Buscar

Relatorio De Estagio Supervisionado EI (1)

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência de Educação Infantil
ANA LUCIA ANDRADE ALVES
SÃO GONÇALO DO AMARANTE 2017
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência de Educação Infantil
 
Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da disciplina Prática de Estágio Supervisionado em Docência de Educação Infantil do curso de Pedagogia, da Universidade Estácio de Sá, sob a orientação da professora Maria de Fátima R. Fernandes. 
 
 
 
 Curso Pedagogia 
SÃO GONÇALO DO AMARANTE 2017
SUMÁRIO
1 - INTRODUÇÃO
O presente relatório refere-se ao Estágio Supervisionado em Docência na Educação Infantil, no Centro Educacional Poti Cavalcanti, em São Gonçalo do Amarante /RN no período de 25/09 e 19/10 de 2017. Cumprindo 66 horas de estágio, na turma do Pré II, onde estão matriculadas 26 crianças da faixa etária 5/6 anos.
São relatadas aqui as atividades dentro e fora de sala de aula, a relação com a equipe escolar e também com os responsáveis. E principalmente a interação com a turma e professora.
O estágio tem por objetivo observação e participação da rotina da instituição, tal como analisar a implementação do Plano Político Pedagógico, conhecer a estrutura e o funcionamento escolar, a oportunidade de planejar e oferecer uma atividade pedagógica.
A experiência de Estágio colaborou grandemente na minha formação, proporcionando a visão do confronto teoria-prática, de desenvolver e acumular conhecimento, apesar do curto período.
No primeiro Capítulo descrevo sobre o funcionamento, a estrutura e contexto sócio econômico, o cotidiano, apresentando também sobre o cuidar, brincar e educar. 
No segundo Capítulo, a descrição da turma, sua rotina, atividades e análise das mesmas. Está inserido neste capitulo o Projeto Pedagógico e os anexos, que desenvolvi com a turma.
E o terceiro Capítulo aborda as considerações finais acerca do Estagio, e bibliografia, concluindo o trabalho.
CAPÍTULO I - CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DO COTIDIANO
O Centro Educacional Poti Cavalcanti pertence à rede Municipal de ensino, é uma escola de porte pequeno, oferece Educação Infantil, Ensino fundamental I e EJA. Possui cerca de 481 alunos totalizados nos 3 turnos. Os alunos são da própria comunidade.
1.1 - Caracterização da escola
O Centro Educacional Poti Cavalcanti está localizado na Rua Bacharel Raimundo Mendes, 525, Novo Amarante, na cidade de São Gonçalo Do Amarante – CEP: 59290-000. A escola da rede municipal possui 481 alunos no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e EJA. Na educação infantil, o número de alunos matriculados é 65. O imóvel é térreo.
Possui abastecimento de agua, luz, rede de esgoto, coleta de lixo. Não oferece outros serviços à comunidade, além da educacional.
Conta com 11 salas de aula, 19 turmas, sendo 4 de Educação infantil, 2 em cada turno. Todas as salas possuem dois ventiladores e são bem arejadas. As mesas e cadeiras são de acordo com a idade das crianças.
O quadro funcional é composto por diretora, vice-diretora, secretário, coordenadora pedagógica, 11 professores, incluindo 7 estagiários. No apoio, são 3 cozinheiras (que também fazem serviços gerais) em horário integral, e 2 auxiliares de portaria, um por turno. A equipe se mostra muito entrosada e cooperativa, revelando ótima relação com as crianças.
Por não haver refeitório as crianças menores recebem a merenda na sala enquanto os maiores vão buscar. Há uma boa cozinha espaçosa. E bem equipada, com uma mesa para o café. A sala dos professores é um bom espaço, com livros e onde se reúnem e fazem os lanches. Possui também um banheiro, uma despensa, um almoxarifado e banheiros masculino e feminino para uso dos alunos.
A escola conta ainda com sala de vídeo com televisão, aparelho de dvd, aparelho de som e projetor onde em um dia especifico assistem filmes, laboratório de informática bem equipado com 10 computadores e 3 mesas interativas. E uma sala de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado, para crianças especiais. Apesar de não possuir local para biblioteca, alguns livros estão dispostos em uma sala de aula designada para isso.
Há uma quadra coberta, na parte de trás da escola, onde ás segundas feiras é cantado o Hino Nacional e o de São Gonçalo. No local, também acontecem alguns eventos e as crianças brincam na hora do recreio.
A escola não possui Projeto Político Pedagógico, conforme informou a coordenadora, e as professoras fazem planejamento uma vez por semana. Reuniões com responsáveis são esporádicas, somente para tratar de assuntos sobre festas ou eventos que se necessite ajuda financeira, como por exemplo, a formatura de fim de ano. A avaliação se dá através de observação e registro de atividades. As professoras têm total autonomia para planejar e conduzir os planos de aula e atividades. 
1.2- Cuidar, brincar e educar.
 
