Buscar

Avaliação de conteúdo Legislação Educacional Anhanguera Primeiro Semestre

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliação de conteúdo Legislação Educacional Anhanguera Primeiro Semestre
Desde os primórdios da história o capital humano vem sendo moldado de acordo com as necessidades de cada período, e com o surgimento do capitalismo ganha extrema importância. No século XVII com Smith (1996) o capital humano assume a forma de fator de produção e passa a ser objeto de debate e estudo posterior de vários filósofos que o enxergam sob diferentes perspectivas, segundo Kelniar, Lopes e Pontili (2003).
Entre as afirmativas qual representa esta teoria?
Escolha uma:
a. A educação deixa de ser percebida como um bem de consumo para ser vista como investimento.
b. Destaca o papel impulsionador da educação no processo de crescimento econômico.
c. A educação escolar é considerada um instrumento de equalização das oportunidades sociais e de redistribuição de bens e serviços.
d. Propõe a relação da educação com investimento econômico e produtividade.
e. A educação é um fator básico de garantia da estagnação social.
"De fato, os jesuítas empreenderam no Brasil uma significativa obra missionária e evangelizadora, especialmente fazendo uso de novas metodologias, das quais a educação escolar foi uma das mais poderosas e eficazes. Em matéria de educação escolar, os jesuítas souberam construir a sua hegemonia." 
SANGENIS, Luiz Fernando Conde. Franciscanos na Educação Brasileira. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Câmara. Histórias e Memórias da Educação no Brasil – Vol. I – Séculos XVI-XVIII. Petrópolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2004. p. 93.
Sobre a atuação dos jesuítas na educação brasileira, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. Eles instauraram uma eficiente educação pública, mas foram expulsos do Brasil e só retornaram depois da Revolução de 1964, graças à intervenção militar.
b. Eles foram os responsáveis pela criação, ainda durante a Colônia, dos primeiros cursos jurídicos do Brasil, no Recife.
c. A presença jesuítica na Colônia foi sem importância e só depois de instaurado o Império é que eles passaram a dominar a educação.
d. Eles foram os primeiros a falar de "educação democrática" e, por isso, foram expulsos pelo Marquês de Rabicó, figura que mais tarde ironizada num personagem de Monteiro Lobato.
e. Eles seguiam o método de estudo conhecido como Ratio Studiorum, inspirado do modelo medieval escolástico.
O neoliberalismo é uma ordem social que se refere à redefinição do liberalismo clássico, influenciado pelas teorias econômicas neoclássicas. 
                                                                                        
 
De forma geral, quais os princípios básicos do neoliberalismo? 
Escolha uma:
a. Estado desenvolvimentista, privatização, centralização do capital nas mãos do Estado, nacionalismo e princípios econômicos do capital. 
b. Estado desenvolvimentista, livre circulação do capital, nacionalismo e princípios econômicos do capital.
c. Estado mínimo, privatização, livre circulação do capital, centralização da economia, nacionalismo e princípios econômicos do capital. 
d. Estado de bem-estar social, livre circulação do capital, abertura da economia e princípios de distribuição do socialismo.
e. Estado mínimo, privatização, livre circulação do capital, abertura da economia, ênfase na globalização e princípios econômicos do capitalismo.
A LDB nº 9.394/1996 é a segunda Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Foi aprovada e promulgada em 1996.                                                                                                                                                              
Com relação ao período entre a sua elaboração e a promulgação, o que é correto afirmar?
Escolha uma:
a.
O período de discussão e promulgação foi intermediário, porém, o que marcou foram as derrotas da sociedade civil com relação ao direito à educação e cidadania que não foram contemplados na lei.
b.
O período entre sua discussão e promulgação foi curto, marcado por muitas disputas político-ideológicas.
c.
O período entre o início de sua discussão e promulgação foi longo, mas de muito alinhamento de concepções e lutas entre sociedade civil e governo.
d.
O período entre o início de sua discussão e aprovação foi longo com início em 1988 e conclusão em 1996. Foram oito anos marcados por repressão, autoritarismo e censura.
e.
O período entre o início de sua discussão e aprovação foi longo com início em 1988 e conclusão em 1996. Foram oito anos marcados por muitas disputas político-ideológicas.
No contexto de uma sociedade globalizada e com muita exclusão social e fazendo crítica às relações sociais capitalistas, Frigotto (2001) afirma que “conformar um cidadão mínimo, que pensa minimamente e que reaja minimamente”, mas produza maximamente.
Assinale a alternativa que melhor representa a ideia de Frigotto (2001):
Escolha uma:
a. As políticas educacionais proporcionam a formação de um cidadão com muitas informações, mas que é impedido de forma autoritária a fazer qualquer intervenção em seu meio.
b. As políticas educacionais proporcionam a formação de um cidadão que atue de forma crítica, consciente e transformadora do seu meio.
c. As políticas educacionais proporcionam a formação de um cidadão emancipado capaz de produzir transformações em seu meio.
d. As políticas educacionais proporcionam a formação de um cidadão com formação mínima, sem incentivo a pensamentos mais complexos e abstratos, mas que se adapte facilmente ao meio e produza de forma eficiente e eficaz.
e. As políticas educacionais proporcionam uma formação pragmática, porém com incentivo a pensamentos mais complexos e abstratos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais