Avaliação Educacional  Exercício de Fixação 1
6 pág.

Avaliação Educacional Exercício de Fixação 1

Disciplina:Psicopedagogia :avalição e Diagnostico6 materiais115 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Avaliação Educacional Exercício de Fixação 1 (E1)
Parte superior do formulário
Questão 1
Texto da questão
Se fizermos uma retrospectiva histórica, sobre o processo de avaliação compreenderemos que o contexto escolar sofreu a interferência dos movimentos e transformações da sociedade em que a instituição está inserida. Cada um desses movimentos interferiu na educação formal, dando origem às tendências pedagógicas. A educação brasileira também sofre com essas influências, determinando a ação docente e suas práticas, entre elas, a avaliação. A seguir assinale a alternativa que apresenta as tendências citadas no enunciado.
Escolha uma:
a. Tendências Pedagógicas progressistas e tendências pedagógicas técnicas.
b. Tendências pedagógicas transformadoras e tendências pedagógicas técnicas.
As tendências são classificadas em pedagógicas liberais e pedagógicas progressistas. As concepções pedagógicas liberais receberam influência da Revolução
Francesa e seus ideais – igualdade, liberdade e fraternidade e, ainda, do sistema capitalista que passou a organizar a sociedade em classes. As tendências progressistas originaram-se na França, em 1968, e chegaram ao Brasil com a denominada Revolução Cultural, movimento que transformou a arte, a cultura e os costumes, que mesmo após meio século continuam atuais.
c. Tendências pedagógicas progressistas e tendências pedagógicas transformadoras.
d. Tendências pedagógicas neoliberais e tendências pedagógicas técnicas.
e. Tendências pedagógicas liberais e tendências pedagógicas progressistas.
Feedback A resposta correta é: Tendências pedagógicas transformadoras e tendências pedagógicas técnicas..
Questão 2
Texto da questão
Na atualidade vem se buscando uma educação cuja preocupação seja de transformar e não de reproduzir as práticas ultrapassadas, o que não possibilita a criança um desenvolvimento efetivo. O mesmo acontece com a avaliação, é necessário que a prática avaliativa, que não se configura em tarefa simples, leve à reflexão com o objetivo de gerar mudanças. Com estas concepções acerca de uma educação transformadora e de processos avaliativos capazes de gerar mudanças, assinale a proposição que apresenta o que se pretende criar para os nossos educandos, através dessas mudanças:
Escolha uma:
a. Novas maneiras de planejar.
b. Novas possibilidades de aprendizagem.
Com estas novas concepções deve-se criar, antes de tudo, novas possibilidades de aprendizagem do educando, levando em consideração o seu pleno desenvolvimento e o seu potencial.
c. Novas maneiras de corrigir os alunos.
d. Novas formas de avaliar.
e. Novas escolas.
Feedback A resposta correta é: Novas possibilidades de aprendizagem..
Questão 3
Texto da questão
O aluno que não se encaixa dentro do que a escola quer, ele é taxado como não inteligente, como alguém que não sabe nada, e até, eu ousaria dizer, "burro". Não tenho a pretensão, em nenhum momento, de tirar a responsabilidade do aluno com a sua reprovação, e existem casos em que o aluno é o único responsável, mas suponho que esta responsabilidade deva ser dividida com os professores, que como educadores devem ser capazes de identificar o possível problema de reprovação na sua classe antes que ocorra. (Adaptado do site: http://www.pedagogia.com.br/artigos/reprovacaoescolar/.) A reprovação, portanto, não se revela apenas nos números de educandos retidos e aprovados, mas, principalmente, na concepção de educação da instituição. Essas concepções são apresentadas as seguir, assinale a que tem coerência com o que foi desenvolvido sobre o assunto durante a leitura do livro da disciplina:
Escolha uma:
a. Se revela na maneira como as escolas usam esse processo para levar a punição aos alunos e para se tornar objeto de exclusão dos mais fracos.
b. Se revela na falta de interesse do aluno pela aprendizagem e as várias maneiras de motivá-lo a aprender.
c. Se revela na forma de agir e de pensar dos profissionais da educação e nos fins das atividades escolares realizadas em salas de aula.
