Buscar

Caso concreto 04direiocivil 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso concreto 04
Direito Civil 02
 Leia ao caso concreto narrado abaixo e responda, de forma objetiva e fundamentada, às questões formuladas de acordo com os temas abordados no plano de aula: Antônia é uma mulher de 40 anos, 1.85 de altura e 60 quilos. Algumas pessoas de sua convivência e parentela comentam que desde a adolescência Antônia guarda forte semelhança física e fisionômica com a apresentadora Xuxa Meneguel. Fielmente alicerçada nessa crença Antônia procura um cirurgião plástico conceituado que lhe afirma em consulta, pode realizar procedimento cirúrgico plástico no corpo e face que lhe deixariam idêntica à apresentadora, possibilitando que Antônia inclusive tire proveito econômico da circunstância, posto poder atuar como cover ou duble da própria Xuxa. Ante a afirmação, Antônia anui com o contrato medico, paga o valor estabelecido e ao longo de dezoito meses é submetida `a várias internações e cirurgias. Ao final o resultado é um fracasso. Antônia passa a ser motivo de chacotas e desprezo que resulta em forte depressão. Em virtude de todos os fatos expostos, Antônia decide processar o médico alegando dano.
 a) A história de Antônia e do cirurgião medico pressupõe quais modalidades de obrigação?
Obrigação de dar (pagar) por parte da Antonia e obrigação de fazer por parte do médico.
 b) Prosperará o pleito aduzindo o dano?
Sim. Como narrado o médico assume a obrigação do resultado na cirurgia estética, que garantiu o resultado idêntico ao da apresentadora. Conforme elucida o artigo 248 do código civil. Se a prestação do fato torna- se impossível sem culpa do devedor, resolve- se á a obrigação; se por culpa dele, responderá por perdas e danos.
Questão objetiva.
 Miguel sofre um acidente de carro que inutiliza seu veículo. Apesar da cobertura do seguro, não possui o benefício de carro reserva. Em face do exposto, procura uma locadora de veículos e aluga um pelo período de 10 dias, Ao final desse prazo Miguel terá:
 a) Obrigação de dar 
b) Obrigação de restituir 
c) Obrigação de meio
 d) Obrigação de fazer

Outros materiais