Cuidar, educar e brincar está relacionado em uma só ação que é de promover e estimular o desenvolvimento e aprendizagem da criança. E inicia desde a entrada, com a maneira de recepciona-los, até o momento de entregá-los aos responsáveis. No Centro Educacional Poti Cavalcanti, nas turmas de educação infantil, a professora aguarda na sala para receber as crianças com um bom dia e passando alguma informação aos responsáveis, enquanto as crianças procuram seus lugares. É oferecido um desjejum. Logo após, formam a rodinha para dar início a rotina escolar. Várias músicas são acompanhadas pelas crianças alegremente, uma delas é a Janelinha, a professora pergunta como está o tempo, depois o dia da semana. Caso seja segunda feira, cada um é estimulado a contar sobre seu fim de semana. Ao final, é escolhido um menino para contar quantos meninos vieram, uma menina para contar quantas meninas e outra criança para contar o total, terminando com uma oração. Continuando sentados, a professora escolhe um livrinho e conta a história, interagindo bastante com as crianças que são muito participativas. Num segundo momento, eles brincam com os poucos brinquedos ou é distribuído joguinhos pedagógicos, formando-se duplas. Essa ação visa ensinar o conceito da divisão e equipe. Às nove horas, levamos em fila para lavar as mãos e aguardamos a chegada da merenda, que é servida na sala de aula. Ao terminar, os alunos vão ao pátio brincar por 15 minutos. Na volta começam as atividades, estas podem ser folhinhas ou atividades colocadas pela professora no quadro da sala de aula.
As brincadeiras são livres, não há um direcionamento. Nessas horas, notei que elas ficam bastante agitadas, falam alto e preferem correr pela sala, ou na quadra. Geralmente a professora tira esse tempo para fazer outra coisa. Jogos e brincadeiras orientados pela professora, a meu ver, teriam maior importância se inseridas nesse espaço de tempo. Segundo Velasco (1996, p78):
Brincando a criança desenvolve suas capacidades físicas, verbais ou intelectuais. Quando a criança não brinca, ela deixa de estimular, e até mesmo de desenvolver as capacidades inatas podendo vir a ser um adulto inseguro, medroso e agressivo. Já quando brinca a vontade tem maiores possibilidades de se tornar um adulto equilibrado, consciente e afetuoso.
CAPÍTULO II - DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS E REALIZADAS
Nesse capitulo, apresento analise, observações e o desenvolvimento das atividades vivenciadas por mim como estagiaria.
 2.1 –Caracterização da turma e das atividades observadas 
O estágio foi realizado em turma do Pré II do turno da manhã e a presença varia de 10 a 15 crianças por dia, na faixa etária de 5/6 anos, apesar da informação passada pela professora regente Anneusa Caetano, de que 26 crianças estão matriculadas. Todos moradores da comunidade e com perfil socioeconômico de baixa renda. A turma não conta com auxiliar. Materiais como lápis, borracha, tesoura, cola, são de uso comum, e os livrinhos de história são poucos. Geralmente trazem somente um caderno.
A professora realiza um plano de aula semanalmente, que é aplicado de acordo com a rotina, que é um tanto parecida onde as crianças entram, cantam músicas do repertório infantil e seguem para as atividades propostas no dia pelo professor. Mesclavam as atividades de matemática, português e ciências. Outras vezes, somente trabalhavam com as folhas. Abaixo, enumero algumas atividades em que observei e contou com minha participação: 
Atividade 1 - Foi proposto as crianças a confecção de um cartaz com o desenho do corpo humano, onde a professora escolhia um aluno, e com um papel pardo grudado na parede, fazia o contorno do corpo do mesmo. Explicando a elas o nome de cada parte. Após eram distribuídas folhas com desenhos de partes do corpo humano, cortavam e cada um colava uma parte no cartaz, também explicou a diferença entre meninos e meninas. As crianças riam muito e participaram bastante. 
Atividade 2 - No quadro, são desenhadas as formas geométricas, a professora pergunta se eles sabem os nomes. Um a um, teriam que mostrar objetos na sala com as mesmas formas. A atividade consistia em colorir em uma folha as formas geométricas com uma cor especifica.
Atividade 3 – Reconhecimento das vogais a partir de desenhos no quadro. Nas atividades que precisavam copiar, as crianças sentiam bastante dificuldade, porque não entendiam direito o que copiavam. Gostavam do desenho, mas não conseguiam dizer direito qual a letra correspondente.
Dentro do plano de aula, incluem a sala de informática e vídeo, uma vez por semana, onde as crianças assistem filmes durante 50 minutos que são escolhidos por eles. É um momento tranquilo, onde ficam concentrados, como se estivessem em um cinema. Nesses dias, combinei com a professora e levamos pipocas, o que tornou o momento mais prazeroso.
Nas quartas feiras, é a vez da sala de informática. Notei que conseguem manusear o mouse com rapidez e esperteza. Lá, um professor responsável ensina joguinhos educacionais. Ficam atentos e aprendem rápido. O uso dos meios tecnológicos desde cedo devem ser incluídos no processo de aprendizagem, contribuindo para que seja mais uma ferramenta na descoberta do mundo na aprendizagem global.
Para a inicialização da criança com o computador, é missão de a escola atender a esse aprendiz, tornando significativo o seu aprendizado, enfatizando o “aprender” e não o “ensinar”, pois o conhecimento provoca mudanças e transformações. (educador.brasilescola.uol.com.br)
Quanto à avaliação é feita diariamente, colocando em prática cada conhecimento que adquiriram em relação aos conteúdos a metodologia de ensino mistura o sóciointeracionismo com o construtivismo.
2.2 – Atividades realizadas pelo estagiário
Desde meu primeiro dia, colaborei bastante com a professora regente. Auxiliava com os trabalhinhos, colava nas pastas, levava para quadra, para as salas de vídeo e informática, fiquei algumas vezes com a turma, quando a professora precisou se ausentar. Contei histórias e interagi bastante com a turma. E o Projeto pedagógico que realizei partiu do livrinho A pequena sereia. 
Um livro com uma historinha cheia de cor, bastantes gravuras e de fácil entendimento.
Ao ler uma história a criança, também desenvolve todo potencial crítico. A partir daí ela pode pensar, dividir, perguntar, questionar [...] pode se sentir inquieta, cutucada, querendo saber mais e melhor ou percebendo que se pode mudar de opinião [...] Mas fazendo parte da rotina escolar, sendo sistematizado, sempre presente – o que não significa trabalhar em cima dum esquema rígido e apenas repetitivo. (ABRAMOVICH, 2006, p.143)
As crianças sentaram em rodinha para ouvir a história. Ficaram muito entusiasmados como sempre e a troca foi bastante positiva. Perguntei se conheciam alguns tipos de peixe, se já haviam ido ao aquário. Eles também fizeram muitas perguntas e tiveram reações diversas enquanto contávamos a história. Ao final, perguntei se alguém gostaria de contar como entendeu a historinha e alguns deles manifestaram-se. Foi interessante ver que cada um contou do seu jeito e todos prestaram atenção. Então, dei a cada um, uma folha e lápis colorido e pedi que desenhassem, recontando. Produziram desenhos lindos. Estimular o hábito da leitura desde cedo é um dever de pais e professores, e causam mudança no comportamento das crianças, aguçam a curiosidade, desenvolve a criatividade e imaginação, aumenta o vocabulário ensinando palavras novas, se tornando um ato prazeroso.
Criei um boliche, com garrafinhas de agua mineral que pedi a cada um que trouxesse. Enchi com agua colorida e desenhei as letras que formavam a frase A pequena Sereia. O jogo funcionava da seguinte forma: uma fila foi formada, cada um jogava a bolinha nas garrafas e teriam que dizer a letra da garrafa que caiu. Tinham três chances. Jogamos na quadra, eles se divertiram e não queriam parar.
 
