Buscar

Prova Discursiva de Projeto de Sistemas Microprocessados

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova Discursiva de Projeto de Sistemas Microprocessados
Defina o que são atuadores?
R.: São dispositivos que produzem movimento ou modificação da variável controlada quando recebem um sinal proveniente do controlador.
Defina o que são sensores?
R.: São dispositivos ou circuitos eletrônicos que permitem a aquisição de dados de uma determinada condição do ambiente, que pode ser simples como a temperatura, ou complexo, como a medida de rotação de um motor; ou ainda, elementos mais distantes do cotidiano, como a detecção de partículas radioativa.
03. Como base no diagrama esquemático a seguir, explique como fazer a configuração dos pinos da PORT B do microcontrolador PIC16F877A para fazer a detecção dos botões.
R.: Este estado padrão, os pinos dos microcontrolador RB0 até RB3, ficaram em estado lógico alto devido aos resistores pull up interno do microcontrolador. Quando o botão for pressionado ficarão em estado lógico baixo, pois o pino ficará conectado ao terra.
Deve-se configurar TRISB com o valor 0x0F, o que significa que os 4 pinos menos significativos do PORTB sejam entrada de dados.
04. Descreva o funcionamento de um motor de corrente contínua.
R.: Os motores de corrente contínua (CC) são motores que podemos alimentá-los com baterias ou pilhas. Também é possível usar as fontes de alimentação retificadas, muito utilizadas para carregamento de celular e alimentação de alguns equipamentos eletrônicos.

Outros materiais