Buscar

Endomarketing e Marketing Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AULA 01 - ENDOMARKETING
01 – Conceitue Endomarketing;
Endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas na empresa. É também chamado de Marketing Interno e visa melhorar imagem da empresa entre os seus colaboradores, culminando em uma equipe motivada e reduzindo o turnover. São ações com a finalidade de promover a interação do funcionário juntamente com a empresa, criando métodos motivacionais, eventos, treinamentos, valorizações e atividades do gênero.
02 - Uma organização que queira desenvolver, implantar a política de endomarketing precisa estar atenta e observar quais aspectos? Caracterize sua resposta.
O gestor que aplica o endomarketing deve se atentar por alguns aspectos tem que ter: motivação, integração e informação. O gestor deve sempre ter muita informação sobre quais fatores geram a automotivação para os seus funcionários, onde deve se sentir parte de tudo aquilo que importa à empresa, devendo ser esclarecido qual a missão, visão, valores, objetivos e metas da empresa e tudo isso profissional, onde irá refletir em bons resultados.
03 – O Endomarketing pode ser considerado como modismo ou necessidade nos dias atuais? Justifique seu ponto de vista, fazendo uma relação com o TRABALHO DO ADMINISTRADOR;
Todas as pessoas que almejam ser um administrador, especialmente dentro da moderna concepção de empresa, deve conhecer bem o Endomarketing, pois dele depende uma boa parcela dos resultados que a empresa vai obter no mercado. Qualquer empresa, mesmo que pequena ou de médio porte, que vise sucesso, pode implementar o endomarketing, em se tratando de uma ferramenta de interação, qualquer organização pode e deve implantar o endomarketing, pois, este instrumento do marketing empresarial, é uma das soluções para os problemas de comprometimento de funcionários com a organização. Então, é necessário que a empresa priorize o plano e que haja envolvimento de sua alta administração, para que os resultados sejam alcançados, buscando a melhoria e satisfação de todos.
04 – Crie uma situação problema, onde a solução seja a prática de políticas de endomarketing. 
Colaboradores insatisfeitos se insurgem contra a própria empresa e denigrem a sua imagem, no entanto, quando estão satisfeitos com seu ambiente de trabalho eles mesos se encarregam de enaltecer suas qualidades e assim fazem uma propaganda positiva da sua empresa. 
Assim, a prática do Endomarketing é um diferencial para as empresas que buscam destaque no mercado, pois estão valorizando seus próprios colaboradores, otimizando sua força de trabalho e ainda conquistando potenciais clientes, pois se a empresa oferece bons produtos, bom atendimento e bons preços, por que comprar fora!
Dessa forma, o colaborador deve saber a importância do lugar onde trabalha e da sua própria importância como colaborador, pois deste modo poderá ter um bom ambiente de trabalho e em equipe.
Parte inferior do formulário
AULA 02 – MARKETING SOCIAL
01 – Conceitue Marketing Social; 
Marketing Social é um processo que aplica princípios e técnicas para criar, comunicar e entregar valor de forma a influenciar comportamento dos públicos alvo que beneficiem a sociedade (saúde pública, segurança, meio ambiente e comunidades) assim como o próprio público alvo.
02 - Caracterize a diferença entre "Filantropia" e "Marketing Social"? Contextualize sua resposta. 
O Marketing Social apropria-se de conhecimentos e técnicas mercadológicas, adaptando-se à promoção do bem-estar social. Trabalha-se com objetivos claramente definidos, metas mensuráveis, pesquisas e avaliações quantitativas e qualitativas, além de desenvolvimento de tecnologias sociais para segmentos específicos. Busca posicionar na mente dos adotantes as inovações sociais que pretende introduzir, implementa estratégias, cria, planeja e executa campanhas de comunicação para satisfazer necessidades que não estão sendo atendidas, estabelecendo novos paradigmas sociais. 
Filantropia é um sentimento que faz com que indivíduos ajudem outra pessoa, e o termo é de origem grega, que significa "amor à humanidade". Filantropia é a atitude de ajudar ao próximo, seja ela através de donativos, como roupas, comida, dinheiro, e etc. Filantropia também pode ser definida como doar a organizações humanitárias, pessoas, comunidades, ou trabalhar para ajudar os demais, direta ou através de organizações não governamentais sem fins lucrativos, assim como trabalhar voluntariamente para apoiar instituições que têm o propósito específico de ajudar os seres vivos e melhorar as suas vidas.
03 - Segundo Vale (2012), as ações, ou programas de Marketing Social apresentam três níveis de atuação: conscientização, mobilização e sustentação. Caracterize-os. 
Conscientização é o esforço afim de mudar os valores, crenças e atitudes através de uma reflexão de um determinado comportamento, ou seja, buscando sempre a sensibilização da comunidade.
Mobilização refere-se ao esforço de tocar ou motivar as pessoas com intuito de que as mesmas possam agir ou apresentar respostas de forma esperada sobre um determinado problema.
Sustentação é o esforço que não é voltado para a população diretamente, mas sim para se chamar a atenção de patrocinadores da causa social onde podem ser empresa ou órgãos governamentais e que busca através desta estratégicas e a reflexão que deve ser de responsabilidade de desenvolver um marketing social que podem ser de dimensões comunitária ou particular.
04 – Quanto à prática do Marketing Social, liste os principais aspectos citados na aula, e faça uma apreciação sobre os mesmos. 
Quanto aos principais aspectos das práticas do marketing social, podemos citar a redução de riscos e do passivo como uma postura ética da empresa, que permite a empresa economizar recursos no longo prazo por evitar multas, recalls e processos judiciais. Formação de mercado futuro, projetos focados em melhores condições de vida e redução da pobreza, podendo fazer com que os beneficiários sem futuros fieis consumidores. Garantia de Share no mercado, é a utilização do marketing social para trazer visibilidade, imagem positiva e mídia espontânea, garantindo share da marca. Segurança patrimonial, é o investimento na segurança da comunidade local, obtendo imagem positiva, garantindo a segurança do patrimônio e colaboradores. Proteção contra ações negativas de consumidores, é a associação da imagem por parte do consumidor a empresa atrás de grupos ou até mesmo individualmente, que possam denegrir a imagem da empresa. Mídia Espontânea, são os projetos que despertam atenções da mídia, gerando uma oportunidade gratuita de publicidade como grande credito para as empresas. Atrais e reter cliente, é a preferência do público realizar compras de produtos e serviços em empresas vistas como socialmente responsáveis. Atrair e reter talentos, é a valorizam das empresas que tem ações de marketing social e apontam na sua responsabilidade social corporativa. 
BOM TRABALHO!

Outros materiais