Buscar

Artigo Importância da Leitura na Educação Infantil Valdivino (1)

Prévia do material em texto

�PAGE �11�
ANHANGUERA UNIDERP - INTERATIVA
Polo Eldorado
Curso de Pedagogia
	
VALDIVINO DE SOUZA CRUZ – RA 416910
IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Eldorado - MS
2015
ANHANGUERA UNIDERP - INTERATIVA
Polo Eldorado
Curso de Pedagogia
VALDIVINO DE SOUZA CRUZ – RA 416910
IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Artigo sobre a Importância da Leitura na Educação Infantil apresentado ao Curso de Pedagogia da Anhanguera Uniderp - Interativa Pólo de Eldorado – MS, sob a orientação do Professor Tutor Presencial: Everson Dias Camargo.
Eldorado - MS
2015
�
SUMÁRIO
RESUMO....................................................................................................................04
ABASTRAT.................................................................................................................05
INTRODUÇÃO...........................................................................................................06
CONCEITOS DE LEITURA........................................................................................07
LITERATURA INFANTIL............................................................................................08
A IMPORTÂNCIA DAS HISTORIAS NA EDUCAÇAO INFANTIL..............................09
IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER..............................................................................10
IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL........................................11
CONCLUSÃO.............................................................................................................13
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................................................14
RESUMO
Este Artigo tem como finalidade apresentar a importância da literatura infantil e os incentivos que devem ser propostos pelo educador à criança desde os primeiros anos de convivência no meio escolar para a formação futura de um cidadão leitor. Na educação infantil a criança necessita de estímulos a sua imaginação, a linguagem e a fantasia que podem ser focados pelos livros. A leitura é instigada através da criatividade, e da imaginação e o professor que trabalha utilizando livros infantis, proporciona desenvolvimento á criança em todos os sentidos: emocional, social, sensorial, cognitivo, critico, captados diariamente através de gestos, expressões, tons de voz, possibilitando a construção de diversos saberes.
Palavras Chave: Educação Infantil, Literatura Infantil, Livros, Leitura.
ABSTRAT
This article intends to show the importance of children's literature and incentives to be proposed by the educator to children from the earliest years of living together in schools for the future formation of a national player . In early childhood education the child needs stimulus to his imagination, language and fantasy that can be focused for books. Reading is instigated through creativity , and imagination and teacher working using children's books, provides you developing child in every way : emotional, social, sensory , cognitive, critical , raised daily through gestures , expressions, tone of voice , enabling the construction of diverse knowledge .
Keywords: Early Childhood Education, Children's Literature, Books, Reading .
INTRODUÇÃO
Reconhecer a importância da leitura na educação infantil é incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância, é o que este artigo vem propor. Dessa forma, a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. 
Este Artigo busca apresentar um breve histórico da literatura infantil, destacando os conceitos de linguagem e leitura, enfatizando a importância de ouvir histórias e do contato da criança desde cedo com o livro, mostrando algumas estratégias para desenvolver o hábito de ler.
Ler é essencial. Através da leitura, examinamos os nossos próprios valores e conhecimentos com os dos outros. Tal como as pessoas, os livros podem ser surpreendentes, formar e informar leitores, nos transportar para outros mundos possíveis e fazer de nós, indivíduos aprendizes. 
CONCEITOS DE LEITURA
A autora Maria Helena Martins, destaca que a leitura não é apenas a leitura as das palavras, mas a da leitura de mundo, sendo necessária a observação do que temos a nossa volta, cita também exemplos de como pessoas apaixonadas pela leitura que se tornaram escritores. Relata o quanto pode ser amplo o sentido de leitura, não se restringindo à palavra escrita, mas um infinito de possibilidades, tais como imagens, sons, fotografias, situações e tantas outras leituras e interpretações do mundo que podemos fazer o que nos possibilita ler antes do contato com a escola. 
O simples fato de uma criança folhear um livro ou revista, observar suas figuras, sentir a textura das folhas, selecionar exemplares por tamanho ou por quaisquer itens que chamem sua atenção indica interesse pelo universo da leitura, que pode e deve ser incentivado pelos pais desde pequenos, lendo para eles, permitindo o manuseio de livros, revistas, jornais e principalmente mostrando que eles gostam de ler, este com certeza é o maior incentivo à leitura que uma criança pode obter. O livro mostra também que a leitura está ligada às sensações, emoções e a razão. Exemplificando que quando algo desperta reações em nosso corpo e nos faz ter emoções boas ou ruins conseguimos guardá-lo conosco, vindo à tona sempre que nos deparamos com algo relacionado a ele. 
