Buscar

Remédios constitucionais - síntese

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Remédios constitucionais
As garantias constitucionais são colocadas a favor dos indivíduos e dos cidadãos para provocar a intervenção das autoridades competentes, visando corrigir ilegalidade ou abuso de poder em prejuízo de direitos e interesses individuais. Quando a garantia não se mostrar capaz de assegurar o exercício dos direitos constitucionais, em dado caso concreto, o cidadão terá à sua disposição um meio processual próprio para torná-lo efetivo, o chamado remédio constitucional.
Habeas Corpus
É uma ação de natureza gratuita, para que seja acessível a todos. Tem como objetivo proteger a liberdade de locomoção, já retirada ou sob ameaça de sê-lo, ainda que de modo indireto. A liberdade de locomoção deve ser entendida em seu sentido amplo, tanto ao que tange a prisão ou ameaça de prisão como também a instauração de processo irregular quando presidido por autoridade incompetente, o que pode ocasionar a prisão ilegal. O habeas corpus será concedido sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder. São considerados como ilegais os atos manifestadamente contrários ao ordenamento jurídico, atos praticados com excesso de poder e atos praticados com desvio de finalidade. 
Habeas Data
É uma ação mandamental, sumária e especial, destinada à tutela dos direitos do cidadão a frente dos bancos de dados públicos ou que exerçam tais funções, a fim de permitir o fornecimento e o acesso das informações registradas, bem como sua retificação, em caso de não corresponder à verdade, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo. O habeas data será concedido para proteger o direito líquido e certo do impetrante em ter conhecimento de informações e registro relativos a sua pessoa, desde que esgotada as vias administrativas para que se obtenha as informações desejadas. A ação é gratuita e depende de prévia negativa administrativa. O direito à informação e o seu rito processual é regulado por lei.
Mandado de Segurança
É uma ação constitucional de natureza civil, utilizado para os casos que não puderem ser exercidos por habeas corpus ou habeas data, e serve para qualquer que seja a natureza do ato impugnado, seja ele administrativo, criminal, trabalhista, etc. O mandado de segurança será concedido para proteger direito liquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público. O mandado de segurança pode ter natureza tanto repressiva, para combater ato ou omissão ilegal já praticada, quanto preventiva, quando a conduta ilegal ou abusiva ainda não houver sido consumada.
Ação Popular
É o meio processual a que tem direito qualquer cidadão que deseje questionar judicialmente a validade de atos que considera lesivos ao patrimônio público, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural. A principal finalidade da ação popular é a proteção ao erário e a diversos valores constitucionais, especialmente a moralidade administrativa.

Outros materiais