CAPÍTULO III - CONSIDERAÇÕES FINAIS
A educação infantil é a etapa inicial da educação básica, um direito reconhecido pela Constituição Federal de 1888, e na Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB) 9394/96 que mudou o sentido de educação no Brasil promovendo a importância do contato da criança com a educação desde muito cedo.
Foi uma experiência enriquecedora, tanto pessoal como profissional, que me possibilitou não só conhecer a realidade escolar, mas também observar a equipe num todo e entender suas funções e ações. Mas foi também desafiadora, por conta da turma numerosa e um pouco dispersa. Também pelas dificuldades de recursos da escola. Fez-me perceber as dificuldades passadas em sala de aula, no que diz respeito a material, disciplina e o estimulo dos responsáveis em relação aos trabalhos, inclusive.
Cheguei ao estágio com um pensamento e saí com outro, superou minhas expectativas. A realidade da Educação Pública me fez refletir, definir com mais clareza meus objetivos em relação à profissão. O contato com aquelas crianças me fez entender que cada uma tinha seu tempo de aprender e desenvolver.
 
REFERÊNCIAS 
Abramovich, Fanny. Literatura Infantil: Gostosuras e Bobices. 5.ed. São Paulo:
Scipione, 2006.
Portal Educação, A influência da informática na educação infantil. Disponível em: http://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/influencia-informatica-desenvolvimento-infantil.htm Acesso em 04 de novembro de 2017.
VELASCO, Calcida Gonsalves, Brincar: O despertar psicomotor, Rio de Janeiro: Sprit, 1996.
Projeto Pedagógico do Estagiário
Título: A pequena sereia 
Justificativa: Crianças são muito curiosas, tem imaginação fértil. É importante estimular e ensinar a interagir.
Objetivo:	Despertar curiosidade e estimular o imaginário
 	Desenvolver o gosto pela leitura
 	Desenvolver concentração e atenção
 	Fixação e reconhecimento de algumas letras.
.

Outros materiais