Buscar

Produção de Biodiesel a partir de Óleo de Soja

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução:
O biodiesel é um combustível produzido a partir de fontes como óleos vegetais e gorduras animais. Ele é formado essencialmente por ésteres e cada fonte dá ao biodiesel uma combinação diferente de ésteres. Por ser biodegradável, não conter quantidades significativas de enxofre e liberar menos gases estufas para a atmosfera, ele é considerado uma energia bem mais limpa que o diesel comum. O biodiesel também é uma fonte energética renovável, pois sua matéria prima principal é proveniente de sementes oleaginosas, isto é, cultivável. Além disso, o crescimento das sementes absorve gás carbônico da atmosfera. A quantidade de gás carbônico liberado na queima do biodiesel é inferior à absorvida pelas sementes em crescimento.[1: CRISTO, Carlos Manoel Pedroso Neves; FERREIRA, José Rincon; (Coords.). O futuro da industria: biodiesel. Brasília: MDIC-STI-IEL, 2006][2: RATHMANN, Régis; BENEDETTI, Omar; PLÁ, Juan Algorta; PADULA, Antonio Domingos, UFRGS, 2005]
No Brasil, a produção de biodiesel é quase exclusivamente feita a partir de óleo de soja, mas o potencial de oleaginosas como canola, girassol, mamona, dendê, babaçu, algodão e coco têm sido estudo e testado. A experiência e o conhecimento científico a cerca da plantação e manipulação da soja, além de sua adaptação às terras brasileiras são alguns dos motivos para seu domínio dentre as oleaginosas. Alguns cientistas estudam até mesmo possibilidade de gerar biodiesel a partir de óleo de fritura usado e do óleo de pescado, o que reforça o potencial ambiental deste combustível.[3: Revista Biotecnologia Ciência & Desenvolvimento – Edição nº 31 – julho/dezembro 2003 ][4: PLÁ, Juan Algorta. Perspectivas do biodiesel no Brasil, setembro 2002.]
Apesar do fato de que os combustíveis de origem orgânica só tomaram vez no cenário mundial na década de 1970, o próprio Rudolf Diesel, inventor dos motores Diesel, evidenciou em 1900 a eficiência do combustível derivado de óleo de amendoim. A experiência, que contava com um motor para diesel comum, foi muito bem sucedida. Notou-se, porém, que os óleos vegetais deixavam resíduos de carbono no motor em função de uma combustão incompleta, que prejudicavam seu funcionamento em longo prazo.
Apenas a partir da descoberta da reação de transesterificação por George Chavanne, em 1937, foi possível a obtenção do biodiesel moderno. Ele percebeu que a remoção da glicerina da molécula original de óleo vegetal gerava um combustível muito mais eficiente.
A crise do petróleo, a partir de 1973, foi o que impulsionou verdadeiramente a busca de alternativas aos combustíveis derivados de petróleo. Com o preço dos barris quadruplicando em apenas três meses, fez-se necessário substituir o uso dos combustíveis fósseis. No Brasil, as alternativas encontradas foram o uso do etanol e do biodiesel.[5: http://www.biodieselbr.com/]
Objetivo:
O objetivo do experimento é produzir biodiesel a partir do óleo de soja.????????
Material utilizado:
Balão de 250ml
Bastão de vidro
Condensador
Funil de separação
Placa de aquecimento
Banho de óleo ???
Termômetro
Água destilada
Proveta
Suporte
Garras
Mufas
70g de óleo de soja
35ml de solução de MeOH
0,5g de K2CO3
Solução de NaCl 14%
Uma pitada de NaCl
Na2SO4 anidro
Procedimento experimental
No balão foram colocados o óleo de soja, a solução de MeOH e o K2CO3. Foi montado o refluxo acoplando o condensador com o balão. Embaixo do balão foi colocado o banho de óleo e embaixo deste, a placa de aquecimento. O balão e o condensador foram apoiados no suporte com o auxílio de garras e mufas. O termômetro também foi adicionado ao refluxo, com o auxílio de garras e mufas. O balão e o termômetro não tocavam o fundo do banho de óleo. 
	A temperatura foi controlada entre ???? durante 90 minutos. Após esse tempo o refluxo foi suspenso para esfriar. O conteúdo do balão estava amarelo quando foi colocado para aquecer e ficou alaranjado conforme refluxava.
	A mistura foi colocada em uma proveta, onde as duas fases começaram a se separar em uma fase vermelha, embaixo e uma amarelada, em cima. Quando a separação ficou bem clara, os volumes foram medidos: a fase vermelha tinha 23ml e a amarelada, 87ml. O conteúdo da proveta foi vertido no funil de separação. Foram feitas duas lavagens com 25ml de solução de NaCl 14% para assegurar a pureza do produto. Na primeira, uma pitada de NaCl foi adicionado para facilitar a separação das fases. A fase vermelha foi extraída. Depois das duas lavagens com a solução, foram realizadas mais duas lavagens com água destilada, sempre agitando levemente o funil de separação. Após a quarta lavagem, foi adicionado Na2SO4 anidro em para reter a água restante. O produto foi filtrado em papel de filtro, mas estava muito turvo. Foi adicionado mais Na2SO4 e foi novamente filtrado, em algodão.
Reação de síntese:
(papel)
Resultados e discussão:
Cálculo do rendimento
Conclusão:
Referências Bibliográficas
CRISTO, Carlos Manoel Pedroso Neves; FERREIRA, José Rincon (Coords.). O 
futuro da indústria: biodiesel(2006)
RATHMANN, Régis; BENEDETTI, Omar; PLÁ, Juan Algorta; PADULA, Antonio Domingos, UFRGS, 2005
Revista Biotecnologia Ciência & Desenvolvimento
PLÁ, Juan Algorta. Perspectivas do biodiesel no Brasil, setembro 2002
http://www.biodieselbr.com/

Outros materiais