Para ela entender a interpretação do que se lê é fundamental a historia de vida do leitor. A leitura ao jeito de cada leitor: Fundamental mesmo é a continuidade da leitura, o interesse em realizá-la. Maria Helena incentiva o ato de reler por acreditar que a releitura é capaz de apontar novas direções de modo a esclarecer dúvidas, também acredita que não devemos ter receio de trazer para a leitura vivências anteriores. 
Os conceitos de leitura são muitos e variam conforme as perspectivas teóricas e seus campos de atuação. Portanto para aqueles que consideram a leitura como ato de decodificar sinais gráficos, ou seja, um ato mecânico, a leitura poderá se tornar uma prática sem vida e sem alma, mas se, em vez disso, considerar como leitura suas experiências e vivências, a leitura se tornará uma prática muito mais ampla e viva, na qual o pulsar das informações baterá no mesmo ritmo das emoções. 
A leitura é uma atividade básica na formação cultural do ser humano, atende a diversas finalidades, entre elas o senso critico aguçado e uma maior percepção das diversas leituras intelectuais e do mundo, permitindo assim analisar toda e qualquer leitura.
LITERATURA INFANTIL
A literatura infantil desempenha importância fundamental no desenvolvimento cognitivo das crianças. No ambiente escolar, a literatura infantil torna-se um forte instrumento para ser trabalhado pelodocente, pois, contribui diretamente na aquisição do conhecimento dos educandos. E o professor é o mediador deste processo, trazendo diferentes textos e gêneros textuais, proporcionando às crianças momentos de fantasia e descobertas.
A Literatura Infantil deve ser compreendida como abertura para a formação de uma nova mentalidade à iniciação lúdica do pré-leitor mesmo antes de iniciado o processo de sua alfabetização. Através do prazer pela leitura infantil, a criança estará transformando o imaginário no seu cotidiano. Entretanto, é de extrema relevância os pais e a escola levar a criança a ser um bom leitor, pois sem o estímulo deles, ela não se tornará um cidadão crítico. Nesse sentido, para abordar o tema “Literatura Infantil na Educação Infantil”, o educador irá utilizar várias práticas pedagógicas com a criança, levando-a a aquisição da importância da leitura. 
... a leitura inteligente, aquela que esclarece e enriquece o espírito depende não só da aquisição do mecanismo da leitura mas de toda uma educação preparatória. Esta educação, esta pré-leitura é precisamente a razão de ser alguns de nossos álbuns de figuras e de atividades... (COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000).
 A compreensão da leitura voltada ao público infantil, poderá ser trabalhada através de imagens e figuras ilustrativas que se compõem no espaço lúdico em sala de aula. 
... a leitura total é a conquista do meio instrumental de compreensão, de tomada de posse da informação, em sentido amplo. Isso supõe uma dinâmica interrogativa diante dos acontecimentos do texto e da imagem. O livro deve responder a todos as curiosidades [...] elemento insubstituível para conduzir o leitor a uma atitude viva, a uma atitude crítica. (COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000). 
Desta maneira, para se formar bons leitores e cidadãos críticos é imprescindível a importância dos responsáveis estarem estimulando a criança através do mundo encantado da Literatura Infantil. A leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita. A proximidade com o mundo da escrita, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático. Ler também é importante porque ajuda a fixar a grafia correta das palavras. Quem é acostumado à leitura desde pequeno se torna muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida.
A IMPORTÂNCIA DAS HISTORIAS NA EDUCAÇAO INFANTIL
Escutar histórias é o início da aprendizagem para ser um bom leitor, tendo um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão do mundo. As histórias conseguem deixar fluir o imaginário e levar a criança a ter curiosidade, que prontamente é respondida no transcorrer da leitura dos contos. É uma possibilidade de descobrir o mundo colossal dos conflitos, dos impasses, das soluções que todos vivem e atravessam, de um jeito ou de outro, através dos problemas que vão sendo encarados ou não, resolvidos ou não, pelas personagens de cada história. Dessa forma, a leitura das histórias na Educação Infantil faz-se importante na formação das crianças que através deles poderão formar-se e informar-se sobre a vida e os ambientes que as cercam. 
