A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Trabalho de Refinaria

Pré-visualização | Página 1 de 1

Grupo ? : 
 
PROCESSAMENTO DE PETRÓLEO E GÁS
<número>
HISTÓRIA
A Refinaria REFIT antiga (Refinaria de Petróleos de Manguinhos) foi inaugurada em 14 de dezembro de 1954 no Rio de Janeiro, durante a campanha "O Petróleo é Nosso". Porém, a idéia para sua criação surgiu em 1946, quando o presidente da República Eurico Gaspar Dutra assinou um decreto autorizando a concorrência para a instalação de quatro refinarias de petróleo no país, sendo duas em São Paulo e duas no Rio de Janeiro.
Em 2008, Manguinhos foi adquirida pelo Grupo Andrade Magro, se tornando REFIT através da Grandiflorum Participações . Com a compra, o Grupo também adquiriu suas subsidiárias Manguinhos Química e Manguinhos Distribuidora. E, de imediato, reiniciou os projetos da Refinaria.
<número>
<número>
Modernização de suas instalações, para intensificar a produção de gasolina, destilados e solventes especiais
Modernização de suas instalações, para intensificar a produção de gasolina, destilados e solventes especiais
Modernização de suas instalações, para intensificar a produção de gasolina, destilados e solventes especiais
Construção de um Terminal Marítimo para interligar Manguinhos à Baía de Guanabara
Construção de um Terminal Marítimo para interligar Manguinhos à Baía de Guanabara
Construção de um Terminal Marítimo para interligar Manguinhos à Baía de Guanabara
Início da operação da Unidade de Biodiesel
Início da operação da Unidade de Biodiesel
Início da operação da Unidade de Biodiesel
Início da operação da Unidade de Biodiesel
Metas de Modernização
Metas de Modernização
Logo após a sua inauguração, a Refinaria já tinha uma capacidade inicial de produção de 10 mil barris por dia, atendendo cerca de 90% do consumo diário da cidade do Rio de Janeiro. Desta forma, Manguinhos tornou-se patrimônio do estado.
A Refit também disponibiliza os serviços de carregamento e armazenamento. Os carregamentos são realizados em caminhões com capacidade de até 50m3.
Agora, a Refinaria pretende oferecer sua capacidade de armazenamento para outras empresas do setor. 
Atualmente, os tanques existentes somam o maior volume de armazenamento privado do país, ficando atrás apenas do Porto de Santos, que possui o dobro de capacidade para líquidos. 
A capacidade de armazenamento da Refit é de 1,5 milhão de barris, volume quase equivalente ao consumo diário do Brasil.
REFIT
 A Refinaria de Petróleos Refit produz, comercializa e distribui os principais derivados do petróleo, atuando no mercado através de suas subsidiárias Manguinhos Distribuidora e Manguinhos Química. A planta tem uma capacidade de processamento de 15 mil barris de petróleo por dia para a produção de gasolina comum, gás liquefeito de petróleo (GLP), diesel, óleo combustível e solventes especiais. 
Um dos projetos prioritários da Refit é o lançamento do seu biodiesel no mercado. Não há, ainda, no Estado do Rio de Janeiro, nenhuma outra planta de biodiesel em operação, enquanto a de Refit está pronta para ser ativada, em curto prazo. A capacidade da unidade será de 120 milhões de litros, volume capaz de atender a necessidade de todo Rio de Janeiro. 
A Refinaria já opera grande parte de seu parque industrial através do refino e produção de combustíveis e solventes. Além disso, encontra-se em fase de desenvolvimento o projeto de integração logística, que se apresenta como uma alternativa importante para toda a cadeia de produção e distribuição de derivados de petróleo. 
Todo esse processo de renovação pelo qual a Refit vem passando representa a geração de novos negócios e, consequentemente, de novos empregos. 
<número>
<número>
A Refit gera os principais produtos derivados do petróleo.
 
Gasolina Comum;
Diesel; 
Diesel Marítimo; 
Óleo Combustível B1;
Biodiesel;
Gás Liquefeito de Petróleo (GLP).
<número>
 PRODUTOS
GASOLINA COMUM: É um combustível constituído basicamente por hidrocarbonetos leves e, em quantidade menor, por produtos oxigenados. A sua faixa de destilação varia de 30ºC e 200ºC. Sua octanagem - capacidade de resistir à detonação espontânea - é de 82 (mínimo).
DIESEL: É constituído por hidrocarbonetos parafínicos, olefínicos e aromáticos - todos na faixa de destilação entre 150°C e 380°C e mais pesados do que os que compõem a gasolina .A Refit produz o óleo diesel tipo D, para utilização específica nas regiões metropolitanas, conforme definido pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). Por isso, o teor de enxofre deve ser no máximo de 0,2%.
DIESEL MARÍTIMO: Combustível utilizado em motores de embarcações marítimas. Difere do óleo diesel automotivo comercial,no caso do óleo diesel marítimo, o valor mínimo fixado é de 60ºC. 
<número>
BIODIESEL: É um biocombustível produzido a partir de oleaginosas, como algodão, amendoim, dendê, girassol, mamona e soja. Também pode ser fabricado com gordura animal e óleos residuais. O biodiesel puro é denominado de B100.
GÁS LIQUEFEITO DE PETRÓLEO: O (GLP) popularmente conhecido como "gás de cozinha",é resultado da mistura de hidrocarbonetos saturados e insaturados de três e quatro átomos de carbono com o propano, o propeno, os butanos e os butenos. usado também industrialmente, nas fábricas de vidro e cerâmica. É inodoro, mas, para facilitar a identificação de vazamentos, recebe a adição de compostos a base de enxofre.
ÓLEO COMBUSTÍVEL B1: O óleo combustível é uma fração residual dos processos de refino do petróleo. É viscoso, homogêneo, livre de ácidos inorgânicos e isentos de partículas sólidas ou fibrosas.
É utilizado pela indústria como combustível para equipamentos como fornos, caldeiras e secadores. 
<número>
POLÍTICA DE QUALIDADE
A Refit tem consciência que a rentabilidade e a competitividade baseiam-se na qualidade de seus produtos e serviços. Por isso, está completamente comprometida com o processo de pesquisa, desenvolvimento e aperfeiçoamento contínuo desta qualidade. 
 
<número>

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.