HIPERMERCADO HOTERDAM
16 pág.

HIPERMERCADO HOTERDAM

Disciplina:Administração38.483 materiais452.405 seguidores
Pré-visualização4 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO DE SOBRADINHO
CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

NOME: MARIA ALICE DE OLIVEIRA
RA - 8947180050

DESAFIO PROFISSIONAL
DISCIPLINAS DE PROCESSOS GERENCIAIS E MATEMÁTICA

TUTORA EaD ROBERTA MATINC CIRIBELLO CHAVES

BRASILIA / DF
2014
SUMÁRIO

Introdução ............................................................................................................................. 03
1. Estrutura Organizacional ................................................................................................ 04
Organograma ........................................................................................................ 06
Organograma Operacional ................................................................................... 07
2. Plano de Capacitação e Desenvolvimento ....................................................................... 08
2.1. Desenvolvimento e capacitação de líderes (Gerentes e Diretores) ...................... 08
2.2. Liderança situacional .............................................................................................09
2.3. Construção e desenvolvimento de equipes de alto desempenho ..........................09
3. Programa de Capacitação/Desenvolvimento e Motivação para Operacional ............. 11
3.1. Programa de capacitação ...................................................................................... 11
3.2. Programa de Motivação ....................................................................................... 12
3.3. Ciclo Motivacional ............................................................................................... 13
3.4. Recursos para capacitação e desenvolvimento ..................................................... 14
4 – Considerações Finais ....................................................................................................... 15
5 – Referências ....................................................................................................................... 16

INTRODUÇÃO

As alegações emanadas nesse projeto visam à capacitação e evolução do capital humano da empresa Hipermercado Hoterdan, que dentro de sua atual realidade, os lideres, apesar de competentes tecnicamente, estão deixando de lado os aspectos gerenciais, estratégicos e de treinamento e desenvolvimento em todos os níveis hierárquicos. Ações deverão ser adotadas para evitar o fracasso de seu objetivo que é expandir seus negócios a níveis estaduais, apesar de ter sólidos recursos de produtos e deter o maior percentual do mercado local em seu segmento, pois apresenta, a cada trimestre, lucros em queda.
Alguns fatores políticos e departamentais foram detectados e as soluções apresentadas em forma de um projeto de capacitação e desenvolvimento de seus funcionários nos níveis institucionais, intermediário e operacional de forma a auxiliar à organização a atingir seus objetivos com eficiência, respeitando e capacitando seus colaboradores e agregando a estes valores, autoconfiança, qualidade de vida e motivação.

1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
O Hipermercado Hoterdan é uma empresa varejista de alimentos, eletrônicos e eletrodomésticos, a qual iniciou suas atividades como supermercado, cresceu e detém 70% dos mercados de sua cidade. A empresa tem como objetivo principal, em médio prazo, e se expandir e tornar-se uma grande rede de lojas estaduais do segmento.
Atualmente o empreendimento conta com quadro funcional de 176 colaboradores. Os diretores e gestores dão muita atenção aos problemas técnicos e operacionais, não sobrando tempo para as funções gerenciais. Os principais fatores preocupantes é queda nos lucros da empresa com seus custos fora do controle e a falta de um bom planejamento.
Após análise e diagnóstico da empresa chegou-se a conclusão de que a empresa não possui organograma definido, planos táticos e operacionais inseridos em seu planejamento estratégico, bem como o setor de Recursos Humanos e o setor de Marketing que definirão o plano de treinamento e plano de ações do mercado respectivamente. Necessita de um plano de capacitação e desenvolvimento para todos os diretores e gestores, além de um programa de capacitação, desenvolvimento e motivação para os operacionais. Então será criado o setor de RH que trará uma nova dinâmica aos processos de contratação, treinamento e recrutamento de profissionais capacitados, ou ainda promover por meio de treinamentos a capacitação dos colaboradores efetivados.
A estrutura organizacional possui grande influência na eficiência da organização. No cenário atual da empresa a estrutura política predomina e pode prejudicar as relações interpessoais entre os departamentos. Partindo desse norte, para representar o Hipermercado Hoterdan foi escolhida a estrutura organizacional funcional, que apresenta uma organização formal, planejada e representada pelo seu organograma, além de ser mais adequada para sanar os problemas com a estrutura política atual, considerando à atividade econômica da empresa, bem como a visão e os valores que servirão de diretriz para definir como a empresa irá traçar suas estratégias no mercado. Procuramos implantar uma estrutura sustentada por um ambiente flexível, que aceita novas ideias, podendo ser mais criativo e inovador para obter a satisfação dos clientes.
Ademais, a estrutura organizacional escolhida permite maior facilidade no aperfeiçoamento, especialização nos escalões hierárquicos superiores, formação e trabalho em equipes, dá maior flexibilidade de adaptação à empresa, além de proporcionar a valorização do profissional. Porém, é preciso atenção do nível institucional e intermediário para evitar conflitos e confusões advindos de fontes internas e externas, pois em um contexto geral, não existe um modelo perfeito de estrutura organizacional, depende da estratégia que a organização pretende adotar diante da sua realidade e adequá-la a estrutura mais compatível aos seus objetivos, considerando sempre as vantagens e desvantagens de cada tipo de estrutura organizacional.
As medidas a serem adotadas permitirão a condução racional das atividades, planejamento, estruturação e condução das atividades pela divisão de trabalhos, além de desenvolver as habilidades dos gestores para alcançar os objetivos globais da empresa no nível institucional; o planejamento tático no alcance dos objetivos departamentais no nível intermediário e os planos operacionais para o treinamento, motivação e efetivo cumprimento das tarefas e metas no nível operacional.
Missão - A empresa varejista de alimentos, eletrônicos e eletrodomésticos, que trabalha com comprometimento, honestidade e verdade, desenvolvendo talentos, promovendo a satisfação e valorização do capital humano.
Visão - Ser reconhecida como uma grande rede estadual com variedade de produtos de qualidade, excelência com visão do futuro para lucratividade através do comprometimento no bom atendimento e incentivando seus clientes.
Objetivos - Proporcionar a realização do sonho de se tornar um grande rede de lojas estaduais no seu segmento oferecendo variedades de produtos com uma política de promoção interna, trazendo satisfação, comodidade e facilidade aos seus clientes.
Criação de Componentes da Estrutura Organizacional – Departamentalização será determinada como as atividades serão agrupadas na organização; Linha e assessoria: Visa à otimização das ações a serem adotadas na empresa. As unidades de linha tem ação de comando e são ligadas às atividades fins da empresa, mas as unidades de assessorias não tem ação de comando, pois só aconselham as unidades de linha no desempenho de suas atividades e é ligada às atividades meio da empresa. Especialização do Trabalho: Determinação do grau em que as funções na organização são subdivididas em tarefas.
Plano Estratégico. Tem por objetivo analisar uma organização sob vários ângulos, definindo seus rumos por meio de um direcionamento