O ato de contar histórias amplia as possibilidades de comunicação e expressão da criança, um agente facilitador na interação do grupo. Despertando no educando o gosto pela leitura e desenvolvendo a sua capacidade de fantasiar e imaginar.
A Literatura Infantil é fundamental na vida das crianças. É através das histórias infantis que na maioria das vezes deveriam ser contadas pelos pais e posteriormente na escola que as crianças sentirão gosto pela leitura e que aos poucos vão interpretando o mundo do seu imaginário. A Literatura Infantil precisa ser um meio de acesso para a reescrita e releitura do mundo. Estimular a leitura de bons livros e conhecer histórias (em especial os clássicos da Literatura Infantil) faz com que os alunos queiram ler e escrever outros textos e à medida que forem familiarizando-se com o mundo da leitura estarão também fazendo interpretações diversificadas, pois estarão desenvolvendo suas críticas. 
... a escola é hoje o espaço privilegiado em que deverão ser lançadas as bases para a formação do indivíduo. E, nesse espaço, privilegiamos os estudos literários, pois, de maneira abrangente do que quaisquer outros, eles estimulam o exercício da mente, a percepção do real em suas múltiplas significações, a consciência do eu em relação ao outro, a leitura do mundo em seus vários níveis e, principalmente dinamizam o estudo e conhecimento da língua, da expressão verbal significativa e consciente para a plena realidade do ser. (COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000).
As histórias representam estratégias muito importantes para educação infantil, pois estimulam as crianças e fortalecem vínculos sociais, educativos e afetivos. Dessa forma, é muito importante que os professores utilizem essa ferramenta para o desenvolvimento da criança, despertando pequenos leitores e estimulando para o mundo da imaginação. As histórias transmitem conhecimentos e valores, sua atuação é decisiva na formação e no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. 
IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER
Segundo Paulo Freire a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra. O ato de ler se veio dando na sua experiência existencial. Primeiro, a “leitura” do mundo do pequeno mundo em que se movia; depois, a leitura da palavra que nem sempre, ao longo da sua escolarização, foi a leitura da palavra mundo. Na verdade, aquele mundo especial se dava a ele como o mundo de sua atividade perspectiva, por isso, mesmo como o mundo de suas primeiras leituras. Os textos, as palavras, as letras daquele contexto em cuja percepção experimentava e, quando mais o fazia, mais aumentava a capacidade de perceber se encarnavam numa série de coisas, de objetos, de sinais, cuja compreensão ia aprendendo no seu trato com eles, na sua relação com seus irmãos mais velhos e com seus pais.
A leitura do seu mundo foi sempre fundamental para a compreensão da importância do ato de ler, de escrever ou de reescrevê-lo, e transformá-lo através de uma prática consciente.
Esse movimento dinâmico é um dos aspectos centrais do processo de alfabetização que deveriam vir do universo vocabular dos grupos populares, expressando a sua real linguagem, carregadas da significação de sua experiência existencial e não da experiência do educador.
A alfabetização é a criação ou a montagem da expressão escrita da expressão oral. Assim as palavras do povo, vinham através da leitura do mundo. Depois voltavam a eles, inseridas no que se chamou de codificações, que são representações da realidade. No fundo esse conjunto de representações de situações concretas possibilitava aos grupos populares uma “leitura da leitura” anterior do mundo, antes da leitura da palavra. O ato de ler implica na percepção crítica, interpretação e “re-escrita” do lido.
IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 
A leitura na educação infantil começa no período da pré-escola por volta dos quatro anos de idade, dessa forma, a educação pré-escolar, é entendida como primeira etapa da educação básica, visa o desenvolvimento equilibrado de todas as potencialidades da criança, proporcionando-lhe oportunidades de autonomia e socialização, preparando-a para uma escolaridade bem sucedida e constituindo apoio importante a família. 
Nos primeiros anos da educação infantil é fundamental que a criança seja estimulada a gostar de ler e o contato com os livros deve ser iniciado o mais cedo possível, não só pelo manuseio e pela história contada, mas sim pelos valores. Atualmente, um dos grandes desafios enfrentados na área da educação infantil é o de conseguir adaptar à sala de aula com valores e prática pedagógica que atenda às necessidades das criançasque já estão vivendo o processo de aquisição de leitura e escrita. 
