seguintes unidades organizacionais: gerência de planejamento, gerência de organização e gerência de controle e avaliação. 
Oliveira (2014) destaca que as principais vantagens de se usar a departamentalização funcional são: especialização do trabalho, maior estabilidade, maior segurança, maior concentração e uso de recursos especializados, influências positivas sobre a satisfação dos profissionais, economia e orientação profissional específica.
Em relação à descrição das funções e atividade, Oliveira (2011) descreve: primeiramente, acontece o reconhecimento e a caracterização das funções e atividades básicas. 
Segundo Maximiano (1995) O caráter fundamental da forma como as organizações são classicamente administradas é a divisão das funções entre chefia e operadores. Aqueles estão numa posição de comando, controle, planejamento e possuem o conhecimento, a ser passado e orientado aos funcionários. Estes estão abaixo dos chefes que executam as ordens e orientações passadas. Nas tarefas de execução, estão os operadores, responsáveis pela linha de produção de bens e prestação de serviços aos usuários. Porém, não elaboram, nem planejam o que fazer. Apenas, executam o que lhes foi gerenciado. Seguindo esse padrão, a figura do chefe é a mais prevalecente, uma vez que possui a responsabilidade pelas aplicações dentro da administração. Administrar é realizar as funções indiretamente, como se o próprio chefe estivesse realizando-as. Mais que concentrar o poder de comando nas mãos de poucos, a figura tradicional de administração também abarca o conhecimento técnico no topo da pirâmide organizacional, delimitando-o das atividades operacionais. Este tipo de organização que divide o poder de decidir e o conhecimento técnico de um lado e a operação de outro, é chamado de estrutura funcional especializada, pois delimitam as tarefas de decidir, conhecer e fazer como se fossem completamente diferentes.
Segundo Maximiano (1995) "Um cargo (ou posição) é uma unidade de trabalho dentro de uma estrutura de uma organização. É o conjunto de atribuições ou tarefas desempenhadas por um indivíduo - o ocupante do cargo. As tarefas de um cargo têm, usualmente, o nome de função."
De acordo com Oliveira (2011, p. 217) “Os níveis hierárquicos representam o conjunto de cargos na empresa com o mesmo nível de autoridade. Podem ser considerados como os vários níveis que compõem a hierarquia de uma estrutura organizacional”.
Para Robbins (2002) a divisão do trabalho é a fase em que as tarefas na organização são subdivididas em cargos diferentes. A essência da especialização do trabalho é que um trabalho completo não é realizado por apenas um indivíduo, longe disso, ele é dividido em etapas, onde cada uma é finalizada por uma pessoa distinta. 
Segundo Robbins (2002) os gerentes são indivíduos que supervisionam as atividades dos trabalhadores, sendo que estes reportam-se a ele, ou seja, ao superior. 
Para Oliveira (2011), delegação é o processo no qual o chefe faz a transmissão de certo nível de autoridade para seu colaborador, desenvolvendo responsabilidade para executar a tarefa delegada. Portanto, os componentes básicos da delegação de tarefa são:
A tarefa que foi transmitida do chefe para o colaborador; 
A obrigação (responsabilidade ou compromisso), que o colaborador tem para com o chefe, na execução dessa tarefa transmitida. 
3- Soluções proposta pela equipe 
A partir dos conceitos definidos pelo grupo e após analisarmos o caso da empresa Bia Biju, foi encontrado como principal problema a deficiência na organização da empresa, dessa forma foi decidido uma etapa a ser seguida pela empresa para solucionaro problema. Logo de inicio, há a necessidade da criação de um plano estratégico, com a implantação de um organograma onde cada funcionário deve ter com clareza suas responsabilidades e os objetivos definidos pela empresa. Depois disso é necessário que haja uma departamentalização funcional, criando áreas de acordo com as funções da empresa, sendo também definidas as cargas de trabalho de forma balanceada e racional. Com a departamentalização feita, podem-se dividir os níveis hierárquicos, onde surgem grupos na empresa com o mesmo patamar de autoridade, assim aquele que apresenta maior autoridade, deve delegar os objetivos a serem cumpridos aos outros colaboradores e controlar isso com um relatório, anotando tudo o que acontece, para que os processos se tornem cada vez mais rápidos e lógicos. Com esses procedimentos realizados, a empresa terá maior segurança, maior estabilidade e influências positivas para que flua o trabalho. 
Podemos colocar na solução também que pode-se contratar um gerente que irá gerenciar e fiscalizar as áreas funcionais. 
4- Referências
MAXIMIANO, Antônio C.M. Além da hierarquia: como implantar estratégias participativas para administrar a empresa enxuta. São Paulo: Altas, 1995.
ROBBINS, Stephen Paul. Administração: mudanças e perspectivas. Tradução: Cid Knipel Moreira. São Paulo: Saraiva, 2002.
OLIVEIRA, Djalma P. R. Estrutura Organizacional: uma abordagem para resultados e competitividade. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 2014. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de – Sistemas, organização e métodos: uma abordagem gerencial. 13. Ed. São Paulo: Atlas, 2002. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Sistemas, organização e métodos: uma abordagem gerencial. 20. Ed. São Paulo. Atlas, 2011.

Outros materiais

Outros materiais