A concepção de educação de instituição se revela no momento em que mostra o agir e pensar dos profissionais da educação e nos fins das atividades escolares realizadas em salas de aula. Assim, é preciso que todo o profissional da educação possua um sério compromisso social com a efetiva aprendizagem de seus educandos.
d. Se revela nos fins das atividades escolares realizadas em sala de aula, e no instrumento de classificar os alunos.
e. Se revela na maneira que as escolas excluem seus alunos com provas, que são instrumentos para classificar os alunos.
Feedback A resposta correta é: Se revela na forma de agir e de pensar dos profissionais da educação e nos fins das atividades escolares realizadas em salas de aula..
Questão 4
Texto da questão
As implicações didático-pedagógicas da reprovação estão diretamente relacionada à ação educativa da escola e à inclusão da retenção como estratégia de ensino. Compreender a reprovação como instrumento pedagógico é, no mínimo, um grande equívoco que desconsidera que a educação resulta de um processo:
Escolha uma:
a. Criminal e educativo.
b. Social e criminal.
c. Educativo e social.
As implicações didático-pedagógicas da reprovação, como instrumento pedagógico é, no mínimo, um grande equívoco que desconsidera que a educação resulta de um processo educativo e social. Reprovação esta que não se revela apenas nos números de educandos retidos e aprovados, mas, principalmente, na concepção de educação da instituição, que se revela na forma de agir e de pensar de seus profissionais e nos fins das atividades escolares realizadas em salas de aula.
d. Social e político.
e. Econômico e educativo.
Feedback A resposta correta é: Educativo e social..
Questão 5
Texto da questão
Ao se tratar do conceito de avaliação emancipatória, abordado por Saul (2001), entende-se que ela terá um caráter libertador, propiciando uma visão crítica, de modo a tornar o educando independente dos condicionamentos deterministas. Seu principal compromisso é fazer com que os alunos construam sua própria história e criem, também, suas próprias alternativas de ação. Nessa perspectiva, o professor tem um papel primordial, que é a sua atuação ativa diante desse processo de avaliar. Sendo assim, analise a seguir a proposições e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas em relação ao modo como professor deve atuar diante dessa maneira de avaliar.
( ) Precisa atuar de fato, deixando o “discurso” de lado.
( ) Deverá diversificar os instrumentos de avaliação, lançar mão de observações sistemáticas.
( ) Realizar trabalhos em grupos.
( ) Promover o diálogo para obter um verdadeiro conhecimento por parte do educando,
( ) Criticar de maneira negativa sempre que possível os erros dos alunos.
( ) Valorizar somente os alunos que se destacarem no decorrer do processo de avaliação.
A seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a. V, V, V, V, F, F.
b. V, F, V, V, V, F.
c. F, F, F, V, V, F.
d. V, F, V, F , V, V.
e. F, F, V, F , F, V.
Feedback A resposta correta é: V, V, V, V, F, F..
Questão 6
Texto da questão
Bloom (1993) em seus estudos apresenta que a avaliação dentro do processo ensino-aprendizagem, apresenta três tipos de funções: diagnóstica (analítica), formativa (controladora) e somativa (classificatória). Sendo que essas três funções da avaliação devem ser vinculadas ou conjugadas para se garantir a eficiência e eficácia do sistema de avaliação e assim tendo como resultado final a excelência do processo ensino-aprendizagem. Por outro lado, é importante lembrar, que é necessário em todos os casos levar em conta a realidade administrativa da instituição como, por exemplo, o número de alunos, objetivos, conhecimento técnico do professor, materiais, etc. ( Adaptado do site: http://www.pedagogia.com.br/artigos/funcoes_avaliacao/?pagina=2 ) Em relação a esses três tipos de avaliação, analise a proposições a seguir:
I. Avaliação diagnóstica tem por principal objetivo determinar o nível