É muito importante reforçar que o professor deve selecionar diferentes tipos de textos, literários ou não, que projetem a vida contemporânea do local onde os alunos estão inseridos, bem como de outros lugares e tempos, os diversos pontos de vistas, estimulando discussões, reflexões e confrontos entre os alunos. 
O desenvolvimento intelectual da educação infantil representa um fator políticosocial básico para o alcance do progresso de aspiração de toda a sociedade. Assim, a construção do conhecimento, segundo entendimento de alguns autores como elemento principal, se efetivará pelo hábito da leitura, uma vez inserida e enfatizada no contexto escolar. Afinal, é principalmente através da leitura que os alunos poderão encontrar respostas aos seus questionamentos, dúvidas e indagações, mormente no que concerne aos caminhos por onde permeiam na construção do seu conhecimento, e não em uma metodologia tradicional. 
Ler é produzir sentido, é estar contextualizado no texto, interpretando-o e atribuindo-lhe algum significado. È importante a criança reproduzir reações, interação, e construção de subjetividade e conhecimento, não servindo apenas como uma atividade meramente de cópia, e sim um aliado à interação com o meio, as relações no processo de construção da linguagem. São técnicas que tornarão o ensino mais agradável e produtivo, dentre as quais citamos algumas como: trabalho com imagens, produção de textos, caminhada de leitura, atividades com rótulos, texto coletivo, notícias de jornal e jogos de rimas, música, etc.
A leitura é um processo contínuo que através do qual a criança, o jovem e o adolescente começam a abrir caminhos, melhorando assim o convívio social e a facilidade de comunicar-se adquirindo o conhecimento sistematizado que servirá de subsídios para a própria convivência no campo profissional, social e recreativa. Ativar o gosto e a valorização pela leitura é o objetivo que as escolas enquanto instituições de ensino procuram assegurar, com seus planos e projetos educativos de grande relevância, levando em consideração conhecimento prévios para fins de ampliação de novos conceitos. É comprovado que aquelas crianças que têm contato direto com vários livros de leitura, têm mais facilidade na aprendizagem, possuindo assim conhecimento sistematizado, capaz de fluí-lo na própria vivência cotidiana. 
É preciso buscar teorias e praticas que despertem interesse e gosto pela leitura em crianças de 4 a 6 anos, buscando os principais meios que incentive o hábito pela leitura, ampliando assim o universo da criança. 
CONCLUSÃO
A importância da leitura está diretamente ligada com o desenvolvimento da criança desde sua iniciação na educação infantil, cabe ressaltar que a mesma deve constar na rotina da criança, e também estar presente em diversos ambientes da escola, através de cartazes, figuras que representam expressões, cantinhos de leitura na sala de aula, e espaços destinados a leitura nos outros ambientes da escola. Desde cedo a criança que  tem contato com a língua escrita, esta desenvolvendo a imaginação, concentração, memória, atenção, sem contar a aquisição de novas palavras no vocabulário, e as descobertas do mundo através dos sentimentos e emoções passadas pelos livros.
Este Projeto buscou apresentar todos fatores que são importantes para o estimulo na formação de um bom leitor, que faz uso da leitura no cotidiano, fazendo-se critico na sociedade, bem como ampliando cada vez mais o horizontes do seu conhecimento.
A iniciação da leitura na Educação Infantil pela criança é necessária e importante. Percebemos o quanto é importante o papel mediador do professor, pois será de sua responsabilidade proporcionar aos alunos espaços adequados de leitura, transformando estes espaços em situações prazerosas de aprendizagem. As histórias são primordiais para o ensino da leitura e da formação da criança, já que estas são histórias que cativam os leitores de todas as idades. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
CAVALCANTE, Joana. Caminhos da Literatura Infantil e Juvenil. 1ª ed. Paules, 2002.
COELHO, Nelly Novais. Literatura infantil: Teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2002.
CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura Infantil: Teoria e prática. 18ª ed. São Paulo: Ática, 1999.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Autores Associados, 1989.
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 1986.
O MUNDO ENCANTADO DA LITERATURA INFANTIL. Disponível em <http://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/1.pdf> Acesso em 12 de Novembro de 2015.
�PAGE �

Continue navegando