Buscar

AVALIAÇÃO PARCIAL 03 MOBILIZAÇÃO COMUNITARIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO PARCIAL 03
MOBILIZAÇÃO COMUNITARIA
Podemos afirmar que o americano Arthur Woods foi o primeiro a propor uma visão comunitária de policiamento. O que ele pretendia demonstrar para o policial com essa visão?
Certo	A importância do policial para a sociedade.
	
"Expressa a capacidade de uma sociedade de estabelecer laços de confiança interpessoal e redes de cooperação com vistas à produção de bens coletivos".
Certo	Social
	
"Hoje, quando ouvimos falar de redes sociais, logo nos vêm à cabeça aplicativos para computadores e smartphones que permitem ampla comunicação com pessoas do planeta inteiro, compartilhando fotografias, filmes, palavras, músicas, idéias e ideologias, interesses etc". No contexto das redes sociais podemos afirmar que são suas características, exceto:
Certo	São votadas apenas para problemas globais.
	
Para melhor entender os aspectos da Mobilização Comunitária e sua relação com a Segurança Pública é importante observar: I - Grau de dependência das organizações comunitárias em relação aos recursos policiais. II - Características socioeconômicas locais. III - Apenas as percepções da polícia. São corretas as assertivas:
Certo	As assertivas I e II
	
A história da criação dos conselhos no Brasil remonta a segunda metade do século XX. Verifique as colocações abaixo: I - A criação dos primeiros Conselhos Comunitários de Segurança ocorreu na década de 1980. II - A criação de conselhos comunitários para atuarem junto à administração municipal ocorreu na década de 1950. III - A criação dos conselhos gestores institucionalizados ocorreu na década de 1980. São corretas as assertivas:
Certo	Somente a I
	
A percepção de que os Conselhos Comunitários emergem a possibilidade de mudança social para a democratização das relações de poder é advinda dos movimentos______________.
Certo	De Esquerda
Segundo o Curso Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária, o modelo de policiamento comunitário teve início no Brasil a partir da ______________________.
Certo	década de 1980
	
O funcionamento do Conselho Comunitário de Segurança do bairro Pedrinhas vem sendo comprometido devido a falta de conhecimento dos conselheiros sobre a legislação que rege os CCS. O problema apontado revela uma das dificuldades para o funcionamento dos Conselhos Comunitários de Segurança devido a qual fato?
Certo	Falta de capacitação continuada dos conselheiros.
	
Ao efetuar o patrulhamento em sua área de atuação, C. Batista notou que uma árvore estava com um galho dependurado e que poderia provocar um acidente a qualquer momento. Devido ao fato mencionado ele isolou a área e entrou em contato com a empresa pública de parques e jardins para que o galho fosse retirado. A atitude de C. Batista reflete qual dos princípios da Filosofia de Polícia Comunitária?
Certo	Resolução preventiva de problemas em curto e em longo prazo
	
Ao executar o patrulhamento em seu perímetro de atuação um policial notou que no entorno de uma praça não havia nenhuma rampa de acesso para deficientes. Devido ao fato mencionado ele entrou em contato com a empresa de obras pública e relatou o problema.
Certo	Ajuda às pessoas com necessidades específicas.

Outros materiais